Questões de Concurso Público Petrobras 2012 para Engenheiro de Equipamento Júnior - Inspeção-2012

Foram encontradas 28 questões

Q432182 Engenharia Mecânica
Uma lâmina de cobre comercialmente puro será empregada em um equipamento industrial. A única restrição de projeto é a carga máxima a que essa lâmina precisa resistir. Esse material pode ser fornecido nas seguintes condições:

I - laminado a frio e recozido (recozimento pleno);
II - laminado a frio e com 5% de deformação no último passe;
III - laminado a frio e com 10% de deformação no último passe;
IV - laminado a frio e com 15% de deformação no último passe.

Todas as lâminas apresentavam a mesma espessura antes de iniciarem o processo de laminação. Cada passe de laminação é seguido de um tratamento de recozimento pleno, exceto o último passe. Todos os processos de laminação empregados fornecem valores de resistência mecânica suficientemente elevados para atender ao projeto. A espessura do material não é fator crítico para sua aplicação, mas a massa total de cobre precisa ser reduzida.

Assim sendo, qual o material que, por ser mais apropriado, deve ser escolhido para ser empregado no equipamento?
Alternativas
Q432188 Engenharia Mecânica
Elementos de liga agem mesmo quando presentes em quantidades muito pequenas. Durante um procedimento de manutenção corretiva, solicitou-se a análise química de um determinado aço que apresentou a seguinte composição em percentagem em massa dos elementos: 0,40%C, 1,80%Ni, 0,50%Cr, 0,25%Mo, 0,005%Nb, 0,02%P e 0,01%S.

Baseado nessa composição, o engenheiro responsável deve ter concluído que esse aço
Alternativas
Q432190 Engenharia Mecânica
Ensaios de tração são muito empregados para a caracterização inicial das propriedades mecânicas de materiais estruturais. O engenheiro de controle da qualidade de uma indústria recebeu um novo carregamento de dois materiais estruturais e decidiu fazer um ensaio de tração antes de aceitar o carregamento. Retirou uma quantidade apropriada de cada material e enviou para o laboratório de ensaios mecânicos com o pedido de que assim que terminasse o ensaio fosse informado sobre os valores das principais propriedades. O técnico do laboratório realizou o ensaio de tração e apresentou as seguintes informações:

• Material A: 525 MPa, 345 MPa e redução de área 32,0%
• Material B: 1015 MPa, 525 MPa e redução de área 11,0%

I - O material B é mais dútil que o material A, porque apresenta um limite de escoamento de 1015 MPa e um limite de resistência mecânica de 525 MPa.

II - O material A é mais dútil que o material B, porque apresenta uma redução de área de 32,0%

III - O material A apresenta um limite de escoamento de 525 MPa e, portanto, igual ao limite de escoamento do material B.

IV - O material B apresenta um limite de resistência mecânica de 1015 MPa, quase o dobro do limite de resistência mecânica do material A, de 525 MPa.

Apesar de os resultados experimentais estarem corretos, o técnico se confundiu na interpretação e concluiu corretamente APENAS o que está informado em
Alternativas
Q432193 Engenharia Mecânica
O aço é essencialmente uma liga de ferro e carbono. No entanto, a adição de outros elementos pode promover a melhoria dessa liga inicial, dando origem aos aços ligados. Existem dezenas de diferentes tipos de aços ligados, mas os elementos atuam quase sempre de maneira bem defi- nida, relacionada com suas propriedades físico-químicas.

Desse modo, emprega-se nos aços o elemento de liga
Alternativas
Q432194 Engenharia Mecânica
Bronzes constituem um dos grupos mais importantes de ligas não ferrosas por apresentarem elevada resistência à corrosão marítima. Os bronzes são constituídos com os metais cobre, estanho, prata, níquel e antimônio.

O elemento com teor acima de 50% em massa nos bronzes é
Alternativas
Q432195 Engenharia Mecânica
A classificação de aços inoxidáveis divide a família de aços em cinco grupos distintos. A composição desses aços inclui três elementos principais: cromo, molibdênio e níquel, cujos teores variam de acordo com o tipo de aço. Um carregamento de três tipos de aço inoxidável apresentou as seguintes composições em percentagem de massa:

Aço inox A: 18%Cr, 8%Ni e 0,01%C
Aço inox B: 18%Cr, 4%Ni e 0,02%C
Aço inox C: 14%Cr e 0,12%C

O engenheiro do controle de qualidade concluiu que o(s) aço(s) inox
Alternativas
Q432196 Engenharia Mecânica
A sensitização de aços inoxidáveis é um problema sempre presente na soldagem desses materiais.

A sensitização pode ser revertida por tratamento térmico por um tempo apropriado com as seguintes condições:
Alternativas
Q432199 Engenharia Mecânica
Um cabo de estai, com diâmetro de 5 cm e comprimento de 10 m, está sob ação de uma força de 5.000 N. A maior deformação elástica que esse cabo pode sofrer sob a ação dessa força é de 1 mm.

Qual o menor módulo de elasticidade que um material deve apresentar para atender essas condições de projeto?
Alternativas
Q432201 Engenharia Mecânica
Na montagem de equipamentos industriais, muitas vezes é imprescindível a união de dois metais totalmente distintos, por exemplo, bronze e aço ao carbono.

Essa união favorece um mecanismo muito comum de corrosão denominado corrosão
Alternativas
Q432202 Engenharia Mecânica
A corrosão por aeração diferencial é um mecanismo especialmente importante nos processos de corrosão de flanges, que somente opera com algumas condições.

Uma dessas condições é a presença de um(a)
Alternativas
Q432203 Engenharia Mecânica
 Três materiais foram inicialmente escolhidos para a produção de um eixo que irá trabalhar sob tensão e
compressão, completando um ciclo a cada 63 segundos. O período de vida estabelecido no projeto é de 20 anos,  e a variação da tensão média aplicada pode ser descrita pela equação: S(MPa) = 200 + 300 sen(2  πvt), onde o tempo t é dado em segundos, as tensões são em MPa e  ν é a frequência.

Esses materiais sofreram um teste de fadiga que gerou o gráfico abaixo.

Imagem associada para resolução da questão

Nessa situação e considerando o gráfico acima, que materiais podem ser empregados na produção do eixo?
Alternativas
Q432204 Engenharia Mecânica
Dois materiais estão sendo considerados para a produção de uma mola. Esses materiais apresentam as seguintes propriedades: material X, o limite de elasticidade ocorre para uma deformação de 0,05, e o módulo de elasticidade é 100 MPa; material Y, o limite de elasticidade ocorre para uma deformação de 0,01, e o módulo de elasticidade é 1000 MPa. Os dois materiais apresentam um comportamento linear-elástico até o limite da elasticidade.

A mola com a maior capacidade de armazenar energia é a produzida com o material
Alternativas
Q432209 Engenharia Mecânica
A observação da superfície de fratura de um material que falha em serviço é uma etapa importante para a identificação dos mecanismos prováveis que causaram a falha. Essa observação precisa ser realizada no microscópio eletrônico de varredura para que os detalhes de relevo sejam bem visualizados.

A partir disso, sabe-se que a fratura
Alternativas
Q432210 Engenharia Mecânica
 Um oleoduto precisa ser substituído numa região em que a temperatura no inverno mais rigoroso chega a −15 °C. A empresa possui condições de escolher aços de quatro fabricantes distintos. Todos os aços apresentam características de resistência mecânica, limite de escoamento, deformação e energia de impacto Charpy na temperatura ambiente (valor mínimo Ea), dentro dos limites impostos pelo projeto. No entanto, as curvas de energia de impacto Charpy, em função da temperatura do corpo de prova, apresentam comportamentos bem distintos, conforme  mostrado na figura a seguir.

Imagem associada para resolução da questão

Considerando a figura acima, que aços podem ser empregados para substituir o atual oleoduto?
Alternativas
Q432212 Engenharia Mecânica
Aços inoxidáveis ferríticos-austeníticos com baixo carbono são muito empregados em alguns equipamentos da indústria de petróleo. Isso se dá devido a sua elevada resistência à corrosão, aliada a excelentes propriedades mecânicas. O tratamento térmico desses aços deve ser bem controlado, em particular, a sua taxa de resfriamento. Numa região considerada crítica, baixas taxas de resfriamento podem causar a formação de uma fase capaz de deteriorar as propriedades mecânicas desses aços.

Essa fase é denominada
Alternativas
Q432214 Engenharia Mecânica
Considere que componentes estruturais foram soldados por processo que envolve fusão, e parte do material de base sofreu ciclo térmico de aquecimento e resfriamento, resultando no aparecimento de uma zona termicamente afetada (ZTA).

A respeito da ZTA, considere as afirmativas abaixo.

I - Nos aços-carbono, a susceptibilidade ao trincamento não é influenciada pela quantidade de carbono do material.

II - Nos aços inoxidáveis, não há uma região preferencial para surgimento de corrosão intergranular.

III - As transformações de fase ocorridas são em função das temperaturas alcançadas e da velocidade de resfriamento.

IV - Nos aços de baixo carbono, adotando-se a direção do fluxo de calor, serão encontradas, em sequência, região de granulação grosseira, granulação fina e parcialmente transformada.

Está correto APENAS o que se afirma em
Alternativas
Q432215 Engenharia Mecânica
Em operações de soldagem, duas ou mais peças são conectadas para formar um único componente.

Assim, quanto à definição de zona termicamente afetada, tal região é uma porção de material adjacente ao metal de solda, que, pela ação do calor proveniente desse metal de solda,
Alternativas
Q432216 Engenharia Mecânica
O arco elétrico é uma fonte de calor de larga aplicação em processos de soldagem, por transformar energia elétrica em térmica.

Nesse contexto, considere as afirmativas abaixo.

I - No processo TIG, o arco elétrico é estabelecido entre o eletrodo, o metal de adição e o metal de base.

II - O uso de eletrodos revestidos permite a estabilidade do arco.

III - Na soldagem por arco submerso, correntes elétricas excessivas durante a soldagem resultam em maiores distorções na junta soldada.

Está correto APENAS o que se afirma em
Alternativas
Q432218 Engenharia Mecânica
Os processos TIG e MIG/MAG são processos de soldagem ao arco elétrico. Tais processos são adotados em operações industriais que envolvem soldagem de materiais metálicos ferrosos e não ferrosos.

No que se refere às suas características, o(s) processo(s)
Alternativas
Q432219 Engenharia Mecânica
A soldagem de aços-carbono é rotineira na indústria metal-mecânica, mas envolve fatores de risco, como soldabilidade (metalúrgica e operacional) do material e projeto satisfatório da estrutura soldada.

Nesse contexto, caracteriza a soldabilidade metalúrgica dos aços-carbono, EXCETO ser
Alternativas
Respostas
1: E
2: B
3: D
4: C
5: A
6: C
7: A
8: D
9: A
10: D
11: B
12: A
13: C
14: B
15: A
16: E
17: E
18: E
19: A
20: D