Questões de Concurso Público FUB 2015 para Tradutor e Interprete de Linguagem de Sinais
Foram encontradas 54 questões
Na Idade Média, os surdos eram considerados incapazes e seus direitos civis eram nulos.
Atualmente, a sigla LIBRAS é utilizada para designar dois diferentes tipos de nomenclatura, Língua Brasileira de Sinais e Linguagem Brasileira de Sinais.
De acordo com a Política Nacional da Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva, o ensino da Língua Portuguesa se dará como segunda língua, na modalidade escrita para alunos surdos.
O atendimento educacional especializado para estudantes surdos deve ser ofertado tanto na modalidade oral quanto na modalidade escrita.
Compete à União preparar e disponibilizar profissionais para atuarem como tradutores, intérpretes e instrutores de surdos nos estados, nos municípios e no Distrito Federal.
As figuras a seguir mostram formas pronominais usadas na ausência de referentes.

No espaço em que os sinais são realizados, o estabelecimento nominal e o uso do sistema pronominal são fundamentais para as relações sintáticas.
Na LIBRAS, é possível que os sinalizadores estabeleçam os referentes associados à localização no espaço os quais podem estar ou não fisicamente presentes. Além disso, após serem introduzidos no espaço, os pontos específicos podem ser referidos posteriormente no discurso.
O verbo da sentença sinalizada nas figuras contém argumentos sem traços semânticos, o que permite a mudança de ordem sem alteração das relações sintático-semânticas.
Nas figuras, a sentença sinalizada está na ordem SVO (sujeito-verbo-objeto) e apresenta o verbo simples (sem concordância).
Os verbos responder, provocar e inventar apresentam marcas de concordância na LIBRAS.
Uma descrição adequada para o sinal de coração seria a seguinte: mãos entrelaçadas, na altura do peito, do lado esquerdo, palmas voltadas para o corpo, abrindo e fechando; bochechas inflando várias vezes, no ritmo do abrir e fechar das mãos. Esse sinal poderia ser representado pela seguinte imagem.

Os sinais para as ações de comer e sonhar têm as mesmas configurações de mão e movimento.
O modelo de educação bilíngue, por considerar o canal visogestual de fundamental importância para a aquisição de linguagem pela pessoa surda, contrapõe-se ao modelo oralista.
Na escola, a educação bilíngue possibilita à criança surda o acesso a duas línguas: a primeira é a de sinais, entendida como língua natural; e a segunda é a escrita, entendida como segunda língua.
Hoje e agora são exemplos de polissemia.
Na LIBRAS, como os fenômenos são diferentes da língua portuguesa, não há homonímias nos sinais-termos.
Os sinais apresentados nas figuras a seguir apresentam os cinco parâmetros idênticos.

Com referência aos achados do referido estudo, julgue o item subsecutivo considerando a aquisição da LIBRAS pela criança surda.
Por volta dos quatro anos de idade, as crianças, nas suas interlocuções, utilizam configurações de mãos bem mais complexas. A partir dessa idade, há também estratégias para formação de novas palavras e uso de sentenças mais complexas, o que inclui topicalizações.
Com referência aos achados do referido estudo, julgue o item subsecutivo considerando a aquisição da LIBRAS pela criança surda.
Uma criança surda, a partir dos cinco anos de idade, pode demonstrar, pela direção dos seus olhos durante a comunicação, a sua percepção quanto ao uso da concordância verbal; o que pode ocorrer com maior facilidade caso ela mantenha contato com outro surdo.