Questões de Concurso Público SEC-BA 2013 para Professor de Biologia
Foram encontradas 50 questões
Identifique com V ou com F, conforme sejam verdadeiras ou falsas as afirmativas.
As informações do texto permitem afirmar que
( ) o docente do século XXI tem um compromisso maior com os alunos e com a sociedade em geral.
( ) a ação educativa, pelo visto, não transcende às ações dos professores e não extrapola os limites físicos da sala de aula.
( ) o discurso pedagógico dominante hiper-responsabiliza os professores em relação à prática pedagógica e à qualidade de ensino.
( ) o sistema vê a figura do professor como o condutor visível da ação educativa, transferindo-lhe um número cada vez maior de funções.
( ) a formação do profissional de ensino, para que ele possa desempenhar bem seu papel, pressupõe um amplo e continuado processo, que vai além de pequenos treinamentos e reciclagens.
A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é a
Marque com V a releitura que — indicada à direita e em itálico — preserva o sentido original do fragmento transcrito à esquerda e com F, os demais.
( ) “pelo imperativo das inovações” (l. 2-3) –– pela imposição das novidades.
( ) “culminando no que chamam” (l. 7 ) –– terminando no que denominam.
( ) “é desafiado a atuar criticamente” (l. 14) — é afrontado a agir ironicamente.
( ) “uma fonte de tensão” (l. 22) — um manancial de incongruência.
( ) “cuja arte se expressa” (l. 52) –– cujo conhecimento se manifesta.
A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é a
A análise do cartum em comparação com o que preconizam
os PCNs em relação ao novo perfil do professor, no texto
anterior, permite concluir que
Assinale V nas afirmativas verdadeiras e F, nas falsas.
De acordo com esse pensamento de Paulo Freire, as classes dominantes
( ) procuram defender a ordem social vigente no país.
( ) têm como preocupação maior a manutenção do status quo.
( ) tentam evitar críticas pelo fato de nem sempre serem justas.
( ) buscam impedir mudanças de forma desordenada e destrutiva.
( ) cuidam para que não se analisem, criticamente, as injustiças sociais.
A alternativa que contém a sequência correta, de cima para
baixo, é a
O conhecimento científico é objetivo, reflexivo, complexo e utiliza o método científico para avaliar os fenômenos. Pelo fato de não ser uma verdade única e acabada, está em constante evolução, diferentemente do senso comum, que é uma forma de pensar, agir e sentir da maioria das pessoas de uma sociedade que se baseia na subjetividade, perpetuando hábitos e tradições.
Com base nas informações apresentadas, pode-se afirmar:
“A educação necessita tanto de formação técnica e científica como de sonhos e utopias”
Paulo Freire
Considerando-se o pensamento apresentado e o impacto que as novas tecnologias têm, atualmente, sobre a educação, marque V para as afirmativas verdadeiras e F, para as falsas.
( ) As novas tecnologias de informação proporcionam o acesso instantâneo ao conhecimento e o contato permanente entre pessoas e instituições.
( ) A globalização da informação e da comunicação inibe a aceleração das descobertas científicas.
( ) O desenvolvimento da informação e a expansão dos conhecimentos ligados às mudanças tecnológicas contribuem para a existência de novos contextos de educação e permitem ao educando uma nova autonomia.
( ) O professor já não é o único detentor do saber, porém parceiro de um saber coletivo que lhe compete organizar, situando-se na vanguarda do processo de mudança.
A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é
Em 1906, morando numa casa em rua de terra, com luz de lampião, fogão a lenha e água de poço, um menino fica sabendo pelo seu pai que um compatriota, chamado Santos Dumont, havia, em Paris, acabado de voar num artefato mais pesado que o ar, o XIV Bis. Nessa ocasião, a França era considerada uma potência mundial. Sessenta e três anos depois, ou seja, em 1963, esse mesmo cidadão, agora com 70 anos, morando numa casa com iluminação elétrica, dotada de ar condicionado, geladeira, telefone, fogão a gás, água encanada, assistiu, através de um aparelho de televisão, o astronauta norte-americano Armstrong descer na Lua. Nessa ocasião, os EUA firmavam a sua posição de superpotência mundial, ancorados numa ampla hegemonia científica e tecnológica. (EDU.TEC - Revista Científica Digital da Faetec – Ano I – v.01 – nº.01 – 2008 – ISSN: 0000-000).
Considerando-se o contexto apresentado e supondo-se que esse cidadão subitamente voltasse a viver na atualidade, presenciaria, exceto
Para Paulo Freire (1987), os homens aprendem em comunidade. Se as pessoas de diferentes contextos culturais, visões de mundo e níveis cognitivos estiverem conectadas, maiores serão as possibilidades de situações de aprendizagem.
Baseando-se no pensamento apresentado e nos conhecimentos sobre educação, marque V para as afirmativas verdadeiras e F, para as falsas.
( ) O professor passa a ser o detentor do saber e transmissor de conteúdos e também o facilitador da aprendizagem, estimulando nos alunos a cultura de produção e o debate de ideias.
( ) Na prática pedagógica culturalmente orientada, é necessária a visão das culturas inter-relacionadas e mutuamente geradas e influenciadas, sendo importante que se considere a escola como um espaço de cruzamento de culturas e saberes.
( ) Aos professores da educação básica não competem tornarem-se pesquisadores dos saberes, valores e práticas que desenvolvem, porque a atividade de pesquisa está restrita à universidade e, por esse motivo, não cabe, na proposta curricular da escola, esse espaço.
( ) A escola precisa repensar suas estratégias e buscar alternativas mais eficientes e eficazes para oferecer, com mais qualidade, possibilidades de aprendizagem que satisfaçam a necessidade das pessoas e da cultura em que estão inseridas, sem descuidar da meta de gerar uma educação contextualizada e crítica.
A alternativa que contém a sequência correta, de cima para
baixo, é
Na contemporaneidade, vive-se sob um paradigma que determina tornar toda a sociedade um lugar viável para a convivência entre pessoas de todos os tipos e inteligências na realização de seus direitos, necessidades e potencialidades.
O paradigma mencionado no texto encontra-se explicitado na figura a seguir: