Questões de Concurso Público Câmara de Belo Horizonte - MG 2018 para Arquivista

Foram encontradas 6 questões

Q879536 Arquivologia

“Espécie documental é a divisão de gênero que reúne tipos documentais por seu formato. As espécies documentais, portanto, podem ser definidas tanto em razão da natureza dos atos que lhes deram origem, quanto pela forma de registro dos fatos.”

(ARQUIVO NACIONAL (Brasil). Gestão de documentos: curso de capacitação para os integrantes do Sistema de Gestão de Documentos de Arquivo – SIGA, da administração pública federal. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2011. p. 14. Disponível em: http://siga.arquivonacional.gov. br/images/cursos_capacitacao/Apostila_gestao_documentos_2015.pdf.)


Referente à espécie documental relacione adequadamente as colunas, associando o ato administrativo com a sua respectiva espécie. 

1. Atos de ajuste.                   ( ) Portaria. 2. Atos de assentamento.      ( ) Tratado. 3. Atos normativos.                ( ) Notificação. 4. Atos de correspondência.  ( ) Ata.

A sequência está correta em
Alternativas
Q879537 Arquivologia
Ata, cartográfico, reservado e rascunho são, respectivamente:
Alternativas
Q879538 Arquivologia

“O princípio da proveniência em seus dois graus ou desdobramentos [...] ainda é a base de todo o trabalho de classificação em arquivo.”

(SOUSA, R. T. B. A Classificação como função matricial do que fazer arquivístico. In: SANTOS, V. B. (Org.). Arquivística: temas contemporâneos: classificação, preservação digital, gestão do conhecimento. Brasília: SENAC, 2007. p. 161.)

De acordo com Souza o princípio da proveniência desdobra-se em dois graus; assinale-os



Alternativas
Q879543 Arquivologia
O princípio arquivístico segundo o qual o arquivo deve conservar o arranjo dado pela entidade que o produziu é entendido como
Alternativas
Q879566 Arquivologia

“Nenhum documento deve ser conservado por tempo maior do que o necessário para o cumprimento das atividades que o geraram.”

(CRUZ, Emília Barroso. Manual de gestão de documentos / Texto de Emília Barroso Cruz. – . ed. rev. e atual. – Belo Horizonte: Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais, Arquivo Público Mineiro, 2013, p. 26.)


De acordo com Cruz, analise as afirmativas sobre a avaliação de documentos, marque V para as verdadeiras e F para as falsas.
( ) Os critérios de avaliação devem ser aplicados na fase permanente. ( ) A avaliação distingue os documentos de valor eventual daqueles de valor informativo ou probatório. ( ) O processo de avaliação de documentos de arquivo requer a participação de pessoas ligadas às diversas áreas profissionais. ( ) No processo de avaliação deve-se considerar o assunto do documento.
A sequência está correta em

Alternativas
Respostas
1: D
2: B
3: B
4: B
5: C