Questões de Concurso Público PC-BA 2013 para Investigador de Polícia
Foram encontradas 10 questões
Mantêm-se as informações originais e a correção gramatical do texto caso o primeiro parágrafo seja assim reescrito:Em 2003, ligada ao Ministério da Cultura, com a finalidade de preservar e de valorizar as diferentes manifestações culturais, principalmente no Brasil, que têm tradições e costumes diversos, foi criada a Secretaria da Identidade e da Diversidade Cultural (SID).
A retirada da expressão de realce “é que” (l.36) e a colocação de vírgula após o segmento “Com base nesses encontros” (l.35-36) não acarretariam prejuízo gramatical ao período.
Depreende-se do texto que a finalidade específica da SID é reservar espaços para debates sobre política cultural com determinados grupos da sociedade: os indígenas e as comunidades negras, embora essa secretaria também promova outros projetos culturais.
O emprego do sinal indicativo de crase é obrigatório em “às diferentes manifestações” (l.1) e facultativo em “às artes plásticas” (l.16-17), “à literatura” (l.17) e “à música” (l.17).
A expressão “Tais ações” (l.30) está empregada em referência à discussão acerca do papel da cultura na humanização do tratamento psiquiátrico e à premiação a iniciativas artísticas inovadoras nesse segmento.
O termo “nesse”, em “iniciativas artísticas inovadoras nesse segmento” (l.28), refere-se à Secretaria da Identidade e da Diversidade Cultural.
A correção gramatical do texto seria mantida caso as formas verbais “promove” e “apoia” (l.20) fossem flexionadas no plural,para concordar com o termo mais próximo,“dos Estudantes” (l.19).
Infere-se do texto que as produções artísticas, em vários segmentos da sociedade,são foco de ações da SID.
A retirada da vírgula após “Brasil” (l.2) manteria a correção gramatical e os sentidos do texto, visto que, nesse caso, o emprego desse sinal de pontuação é facultativo.
No período “Essas redes abrangem associações e grupos culturais para divulgar e preservar suas manifestações de cunho artístico.” (l.10-12), duas orações expressam finalidades das “Redes Culturais” (l.10).