Questões de Concurso Público Prefeitura de Milagres - CE 2018 para Professor de História

Foram encontradas 9 questões

Q1752943 Conhecimentos Gerais
(Concurso Milagres/2018) Pósgraduação faz mal à saúde (por Thomaz Wood Jr. — publicado 10/06/2018 – adaptado) “Segundo a Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, o Brasil tinha, em 2017, 2,2 mil programas de doutorado, 3,4 mil de mestrado acadêmico e 703 de mestrado profissional. Conforme compilação da revista Galileu, em 2016 foram defendidas quase 80 mil teses e dissertações, metade delas na Região Sudeste. [...] O índice é relevante, porque a formação em pós-graduação impulsiona a pesquisa e o desenvolvimento. Para os indivíduos, há uma relação direta e positiva entre formação, emprego e salário. Nas últimas décadas, o título de doutor, antes reservado a cientistas, tornou-se objeto de desejo de professores não pesquisadores ansiosos para garantir emprego e melhores salários e por profissionais do mercado interessados em alternativas de carreira supostamente mais estáveis ou recompensadoras. Entretanto, para muitos o sonho do título transforma-se em pesadelo. Orientadores distantes, infraestrutura precária para desenvolvimento da dissertação ou da tese e falta de apoio financeiro podem fazer dos anos de pós-graduação um martírio intransponível. Além disso, os candidatos enfrentam as dificuldades inerentes ao processo: os desafios de assimilar e dominar o estado da arte do conhecimento e construir uma contribuição científica e, cada vez mais, a exigência de gerar um impacto prático. Afinal, formar um mestre ou um doutor custa muito dinheiro, geralmente dinheiro público. Assim, de um lado, os pós-graduandos precisam atender a parâmetros globais de qualidade em seu trabalho e, de outro, enfrentam formação básica deficiente e falta de recursos, fruto de idiossincrasias locais. Equilibrar a equação não é trivial. Para um número significativo de candidatos, a produção de uma dissertação ou tese é uma transição sofrida, cheia de expectativas e dúvidas, um fosso escuro do qual não há certeza de emergir. A pós-graduação é, por tudo isso, um contexto propício para gerar doenças psicossomáticas. De fato, estudos científicos sobre o tema indicam que doutorandos constituem população especialmente sujeita a ansiedade e depressão. O mal afeta os trópicos e muito além.” De acordo com as ideias do texto, é correto afirmar, EXCETO:
Alternativas
Q1752945 Conhecimentos Gerais
(Concurso Milagres/2018) Observe com atenção a receita culinária apresentada a seguir: Bolo de goma INGREDIENTES 02 xícaras de goma; 02 ovos; ½ xícara de óleo; 01 colher de café de fermento; 01 colher de café de sal. MODO DE FAZER Ferva o leite com o óleo, e despeje sobre a goma, o fermento e o sal. Bata as claras em neve, junte as gemas e despeje sobre a goma escaldada, Asse em forma untada e polvilhada com farinha de trigo. Leve ao forno até dourar. Bom apetite! Essa receita do “Bolo de Goma”, também conhecida como “Bolo do Piauí” nos dá a convicção de que comer é um ato que envolve fatores econômicos, sociais, geográficos, históricos, religiosos e culturais. A escolha dos ingredientes, o preparo dos alimentos e a maneira de servir identificam o grupo social e ajudam a estabelecer uma identidade cultural. No caso apresentado acima, demonstra:
Alternativas
Q1752949 Conhecimentos Gerais
(Concurso Milagres/2018) Observe a charge a seguir e estabeleça a relação com as informações contidas abaixo, marque a opção que melhor estabelece diálogo com a mensagem passada pela charge: Imagem associada para resolução da questão
Alternativas
Q1752951 Conhecimentos Gerais
(Concurso Milagres/2018) Nos últimos cinquenta anos têm acontecido um reconhecimento, pequeno embora, dos valores e direitos das comunidades e etnias “de margem”, que entre outros motivos, parte das agremiações e instituições de sindicatos e organização destes. A luta é constante e as barreiras ainda se mostram intransponíveis. Em 2014, aproximadamente em 24 Estados do Brasil cadastrou mais de 3500 comunidades quilombolas. É considerado Comunidade Quilombola o agrupamento de pessoas étnicoraciais, segundo critérios de auto atribuição, com trajetória histórica própria, dotados de relações territoriais específicas e com ancestralidade negra relacionada com a resistência à opressão histórica sofrida. A Constituição Federal do Brasil (1988) brasileiro reconhece a identidade dos quilombolas e o seu direito fundamental à:
Alternativas
Q1798830 Conhecimentos Gerais
(Concurso Milagres/2018) “É preciso se referir àquilo que configura a prática. Os processo educativos São suficientemente complexos para que não seja fácil reconhecer todos os fatores que os definem. A estrutura da prática obedece a múltiplos determinantes, tem sua justificação em parâmetros institucionais, organizativos, tradições metodológicas, possibilidades reais dos professores, dos meios e condições físicas existentes, etc.” (ZABALA, Antoni. A prática Educativa: como ensinar. Porto alegre: Artmed, 1988, p. 16). Sobre as diversas variáveis que configuram a prática educativa, podemos corretamente afirmar:
Alternativas
Q1798831 Conhecimentos Gerais
(Concurso Milagres/2018) “Qualquer cidadão comum que tenha andado pelas ruas de sua cidade e passado pelas praças públicas já se deparou, em algum momento de sua vida, com estátuas, bustos, hermas e monumentos que retratam nosso passado. Essa prática de culto aos grandes homens da História – os chamados „Vultos Nacionais‟”. (ORIÁ, Ricardo. História publica e monumentos: a narrativa visual do passado nacional. IN: MENESES, Sônia; ALMEIDA, Juniele Rabêlo (org). História pública em debate: Patrimônio, Educação e mediações. São Paulo: Letra e Voz, 2018, p. 33). Considerando o texto acima, é correto afirmar sobre os monumentos brasileiros:
Alternativas
Q1798837 Conhecimentos Gerais
(Concurso Milagres/2018) “Essa era a “Frente Ocidental, que se tornou máquina de massacre provavelmente sem precedentes na história da guerra. Milhões de homens ficavam uns diante dos outros nos parapeitos de trincheiras barricadas com sacos de areia, sob as quais viviam como – e com – ratos e piolhos. De vez em quando seus generais procuravam romper o impasse. Dias e mesmo semanas de incessante bombardeio de artilharia – que um escritor alemão chamou depois de “furacões de aço” (Ernst Jünger, 1921) – “amaciavam” o inimigo e mandavam para baixo da terra, até que no momento certo levas de homens saíam por cima do parapeito, geralmente protegido por rolos e teias de arame farpado, para a “terra de ninguém”, um caos de crateras de grandes inundações de água, todos de árvores calcinadas, lama e cadáveres abandonados, e avançavam sobre metralhadoras, que os ceifavam, como eles sabiam que aconteceria.” (HOBSBAWM, Eric. A Era dos Extremos: O breve século XX, 1914 – 1991, p. 33) O texto acima melhor se aplica ao conflito da: 
Alternativas
Q1798838 Conhecimentos Gerais
(Concurso Milagres/2018) “Além de atender a uma antiga e justa reivindicação, essas medidas trouxeram uma série de consequências para o ensino de História em sua totalidade e para a formação dos profissionais que atuam no magistério. As mudanças ocasionadas ainda estão em processo, e poderão ser aceleradas ou adquirir um ritmo mais lento, conforme a capacidade dos setores interessados em intervir no processo.” (LIMA, Mônica. Prefácio. IN: PEREIRA, Amilcar Araujo; MONTEIRO, Ana Maria. Ensino de história e culturas afro-brasileiras e indígenas. Rio de Janeiro: Pallas, 2013) O texto acima refere-se às leis 10. 639/2003 e 11. 645/2008, sobre as quais e suas implicações podemos corretamente afirmar: 
Alternativas
Q1798843 Conhecimentos Gerais
(Concurso Milagres/2018) “A tuberculose não fazia parte da pauta de preocupações do governo, ocupado com as doenças epidêmicas. Pela forma como se desenvolveu, o centro do Rio de Janeiro preservava condições materiais favoráveis ao aparecimento de epidemias, ocupando a febre amarela posição primordial na atenção do Estado”. (NASCIMENTO, Dilene Raimundo do. As Pestes do século XX: tuberculose e Aids no Brasil, uma história comparada. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2005, p. 51). Sobre as reformas urbanas nas principais cidades brasileiras no final do século XIX e início do XX, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Respostas
1: B
2: D
3: E
4: A
5: E
6: D
7: C
8: E
9: D