Questões de Concurso Público FUNPRESP-JUD 2016 para Analista - Atuária
Foram encontradas 8 questões
Julgue o item a seguir, a respeito das maneiras de pensar com argumentos racionais.
Considere o texto a seguir: “No meu trabalho, troquei meu computador usado por um novo, da marca X, e ele parou de funcionar quando ainda estava na garantia. Preciso comprar um computador para o meu filho, mas não vou comprar um da marca X porque, com certeza, esse também vai apresentar algum problema antes de expirar a garantia.”. É correto afirmar que a argumentação apresentada no texto foi construída com base em um raciocínio por abdução.Julgue o item a seguir, a respeito das maneiras de pensar com argumentos racionais.
Situação hipotética: Ao arrumar a sala de um professor, o faxineiro encontrou, no chão, dois livros escritos em língua estrangeira. Como havia várias estantes na sala, o faxineiro as observou e desenvolveu o seguinte raciocínio: “De todos os livros que estou vendo aqui, os que são escritos em língua estrangeira ficam na estante de madeira. Esses dois livros são escritos em língua estrangeira. Logo, eles devem ficar na estante de madeira. Vou colocá-los lá.”. Assertiva: Nessa situação, o empregado desenvolveu um raciocínio dedutivo válido.Julgue o item a seguir, a respeito das maneiras de pensar com argumentos racionais.
Situação hipotética: Uma indústria farmacêutica produziu um novo medicamento para tratamento de enxaqueca. Como o princípio ativo desse medicamento é uma nova substância — Z —, foram feitos três testes, cada um envolvendo 1.000 pessoas diferentes, a fim de determinar se a substância Z causa efeitos colaterais significativos. Os resultados dos testes são apresentados na tabela a seguir.
Com base nos resultados dos testes, a empresa concluiu que a substância Z não causa efeitos colaterais significativos.
Assertiva: Nessa situação, a conclusão da empresa se baseou
em um raciocínio por indução.
Considerando as características do raciocínio analítico e a estrutura da argumentação, julgue o item que se segue.
Situação hipotética: Em um processo de seleção para uma vaga de emprego em determinada empresa, um membro da comissão de seleção, em referência a certo candidato, afirmou: “É um forte candidato à vaga, mas não tem um bom currículo”. Assertiva: Nessa situação hipotética, a afirmação do membro da comissão apresenta maior peso argumentativo no trecho “mas não tem um bom currículo”.Considerando as características do raciocínio analítico e a estrutura da argumentação, julgue o item que se segue.
Situação hipotética: Em um diálogo, o acadêmico A disse ao acadêmico B: “Por que você ainda usa a teoria X? Ninguém mais na nossa área usa essa teoria. O que está em voga, hoje em dia, é a teoria Y.”. Assertiva: Nessa situação hipotética, a declaração de A constitui um exemplo de apelo à autoridade.Considerando as características do raciocínio analítico e a estrutura da argumentação, julgue o item que se segue.
O pleno entendimento da frase “Bento não conseguiu chegar ao local de prova a tempo” envolve a identificação de duas informações pressupostas: Bento tentou chegar ao local de prova a tempo; essa tentativa teve como consequência o fato de Bento não ter chegado ao local de prova.Considerando as características do raciocínio analítico e a estrutura da argumentação, julgue o item que se segue.
A afirmação “Mário se doou à empresa; logo, merece uma
recompensa” fundamenta-se em um argumento no qual há duas
premissas não declaradas.
Julgue o item a seguir, a respeito das maneiras de pensar com argumentos racionais.
Considere o seguinte silogismo:
Em cada mão, os seres humanos têm quatro dedos.
Em cada pé, os seres humanos têm três dedos.
Logo, os seres humanos têm mais dedos nas mãos que nos pés.
No silogismo apresentado, a conclusão é uma consequência das premissas.