Questões de Concurso Público Prefeitura de Guarabira - PB 2019 para Professor - Português
Foram encontradas 5 questões
Diante destas evidências, o professor de Língua Portuguesa deve ter clareza que a função social do Ensino de Língua perpassa
I- indagações sobre as questões textuais e sobre os vazios linguísticos e pragmaticamente autorizados pelos contextos da interação.
II- conhecimento sobre as implicações lexicais, gramaticais e discursivas da diversidade de tipos e de gêneros textuais.
III- a promoção da gradativa inserção do indivíduo no mundo da cultura letrada.
IV- analise as proposições e marque a alternativa adequada.
Considerando-se as perspectivas para o ensino de línguas, é VERDADE o que se afirma em:
( ) Por meio da língua é que o ser humano pensa, comunica-se, tem acesso à informação, expressa e defende pontos de vista, partilha ou constrói visões de mundo e produz conhecimento.
( ) É preciso ampliar as competências mais significativas para as questões que a língua comporta na dimensão de sistema em uso, preso à realidade histórico-social do povo, como prática de atuação interativa, dependente da cultura de seus usuários, no sentido mais amplo da palavra.
( ) É necessário ver a língua apenas como um sistema em si mesmo, um conjunto de signos (que tem um significante e um significado), trabalhando o texto como pretexto, para retirar dele fragmentos para que se reconheça neles o emprego de uma regra gramatical.
A alternativa que responde CORRETAMENTE as assertivas abaixo é:
Analise as proposições e coloque V para verdadeiras e F para Falsas.
( ) Os textos dos alunos, como atos de linguagem, devem ter autoria e leitores reais previstos por antecipação, de forma que saibam o que dizer, como dizer e para quem dizer.
( ) Uma relação de interdependência com as regras sociais presentes no espaço de circulação do texto, definindo sua qualidade, ou seja, o texto adequado à situação em que se insere o evento comunicativo.
( ) Uma escrita que se preocupe, predominantemente, com o sistema de codificação, oficialmente imposto, como sendo o ideal da escrita adequada e relevante.
A alternativa que responde CORRETAMENTE é:
(VIEIRA, Márcio Scarpellini. In: Nenhum professor é uma ilha. Revista Língua Portuguesa e Literatura. São Paulo: EBR. Ano 8 – Edição 75. Fev/março 2019, p. 59).
Em relação ao excerto do texto e, associando à prática pedagógica do ensino de Língua Portuguesa, analise as proposições e coloque V para Verdadeiras e F para Falsas.
( ) O caminho para a renovação do ensino de língua implica numa ruptura com uma escola que, durante muito tempo, favoreceu o mutismo e que obscureceu a função interativa da linguagem.
( ) A descoberta do funcionamento interativo da língua é necessária e somente acontece por meio de textos orais e escritos, em práticas discursivas as mais diversas, conforme as situações sociais em que se inserem
( ) Os professores de Língua Portuguesa precisam inquietar-se, motivar-se às mudanças, para que se lhes abram horizontes e saiam da estagnação da mesmice, tendo de “rezar o velho rosário das classes de palavras”.
A alternativa que responde CORRETAMENTE é: