Questões de Concurso Público ADAGRI-CE 2009 para Fiscal Estadual Agropecuário - Engenharia Agronômica

Foram encontradas 30 questões

Q71546 Engenharia Agronômica (Agronomia)
As doenças nas plantas são os distúrbios provocados por fatores bióticos e abióticos que atingem as plantas de uma maneira contínua, provocando alterações em seu metabolismo e afetando quantitativamente e(ou) qualitativamente seus produtos. Para a ocorrência de doença, três condições devem ser satisfeitas: hospedeiro suscetível, agente causal e condições favoráveis. O reconhecimento dessas condições bem como a possibilidade de intervenção são fatores determinantes para prevenção ou diminuição dos danos. Acerca desse assunto, julgue os itens de 54 a 57.

O tomateiro e outras solanáceas são atingidos pela murcha-bacteriana ou murchadeira, provocada por Pseudomonas solanacearum. Essa doença é favorecida por altas temperaturas, solos muito úmidos e apresenta, como sintomas, a murcha, sem amarelecimento, dos folíolos superiores em progressão descendente e descoloração vascular progressiva da base da planta. O diagnóstico que permite diferenciar essa doença de outras com sintomas parecidos consiste no teste do copo, em que uma porção da base do caule, após ser seccionada e lavada, é mergulhada em água limpa posta em um copo transparente. Se, após alguns minutos, ocorrer exsudação leitosa (pus-bacteriano) da extremidade do caule para o fundo do copo, confirma-se o diagnóstico.
Alternativas
Q71551 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Em sistema de plantio direto, o controle de plantas daninhas e consequente formação de cobertura do solo é realizado principalmente por herbicidas cujo princípio ativo é o glifosato, o 2,4D amina ou o paraquat. Os produtos comerciais à base desses princípios ativos devem ser pulverizados sobre as plantas daninhas e, devido à sua ação sistêmica, translocam-se pelo floema até as raízes, matando o mato em período aproximado de uma semana.
Alternativas
Q71559 Engenharia Agronômica (Agronomia)
As pragas constituem fator de sinistro e limitação de produtividade em vários cultivos de importância econômica, concorrendo para elevação dos custos de produção. Assim, torna-se necessário o seu reconhecimento e de seus danos iniciais, com o objetivo de obter medidas adequadas de controle. Acerca dos danos causados aos cultivos pelas pragas, julgue os itens seguintes.

A lagarta elasmo, Elasmopalpus lignosellus, é uma praga do solo de difícil controle, que ataca diversas graníferas em seus estádios iniciais do desenvolvimento, sobretudo em período de estiagem. Elas perfuram a região colo da plântula hospedeira próximo à superfície do solo, ou logo abaixo, penetram-no e formam uma galeria, o que provoca o amarelecimento, o murchamento e até a morte da planta.
Alternativas
Q71562 Engenharia Agronômica (Agronomia)
A mosca das frutas, Ceratitis capitata, uma das primeiras pragas quarentenárias registradas no Brasil, é controlada pela técnica do inseto estéril, que consiste na criação, esterilização e liberação de insetos estéreis, principalmente machos, em número suficiente para exceder a população natural da praga.
Alternativas
Q71563 Engenharia Agronômica (Agronomia)
As pragas quarentenárias são classificadas como ausentes (A1) e presentes (A2) em função do risco e(ou) importância que apresentam para a importação ou para a exportação, respectivamente, de produtos agrícolas. As pragas quarentenárias A1 são aquelas que não existem ainda no país e que, portanto, interessam para efeito de importação, enquanto as pragas A2, estando já amplamente distribuídas e sob controle, têm importância para a exportação.
Alternativas
Respostas
1: E
2: E
3: C
4: C
5: E