Questões de Concurso Público Câmara de Belo Horizonte - MG 2018 para Técnico de Enfermagem
Foram encontradas 35 questões
As Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (Infecções Hospitalares) levam a considerável elevação dos custos no cuidado do paciente, além de aumentar o tempo de internação, a morbidade e a mortalidade nos serviços de saúde do país. Diante do exposto, avalie os critérios a seguir.
I. Qualquer infecção adquirida após a internação do paciente.
II. Infecção que se manifesta durante a internação do paciente.
III. Infecção que se manifesta no momento da internação do paciente.
IV. Qualquer infecção adquirida vinte e quatro horas antes da internação do paciente.
V. Infecção que pode se manifestar após a alta de um paciente que esteve em internação hospitalar.
O(s) critério(s) que melhor se encaixa(m) no conceito de infecção hospitalar é(são) apenas
“As Infecções do Trato Urinário (ITUs) são responsáveis por 35-45% das infecções relacionadas à assistência à saúde em pacientes adultos. A maioria delas está relacionada à cateterização vesical.”
(Anvisa, 2017.)
O técnico de enfermagem, ao acompanhar o enfermeiro em grau auxiliar no procedimento de cateterização vesical, deve observar e tomar alguns cuidados a fim de evitar a infecção do trato urinário. São eles, EXCETO:
“Curativos é um meio terapêutico que consiste na limpeza e aplicação de uma cobertura estéril em uma ferida, quando necessário, com o objetivo de proteger o tecido recém-formado da invasão microbiana, aliviar a dor, oferecer conforto para o paciente, manter o ambiente úmido, promover a rápida cicatrização e prevenir a contaminação ou infecção.”
(Anvisa, 2017.)
É recomendado que o curativo estéril realizado no pós-operatório em feridas com cicatrização por primeira intenção esteja seco, limpo, corretamente fixado, que não haja indicação clínica de troca e que seja mantido por:
Sobre o preparo e a administração de medicamentos, analise as afirmativas a seguir.
I. Nem todo medicamento pode ser diluído com soro fisiológico.
II. Um medicamento prescrito para ser administrado por via sublingual não deve ser deglutido, porque o efeito desejado não será alcançado.
III. A administração simultânea de medicamentos e hemocomponentes somente é permitida quando se tratar de administração de concentrado de hemácias.
IV. Não se deve misturar medicamentos incompatíveis que tenham que ser administrados numa mesma via venosa e em um mesmo horário. Neste caso deve ser administrado um logo a seguir do outro.
Estão corretas apenas as afirmativas