Questões de Concurso Público Prefeitura de Itiquira - MT 2022 para Médico PSF/Hospital
Foram encontradas 20 questões
Considere os dados hipotéticos sobre o município de Itiquira-MT para o ano de 2021:
População total: 14.000
Óbitos menores que 1 ano 5
Óbitos menores que 5 anos 25
Óbitos totais 70
Óbitos menores que 65 anos 62
Nascidos vivos: 200 200
Analisando esses dados, o resultado do cálculo dos
coeficientes de mortalidade infantil e de mortalidade geral
são, respectivamente,
Leia o caso clínico.
Paciente do sexo feminino, queixa-se de dispneia progressiva aos esforços e tosse noturna. O médico atendente, ao examiná-la, percebe um sopro diastólico em ruflar, intenso, melhor audível com a campânula do estetoscópio, na região do ictus cordis, porém sem o reforço pré-sistólico habitualmente audível nesse sopro. Nota ainda ausência de bradicardia, alteração do ritmo cardíaco e que a primeira bulha cardíaca apresenta fonese variável. Detecta também déficit de pulso.
Qual é a hipótese clínica para essa arritmia?
Leia o caso clínico a seguir.
Paciente do sexo masculino chega no pronto socorro afirmando que foi picado por uma cobra há algumas horas. O médico identifica, no exame físico, fácies miastênica. Ao examinar o local da picada, há dor discreta sem manifestações locais importantes.
Trata-se clinicamente de um acidente ofídico
Leia o caso clínico.
Paciente de 46 anos, masculino, previamente sadio, refere febre alta aferida e diária há cinco dias, acompanhada inicialmente de cefaleia, náuseas e mialgia. Há um dia queixa-se de vômitos persistentes e lipotimia, além de perceber declínio da febre. Chegou ao pronto socorro há uma hora com taquicardia, extremidades distais frias, pulso filiforme, enchimento capilar lento e pressão arterial convergente.
De acordo com o Ministério da Saúde, ele apresenta critérios
clínicos para um caso suspeito de
Leia o caso clínico.
Paciente de 24 anos, sexo masculino, contador, refere ter iniciado tosse seca há uma semana. Há quatro dias a tosse passou a ser produtiva com expectoração amarelada e iniciou com febre aferida, acompanhada de inapetência e calafrios. Há dois dias tem sentido dor ventilatório-dependente na base do pulmão direito. Ao exame físico, apresenta bom estado geral, taquipneia e, na base do pulmão direito: expansibilidade reduzida, frêmito toraco-vocal aumentado, macicez à percussão, murmúrio vesicular diminuído e pectoriloquia. Nega comorbidades, nega alergia a medicamentos, não apresenta fator de risco para resistência bacteriana e nunca esteve internado. Refere que fez uso de um antibiótico por via oral há 19 dias para um quadro respiratório prévio.
A hipótese diagnóstica clínica compatível com o caso e a
conduta terapêutica indicada, de acordo com a Sociedade
Brasileira de Pneumologia e Tisiologia, são, respectivamente
Leia o caso clínico.
Um médico, ao examinar uma paciente que tem se sentido dispneica e apresentou um episódio recente de síncope, encontra um sopro sistólico em diamante (crescente e decrescente) audível em todos os focos do precórdio que irradia para a fúrcula e pescoço, presença de quarta bulha cardíaca, pulso arterial parvus-tardus, pressão arterial convergente e estertores finos na ausculta pulmonar.
Qual é a hipótese clínica?