Questões de Concurso Público HOL 2023 para Farmacêutico
Foram encontradas 20 questões
Um programa de controle de infecção hospitalar (PCIH) pode ser definido como um conjunto de ações que visa diminuir tanto a incidência como a gravidade de infecções hospitalares. A partir da Lei n.º 9.431, de 6 de janeiro de 1997, as atividades do PCIH foram definidas, obrigando, dentre outras determinações, os hospitais a criarem uma Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH). Sobre as competências desta comissão e a atuação do farmacêutico nela, de acordo com as diretrizes e normas definidas pela Portaria MS n.º 2.616/1998, analise as afirmativas seguintes:
I- O farmacêutico é, obrigatoriamente, um membro executor da CCIH.
II- A CCIH, em cooperação com a comissão de Farmácia e Terapêutica, deverá definir a política de utilização de medicamentos antimicrobianos, germicidas e material médico-hospitalar para a instituição.
III- É vedado ao farmacêutico que trabalha no controle de infecção hospitalar desenvolver atividades clínicas que visam proporcionar cuidados aos pacientes, seus familiares e à comunidade.
IV- É dever da CCIH a capacitação de funcionários na instituição quanto prevenção e controle de infecções hospitalares.
É correto o que se afirma em:
A distribuição de medicamentos é um dos processos pertencentes ao macroprocesso da logística de medicamentos. O sistema de distribuição implementado em uma instituição hospitalar deve trazer ao processo racionalização, eficiência, economia, segurança, além de ser compatível com o esquema terapêutico prescrito. Assinale a alternativa que indica, respectivamente, uma vantagem e uma desvantagem do sistema individualizado de distribuição de medicamentos.
A Lei n.º 5.991 /73, e alterações, se houver, é uma fonte importante das normas sanitárias brasileiras e regulamenta diferentes perspectivas da atuação profissional do Farmacêutico, pois dispõe sobre o controle sanitário do comércio de drogas, medicamentos, insumos farmacêuticos e correlatos. De acordo com esta lei, é correto afirmar que:
Sobre a Lei Federal n.º 3.820/60, e alterações, se houver, que cria o Conselho Federal e os Conselhos Regionais de Farmácia, e dá outras providências, assinale a alternativa correta:
A Portaria n.º 344/98 é uma importante legislação no âmbito farmacêutico que regulamenta a comercialização de substâncias e medicamentos sujeitos a controle especial. Com relação ao que é disposto nesta portaria, assinale a alternativa correta.
Sobre a Farmacologia do Sistema Nervoso Autônomo e os receptores adrenérgico, marque a alternativa correta:
Apesar de as discussões sobre medicamentos genéricos terem sido iniciadas na década de 70, foi apenas com a aprovação da Lei n.º 9.787/99 que as condições registro e controle da qualidade de medicamentos genéricos foram criadas. O estudo pelo qual é realizada a "demonstração de equivalência farmacêutica entre produtos apresentados sob mesma forma farmacêutica, contendo idêntica composição qualitativa e quantitativa de princípio (s) ativo(s), e que tenham comparável biodisponibilidade, quando estudados sob um mesmo desenho experimental" (BRASIL, 1999) é denominado:
Para uma paciente testado positivamente para Covid-19, com sintomas leves, foi prescrito o antivirai ritonavir. Durante a dispensação, o farmacêutico identificou que este paciente fazia uso de três outros medicamentos: lovastatina , clonazepam e quetiapina. Assinale a alternativa que indica qual(is) desses medicamentos podem desenvolvem interação medicamentosa com o ritonavir?
Sobre as Reações Adversas a Medicamentos (RAM), é correto afirmar que:
Desde o momento que adentra ao seu ambiente de trabalho, os profissionais de saúde entram em contato com situações nas quais ficam expostos a agente infecciosos, sendo este um local potencialmente propício para propagação de doenças. Todas as medidas de proteção, incluído o uso de EPls, aplicadas nesses cenários são caracterizadas como medidas de biossegurança. Assinale a alternativa que não apresenta um EPI.
O diabetes melito é uma doença de origem metabólica caracterizada pela ocorrência de hiperglicemia ocasionada por distúrbios na secreção ou funcionalidade da insulina. Alterações nos estados de glicemia em jejum e tolerância reduzida à glicose são fatores de risco para o desenvolvimento de diabetes. Assinale a alternativa que expressa os valores de referências para Glicemia em jejum, Teste oral de tolerância à glicose (TOTG) e Hemoglobin a glicada (HbA1c) que indicam risco aumentado para diabetes.
Sobre as unidades concentração Molaridade e Normalidade, é correto afirmar que:
A validação visa garantir que o método de análise produza resultados confiáveis e adequados à finalidade a qual é destinado. Assinale a alternativa que representa um dos parâmetros mínimos que devem ser avaliados na validação parcial, segundo a RDC n.º 166/2017.
Paciente, 35 anos, chegou à emergência de um hospital geral com importante hemorragia, sendo necessária transfusão de sangue. Ao pesquisar sobre o tipo sanguíneo segundo a classificação ABO/Rh, constatou-se que o seu tipo sanguíneo é A +. Sobre o caso, analise as afirmativas seguintes:
I- O sangue do paciente possui naturalmente anticorpos anti-B.
II - O paciente pode receber transfusão de sangue do tipo 0+ mas não do tipo 0-.
III- O paciente pode receber transfusão de sangue do tipo AB-.
É correto o que se afirma em:
Sobre os testes de Aglutinação, assinale a afirmativa incorreta:
As Ciências Farmacêuticas no Brasil se engrandecem com a nossa vasta biodiversidade, que nos propicia identificar, explorar e isolar matérias-primas primorosas de espécies vegetais presentes nos mais diversos biomas, e sujeitas a variações de temperatura, umidade e períodos de estiagem/chuvas. Um excelente exemplo é o isolamento de flavonoides a partir do Mandacaru (Cereus jamacaru), planta nativa brasileira, bastante presente nas regiões de clima semiárido. O entendimento do uso clínico de derivados desta planta vem crescendo ao longo dos anos, com destaque para elucidação de efeitos cardiovasculares, renais, respiratórios e antioxidantes. Para isolamento dos flavonoides das folhas e caules do mandacaru, é utilizada uma técnica de extração bastante comum em plantas medicinais. Esta técnica é baseada na utilização de solventes hidroalcoólicos (como o metanol ou etanol), que permanecem em temperatura ambiente por períodos prolongados em contato com a planta. Essa técnica de extração recebe o nome de:
As emulsões são sistemas dispersos formados por duas fases líquidas não miscíveis entre si, misturadas mediante cisalhamento mecânico e utilização de surfactantes, ou tensoativos. O cenário farmacêutico atual utiliza esta versátil forma farmacêutica para entrega tópica de diferentes fármacos, levando em consideração o tamanho das moléculas, coeficientes de partição óleo/água e solubilidade. Apesar de apresentar como principal benefício a possibilidade da administração conjunta de fármacos lipofílicos e hidrofílicos, as emulsões podem apresentar instabilidades. Dentre as possibilidades de instabilidade, destaca-se a união das gotículas da fase dispersa formando agregados, que pode ser revertida com a aplicação de agitação ao sistema emulsionado. Esta instabilidade recebe o nome de:
Os inibidores seletivos da recaptação da serotonina (ISRS) são ansiolíticos empregados no tratamento da ansiedade generalizada, pânico, ansiedade social e TOC (transtorno obsessivo-compulsivo). São eficazes também no tratamento da depressão maior. Assinale a alternativa que contém o fármaco que faz parte desta classe de medicamentos.
Durante ou após uma transfusão de sangue, o paciente pode sofrer eventos desfavoráveis que são diretamente relacionados a este processo que são denominados reação transfusional. Elas podem ser classificadas como imediatas ou tardias. Assinale a alternativa que indica uma reação transfusional imediata.
A resistência aos fármacos antimicrobianos está associada a risco elevado de falha terapêutica e risco de infeções recorrentes. Além disso, dados globais apontam para o aumento das taxas de morbidade e mortalidade, provocando, sobretudo, crescentes custos para os mais diversos sistemas de saúde. Diante dessas questões de interesse sanitário, a Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) Publicou a Resolução n.º 471 , de 23 de fevereiro de 2021, que dispõe sobre os critérios para a prescrição, dispensação, controle, embalagem e rotulagem de medicamentos à base de substâncias classificadas como antimicrobianos de uso sob prescrição, isoladas ou em associação, listadas em Instrução Normativa Específica. Sobre esta resolução, é correto afirmar que: