Questões de Concurso Público Prefeitura de Guarabira - PB 2019 para Professor - Português

Foram encontradas 5 questões

Q1243834 Pedagogia
Estamos no Século XXI. São tempos diferentes para a Educação e a Formação [...] Embora há algum tempo os contextos já estivessem mudando vertiginosamente, é nesta época que esses contextos sociais que condicionam a formação refletem uma série de forças em conflito: aparece a nova economia, a tecnologia desembarca com grande força na cultura, a globalização se torna patente, etc (IMBERNÓN, Francisco. Formação permanente do professorado. São Paulo: Cortez, 2009, p.15).

Diante destas evidências, o professor de Língua Portuguesa deve ter clareza que a função social do Ensino de Língua perpassa

I- indagações sobre as questões textuais e sobre os vazios linguísticos e pragmaticamente autorizados pelos contextos da interação.
II- conhecimento sobre as implicações lexicais, gramaticais e discursivas da diversidade de tipos e de gêneros textuais.
III- a promoção da gradativa inserção do indivíduo no mundo da cultura letrada.
IV- analise as proposições e marque a alternativa adequada.

Considerando-se as perspectivas para o ensino de línguas, é VERDADE o que se afirma em: 
Alternativas
Q1243835 Pedagogia
O objetivo norteador da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) de Língua Portuguesa é garantir a todos os alunos o acesso aos saberes linguísticos, necessários para a participação social e o exercício da cidadania. Neste sentido, analise as proposições e responda o que se pede.

( ) Por meio da língua é que o ser humano pensa, comunica-se, tem acesso à informação, expressa e defende pontos de vista, partilha ou constrói visões de mundo e produz conhecimento.
( ) É preciso ampliar as competências mais significativas para as questões que a língua comporta na dimensão de sistema em uso, preso à realidade histórico-social do povo, como prática de atuação interativa, dependente da cultura de seus usuários, no sentido mais amplo da palavra.
( ) É necessário ver a língua apenas como um sistema em si mesmo, um conjunto de signos (que tem um significante e um significado), trabalhando o texto como pretexto, para retirar dele fragmentos para que se reconheça neles o emprego de uma regra gramatical.

A alternativa que responde CORRETAMENTE as assertivas abaixo é:
Alternativas
Q1243837 Pedagogia
O centro da BNCC para práticas de linguagem é o texto verbal e, também, o texto em suas multimodalidades. Acerca desta informação, é VERDADE o que se afirma em:
Alternativas
Q1243838 Pedagogia
As novas concepções do ensino de Língua Portuguesa, que se fundamentam num viés interacionista, funcional e discursivo da linguagem, têm acarretado algumas implicações pedagógicas, principalmente, nos eixos da Leitura e da Escrita.

Analise as proposições e coloque V para verdadeiras e F para Falsas.

( ) Os textos dos alunos, como atos de linguagem, devem ter autoria e leitores reais previstos por antecipação, de forma que saibam o que dizer, como dizer e para quem dizer.
( ) Uma relação de interdependência com as regras sociais presentes no espaço de circulação do texto, definindo sua qualidade, ou seja, o texto adequado à situação em que se insere o evento comunicativo.
( ) Uma escrita que se preocupe, predominantemente, com o sistema de codificação, oficialmente imposto, como sendo o ideal da escrita adequada e relevante.

A alternativa que responde CORRETAMENTE é:
Alternativas
Q1243840 Pedagogia
[...] O Prof. Cortella diz que “só pode ser um bom ensinante quem for um bom aprendente”. Acredito piamente nesse conceito, mas infelizmente por vezes, vejo exatamente o contrário em muitas salas de professores. Costumo contar a história de quando, ao conversar com uma professora que estava tendo problemas recorrentes em sala de aula, disse-me que não deveria mudar em absolutamente nada suas atitudes, pois lecionava há três décadas e sempre com sucesso. Ao questioná-la se ela talvez não tivesse nada mais a aprender em relação à profissão docente, ela me respondeu que não. Neste momento, eu estava acompanhado do psicólogo da instituição, encerrei a reunião e, em separado, comentei com o psicólogo: “Que pena! Esta professora já morreu” [...]
(VIEIRA, Márcio Scarpellini. In: Nenhum professor é uma ilha. Revista Língua Portuguesa e Literatura. São Paulo: EBR. Ano 8 – Edição 75. Fev/março 2019, p. 59).


Em relação ao excerto do texto e, associando à prática pedagógica do ensino de Língua Portuguesa, analise as proposições e coloque V para Verdadeiras e F para Falsas.

( ) O caminho para a renovação do ensino de língua implica numa ruptura com uma escola que, durante muito tempo, favoreceu o mutismo e que obscureceu a função interativa da linguagem.
( ) A descoberta do funcionamento interativo da língua é necessária e somente acontece por meio de textos orais e escritos, em práticas discursivas as mais diversas, conforme as situações sociais em que se inserem
( ) Os professores de Língua Portuguesa precisam inquietar-se, motivar-se às mudanças, para que se lhes abram horizontes e saiam da estagnação da mesmice, tendo de “rezar o velho rosário das classes de palavras”.


A alternativa que responde CORRETAMENTE é:
Alternativas
Respostas
1: A
2: C
3: B
4: D
5: A