Questões de Concurso Público CISCOPAR 2023 para Médico Endocrinologista Infantil

Foram encontradas 24 questões

Q2301988 Medicina
Para o estabelecimento de valores a serem transferidos aos Estados, Distrito Federal e Municípios, conforme o Artigo 35º da Lei n.º 8.080/90, alguns critérios devem ser utilizados. Em relação aos critérios estabelecidos em Lei, julgue os itens atribuindo (V) para verdadeiro e (F) para falso.


(  ) Níveis de participação do setor de saúde nos orçamentos estaduais e municipais. (  ) Perfil sociológico do Estado. (  ) Perfil demográfico da região.


Julgados os itens, assinale a alternativa que agrupa a sequência CORRETA. 
Alternativas
Q2301989 Medicina
De acordo com o Decreto n.º 7.508, de 28 de junho de 2011, que regulamenta a Lei n.º 8.080, de 19 de setembro de 1990, para dispor sobre a organização do SUS, o planejamento da saúde, a assistência à saúde e a articulação interfederativa, e dá outras providências, os serviços de saúde específicos para o atendimento da pessoa que, em razão de agravo ou de situação laboral, necessita de atendimento especial, refere-se a(o):
Alternativas
Q2301990 Medicina
O conjunto de programas, ações e decisões tomadas pelos governos, seja nacional, estadual ou municipal, que tenha participação direta ou indireta de entes públicos e/ou privados, que visam assegurar determinado direito da população, é denominado de:
Alternativas
Q2301992 Medicina
Sobre a Lei n.° 8.142/90, que dispõe sobre a participação da comunidade na gestão do Sistema Único de Saúde (SUS), assinale a alternativa INCORRETA. 
Alternativas
Q2301995 Medicina
Segundo o Código de Ética Médica, é um direito do médico, EXCETO:
Alternativas
Q2301996 Medicina
A anamnese médica é um procedimento fundamental para estabelecer o diagnóstico preciso e instituir as condutas terapêuticas mais adequadas às condições clínicas do paciente. Sendo assim, essa prática deve ser embasada em conhecimentos científicos relacionados à abordagem do paciente, técnicas de entrevista, avaliação da linguagem não verbal, entre outras habilidades. Sobre o tema, assinale o item INCORRETO.
Alternativas
Q2301997 Medicina
A história da relação médico x paciente teve no período hipocrático a autoridade e o saber do médico como o centro desta relação. Hoje, o paciente e sua necessidade premente de recuperar a saúde, sua autonomia e bem-estar, são o fundamento essencial da prática clínica. Sobre o tema, analise os itens abaixo:


I- O paciente de hoje, consciente dos fundamentos civilizadores da dignidade e dos direitos humanos, exercitando princípios de autonomia e justiça, anseia por participar ativamente, junto a seu médico, na programação dos cuidados à sua saúde.  II- O paciente descobriu-se dono do seu corpo e do seu destino e quer participar ativamente das tomadas de decisões acerca do seu tratamento, embora isso ainda não seja possível e viável. III- Ao lado disso, com a internet, o paciente, pela primeira vez na história humana, passou a ter acesso ao conhecimento médico. Antes, este saber era monopólio dos profissionais de saúde. Agora, democraticamente, todos têm possibilidade de acessar informações técnicas detalhadas sobre as possíveis razões do seu adoecimento e as possibilidades de tratamento. IV- É o novo cenário da prática clínica a se desenhar neste século. É o tempo das decisões compartilhadas: médicos e pacientes tomam decisões juntos com base nas melhores evidências disponíveis. Em parceria com seu médico, pacientes são encorajados a considerar as opções diagnósticas ou terapêuticas disponíveis para o seu caso, quais os benefícios, riscos potenciais e custos.


Analisados os itens é CORRETO afirmar que:
Alternativas
Q2301998 Medicina
Assinale a alternativa que contém direitos médicos, tendo como referência o Código de Ética Médica.
Alternativas
Q2301999 Medicina
O hipopituitarismo é uma doença pouco comum. Pode ser causado por inúmeros fatores, inclusive determinados distúrbios inflamatórios, um tumor da hipófise ou um suprimento insuficiente de sangue para a hipófise. Sobre o tema, assinale a alternativa INCORRETA:
Alternativas
Q2302000 Medicina
Em referência ao gigantismo e acromegalia, pode-se afirmar que o hormônio do crescimento (GH) estimula o crescimento somático e regula o metabolismo. O GHRH é o principal estimulante e a somatostatina é o principal inibidor da síntese e liberação do GH. O GH controla a síntese do fator de crescimento semelhante à insulina 1 (IGF-1, também chamado de somatomedina-C), que em grande medida controla o crescimento. Embora o IGF-1 seja produzido em muitos tecidos, o fígado é a principal fonte.


Sobre o tema, analise os enunciados abaixo:


I- Os efeitos metabólicos do GH são bifásicos. O GH exerce, inicialmente, efeitos semelhantes à insulina, aumentando a captação de glicose nos tecidos muscular e adiposo, estimulando a captação de aminoácidos e a síntese proteica no fígado e nos músculos, inibindo a lipólise no tecido adiposo.  II- Vários adenomas secretores de GH contêm uma forma mutante da proteína Gs, que é o estímulo regulador da adenilato ciclase. As células com a forma mutante de proteína Gs apenas secretam GH na presença de GHRH. São muitos os casos de produção ectópica de GHRH por tumores, em especial de pâncreas e pulmão.


Sobre os enunciados apresentados, é CORRETO afirmar que:
Alternativas
Q2302001 Medicina
Leia o enunciado e responda:


Esse agravo de saúde resulta de excesso de produção do hormônio adrenocorticotrófico (ACTH), geralmente secundária a adenoma hipofisário. Os sinais e sintomas típicos incluem face em lua e obesidade do tronco, hematoma fácil e pernas e braços finos. O diagnóstico é pela história de utilização de corticoides ou descoberta de concentrações séricas elevadas e/ou relativamente autônomas de cortisol. O tratamento depende da causa.


O enunciado descreve CORRETAMENTE:
Alternativas
Q2302002 Medicina
Sobre a doença de Paget, analise a seguir:


I- É um distúrbio crônico do esqueleto adulto em que a renovação óssea é acelerada em áreas localizadas. II- A matriz normal é substituída por osso mole e aumentado. III- A doença pode ser assintomática ou causar início gradual de dor óssea ou deformidade. IV- O diagnóstico é feito por radiografia. V- O tratamento é feito com sintomáticos e fármacos, frequentemente bisfosfonatos.


Estão CORRETOS:
Alternativas
Q2302003 Medicina
Sobre as manifestações da insuficiência adrenal, elas podem ser divididas nas seguintes síndromes clínicas:


I- Insuficiência adrenal primária crônica ou doença de Addison, crise adrenal (estado de insuficiência adrenal aguda que ocorre em pacientes expostos a um estresse agudo como infecção, trauma, cirurgia ou desidratação), e insuficiência adrenal secundária. II- Insuficiência adrenal primária crônica, crise adrenal (estado de insuficiência adrenal aguda que ocorre em pacientes expostos a um estresse agudo como infecção, trauma, cirurgia ou desidratação) e insuficiência adrenal secundária ou doença de Addison. III- Insuficiência adrenal primária aguda ou doença de Addison, crise adrenal (estado de insuficiência adrenal aguda que ocorre em pacientes expostos à infecção, trauma, cirurgia ou desidratação) e insuficiência adrenal secundária crônica. IV- Insuficiência adrenal primária crônica, doença de Addison, que é a crise adrenal (estado de insuficiência adrenal aguda que ocorre em pacientes expostos a um estresse agudo como infecção, trauma, cirurgia ou desidratação), e insuficiência adrenal secundária.


Analisados os itens, é CORRETO afirmar que:
Alternativas
Q2302004 Medicina
Leia o enunciado e responda:


É uma doença autoimune, em que o sistema imunológico apresenta uma reação exacerbada, que faz com que o próprio organismo do paciente ataque a sua glândula tireoide, causando uma série de sintomas. É considerada uma forma de hipertireoidismo, mas causa alguns sintomas adicionais que não acontecem nas formas mais tradicionais do hipertireoidismo. Assim, o sistema imunológico do paciente deixa de funcionar corretamente e acaba atacando sua tireoide, fazendo com que ela fique hiperativa. Não se sabe, exatamente, o que pode desencadear essa resposta autoimune do organismo, mas acredita-se que ela pode estar relacionada a outras doenças infecciosas anteriores, como a caxumba, a rubéola e o sarampo.


O enunciado descreve CORRETAMENTE:
Alternativas
Q2302005 Medicina
Micropênis é uma condição rara na qual o tamanho do pênis é menor que a média padrão para a idade. A condição pode ser diagnosticada após o nascimento da criança por meio de exame físico e comparação com a tabela de desenvolvimento.


Sobre o tema, assinale a alternativa INCORRETA:
Alternativas
Q2302006 Medicina
Sobre portadores de AIDS, a utilização do hormônio do crescimento recombinante humano (hrGH) tem sido feita com diferentes objetivos. Sobre esse tema, assinale a alternativa INCORRETA:
Alternativas
Q2302007 Medicina
Sobre a puberdade precoce, analise os itens a seguir:


I- Nos meninos, os primeiros sinais de puberdade são o crescimento do escroto e dos testículos, seguido pelo alongamento do pênis. A seguir, ocorre o aparecimento de pelos púbicos e nas axilas. II- Os hormônios adrenais são controlados por sinais químicos iguais dos outros hormônios da puberdade. III- Nas meninas, a primeira mudança da puberdade é geralmente o início do crescimento de seios (desenvolvimento das mamas). Pouco depois, pelos pubianos e das axilas começam a crescer. IV- Em ambos os sexos, aproximadamente na época da puberdade, a glândula adrenal também começa a secretar hormônios que causam o aparecimento de pelos púbicos e nas axilas.


Analisados os itens, é CORRETO afirmar que:
Alternativas
Q2302008 Medicina
Sobre a dislipidemia, leia os dois enunciados e responda: 


Enunciado 1:


Não há um ponto de corte natural entre as concentrações de lipídios normais e anormais, pois as medidas de lipídios são contínuas.


Enunciado 2:


Provavelmente, existe uma relação linear entre as concentrações de lipídios e o risco cardiovascular, de forma que vários indivíduos com concentrações “normais” de colesterol se beneficiam ao atingir concentrações ainda mais baixas.


Sobre os enunciados é CORRETO afirmar que:
Alternativas
Q2302009 Medicina
Leia o enunciado e responda:


Seus sintomas costumam começar durante a puberdade e pioram com o passar do tempo. Adrenarca precoce, caracterizada por excesso de sulfato de dehidroepiandrosterona (SDHEA) e frequentemente crescimento precoce dos pelos axilares, odor corporal e acne microcomedonal são comuns.


O enunciado descreve:
Alternativas
Q2302010 Medicina
Leia o enunciado e responda:


É a falha de um ou ambos os testículos descerem para o escroto; em crianças mais jovens, geralmente é acompanhada por hérnia inguinal. O diagnóstico é por exame testicular, às vezes seguido de laparoscopia para procurar testículos não palpáveis ao exame físico. Exames de imagem raramente são indicados. O tratamento é a orquiopexia cirúrgica.


O enunciado descreve CORRETAMENTE:
Alternativas
Respostas
1: C
2: D
3: B
4: B
5: A
6: B
7: C
8: D
9: A
10: D
11: C
12: A
13: B
14: C
15: B
16: D
17: B
18: A
19: D
20: A