Questões de Concurso Público FUB 2023 para Músico
Foram encontradas 120 questões
Em relação ao texto CB3A1-I e às ideias nele expressas, julgue o item que se segue.
O objetivo do texto é informar o público leitor a respeito de
estudos científicos que indicam que a música pode melhorar
a qualidade de vida das pessoas.
Entende-se do terceiro parágrafo do texto que existe uma parte do cérebro associada à memória.
Do segundo parágrafo do texto entende-se que a “trilha sonora certa” é aquela composta de “músicas que estimulam a concentração de quem as escuta”.
Infere-se do quinto parágrafo do texto que as pessoas que não ouvem música são estressadas e frequentemente experimentam sensação de mal-estar.
De acordo com o texto, pesquisadores alemães descobriram que a música desencadeia efeitos psicológicos positivos nas pessoas que se exercitam ao som de determinadas trilhas sonoras, pois reduz a sensação de cansaço.
Depreende-se do último parágrafo do texto que a música substitui eficazmente analgésicos, ansiolíticos e antidepressivos.
Estariam mantidas a correção gramatical e a coerência das ideias do texto caso se substituísse o segmento “ao mesmo tempo em que” (primeiro período do penúltimo parágrafo) por enquanto.
No primeiro parágrafo, o emprego do acento indicativo de crase no vocábulo “à”, em “à saúde”, justifica-se pela regência do verbo “tornar” e pela anteposição de artigo definido feminino ao substantivo “saúde”.
No primeiro período do segundo parágrafo, a forma verbal “escuta”, na terceira pessoa do singular, estabelece concordância com o termo “quem”, que funciona como sujeito da oração “de quem as escuta”.
Seria gramaticalmente correta a substituição de “se manter” (terceiro período do segundo parágrafo) por manter-se.
No último período do texto, a correção gramatical estaria mantida caso fosse inserida uma vírgula após o termo “idade”, dada a longa extensão da oração iniciada pelo vocábulo “que”.
Considerando aspectos linguísticos do texto CB3A1-I, julgue o seguinte item.
No segundo período do segundo parágrafo, os segmentos “a
capacidade humana” e “de focar em algo” complementam o
sentido do verbo “potencializar”.
No segundo período do segundo parágrafo, a oração “como a maior parte das distrações é causada pela audição” expressa, em relação à oração subsequente, circunstância de comparação.
No último período do penúltimo parágrafo, o emprego do vocábulo “estes” tem a finalidade de evidenciar que o termo retomado por essa forma pronominal é “participantes”.
Estariam mantidas a correção gramatical e a coerência das ideias do texto caso o segmento “que memórias aquelas canções lhes traziam” (segundo período do terceiro parágrafo) fosse assim reescrito: experiências passadas que aquelas canções evocavam.
No penúltimo período do terceiro parágrafo, o emprego do modo subjuntivo em “lembrasse” denota a ocorrência de fato incerto ou duvidoso.
Estariam mantidas as relações de coesão estabelecidas entre o segundo e o terceiro períodos do quarto parágrafo caso se substituísse o vocábulo “eles” por os médicos.
Os textos dos despachos devem ser claros e objetivos no que se refere às providências a serem tomadas pelo setor demandado, devendo-se evitar textos evasivos que se resumam, por exemplo, à formula Para as providências necessárias.
Os tratamentos Digníssimo(a) e Ilustríssimo(a) foram abolidos das correspondências oficiais, tendo sido ambos substituídos, nas comunicações internas da Universidade de Brasília, pela forma de tratamento genérica Doutor(a), independentemente da formação acadêmica do destinatário.
Nas correspondências oficiais internas e externas da Universidade de Brasília, em qualquer modalidade de comunicação, deve ser utilizado um dos três seguintes fechos, conforme a hierarquia do cargo e o grau de afinidade entre os comunicantes: Respeitosamente, Atenciosamente ou Cordialmente.