Questões de Concurso Público UFF 2017 para Arquiteto e Urbanista
Foram encontradas 32 questões
No desenho abaixo, estão representados três croquis de um sítio localizado em uma determinada área bem central de uma cidade. Neles, um arquiteto urbanista apresenta três propostas distintas, para uma intervenção denominada:
Segundo a Lei n° 6.938/81, art. 4º – A Política Nacional do Meio Ambiente visará:
I à compatibilizacão do desenvolvimento econômico-social com a preservação da qualidade do meio ambiente e do equilíbrio ecológico.
II à definição de áreas não prioritárias de ação municipal relativas à qualidade e ao equilíbrio ecológico, atendendo aos interesses dos Municípios e do Estado.
III ao estabelecimento de critérios e padrões de construções racionalizadas e de normas relativas ao uso e manejo de recursos técnicos.
Sobre as afirmativas acima, pode-se dizer que:
Uma determinada edificação será objeto de adequação de seus espaços, com vistas a atender aos critérios de acessibilidade para pessoas que se locomovem em cadeiras de rodas e que necessitem de manobras com rotação de 180º, mas sem deslocamento, conforme o desenho abaixo.
As dimensões horizontal (X) e vertical (Y), para essa
rotação medem, respectivamente:
O valor mais alto das três iluminâncias, para cada ambiente, (sala de leitura, 700), (recinto de estantes, 500) e (fichário, 500), respectivamente, deve ser utilizado quando:
Segundo ABBUD, nos cortes transversal e longitudinal, respectivamente, da figura abaixo, ao longo das ruas, o plantio de árvores verticais desenha túneis verdes também verticais que podem equilibrar a presença das edificações, especialmente se forem muito próximas e altas.
Porém, podem atrapalhar a vista e a insolação das
casas e apartamentos, principalmente se o recuo
frontal desses imóveis for pequeno e a calçada
estreita, indicando que árvores verticais podem:
Segundo MATTOS, um orçamento realizado
tempos atrás, já não é valido hoje. Se, por exemplo,
alguém tiver orçado uma obra e vier a ganhar a
licitação, mas a obra só vier a ser mobilizada quatro
anos depois, é provável que alguns ajustes referentes
a um dos atributos denominado “temporalidade”
precisem ser feitos. Isso se deve à(s):
A presença de frestas nas coberturas e nas fachadas altera substancialmente o desempenho acústico da envoltória das edificações, sendo que pequenas frestas podem reduzir em mais de 30% (MARTINS, 2013) a isolação acústica. Outros fatores também podem repercutir em perdas significativas da isolação acústica, dentre eles:
I adoção de juntas molhadas nas alvenarias (presença de argamassa nas juntas verticais de assentamento).
II regularidades ou presença de adensamento do material das juntas de assentamento e, particularmente, dos encunhamentos e/ou ligações das paredes com o fundo de vigas e de lajes.
III janelas sem adequada vedação entre folhas fixas e folhas móveis, sendo que esses encontros sempre devem ser guarnecidos com escovas e gaxetas fabricadas com materiais resilientes.
IV correto rejuntamento nos encontros entre paredes e caixilhos.
Avalie cada afirmativa feita como verdadeira (V) ou falsa (F). De cima para baixo, a sequência correta é: