Questões de Concurso Público Prefeitura de Pilões - PB 2023 para Psicopedagogo

Foram encontradas 11 questões

Q2635155 Pedagogia

A respeito dos Aspectos epistemológicos da psicopedagogia, analise os itens a seguir:


I. A Psicopedagogia, área de conhecimento interdisciplinar, tem como objeto de estudo a aprendizagem humana. É papel fundamental do psicopedagogo potencializá-la e atender as necessidades individuais, no decorrer do processo.

II. O trabalho psicopedagógico pode adquirir caráter preventivo, clínico, terapêutico ou de treinamento, o que amplia sua área de atuação, seja ela escolar – orientando professores, realizando diagnósticos, facilitando o processo de aprendizagem, trabalhando as diversas relações humanas que existem nesse espaço; empresarial – realizando trabalhos de treinamento de pessoal e melhorando as relações interpessoais na empresa; clínica – esclarecendo e atenuando problemas; ou hospitalar – atuando junto à equipe multidisciplinar no pós-operatório de cirurgias ou tratamentos que afetem a aprendizagem.

III. A Psicopedagogia, além de distinguir-se de ambos os saberes, não pode ser compreendida como um simples amálgama da Pedagogia e da Psicologia, visto que outros campos compõem sua interdisciplinaridade, como a Sociologia, Epistemologia, Linguística e a Antropologia.

IV. A conotação da Psicopedagogia como campo de investigação do ato de aprendizagem está profundamente associada aos distúrbios da aprendizagem. A Psicopedagogia seria um campo de saber que promove pesquisas e métodos que visam, em última instância, sanar ou amenizar as dificuldades de aprendizagem.

V. A Psicopedagogia que se refere ao saber científico, ou seja, compreende-a como uma ciência teórica. Obviamente que as três assertivas: prática, campo de investigação do ato de aprender e saber teórico implicam-se mutuamente; não haveria, segundo Bossa, dissociação entre essas três dimensões.


Estão CORRETOS:

Alternativas
Q2635156 Pedagogia

O psicopedagogo torna-se um profissional extremante importante nos espaços formais de educação, pois suas ações vislumbram prevenir, identificar, desenvolver ações e auxiliar pais, alunos e docentes na tarefa de ensinar e aprender. São ações do psicopedagogo junto às instituições de ensino:


I. Tratar das questões que envolvem o aprendizado – entre as atribuições do psicopedagogo está favorecer a aprendizagem colaborativamente com os demais atores educacionais da unidade escolar. O destaque maior deve ser junto aos alunos com necessidades educacionais especiais (NEE).

II. Abordar os aspectos pedagógicos e psicológicos do desenvolvimento da criança e do adolescente – a ação do psicopedagogo escolar leva em conta as várias teorias do desenvolvimento psicomotor, linguístico, emocional e cognitivo dos alunos; assim, deve acompanhar regularmente os estágios de desenvolvimento dos alunos com vista a diagnosticar possíveis distúrbios.

III. Dar visibilidade às diversidades no espaço escolar – o psicopedagogo, no que concerne à diversidade, deve ser um promotor dela no espaço escolar; favorecendo a convivência dos atores escolares com as múltiplas diferenças que compõem a vida humana.

IV. Realizar encaminhamentos – o profissional da Psicopedagogia consegue diagnosticar as possíveis dificuldades de aprendizado e encaminhar o aluno para um serviço clínico e especializado. Tais encaminhamentos são para fonoaudiólogos, psicólogos, fisioterapeutas psicopedagógica.


Estão CORETOS:

Alternativas
Q2635157 Pedagogia

De acordo com o art. 3º do Código de Ética, a atividade Psicopedagoga tem por objetivos, EXCETO:

Alternativas
Q2635158 Pedagogia

Na visão de Vygotsky, sobre a construção do conhecimento defendido por Vygotsky, analise as alternativas e assinale a INCORRETA:

Alternativas
Q2635159 Pedagogia

A teoria psicogenética surgiu por impulso do psicólogo experimental, filósofo e biólogo suíço Jean Piaget. Ao contrário de Sigmund Freud, Piaget defende que a afetividade é um subproduto do cognitivo.

Para a teoria piagetiana, o desenvolvimento intelectual atravessa quatro etapas:


Assinale a alternativa INCORRETA:

Alternativas
Q2635160 Pedagogia

Considerando o conceito de aprendizagem evolutiva, analise as alternativas e assinale a INCORRETA:

Alternativas
Q2635161 Pedagogia

O processo de aprendizagem é um processo bastante complexo e delicado, porém é muito saudável que haja dúvidas, desequilíbrios, dificuldades e adaptações para se assimilar e acomodar novos conhecimentos. Tal complexidade do processo de aprendizagem humana leva Visca (1987) a concebê-lo sob diferentes níveis, denominados por ele de esquema evolutivo da aprendizagem, estendendo-se do nascimento até a morte do indivíduo:


I. Protoaprendizagem ou 1º nível de aprendizagem – É a aprendizagem das primeiras relações vinculares, interação entre a criança e a mãe.

II. Deuteroaprendizagem ou 2º nível de aprendizagem – Apreensão da cosmovisão do grupo familiar.

III. Aprendizagem assistemática ou 3º nível de aprendizagem – Aquisição instrumental das técnicas e recursos que permitem o desempenho numa comunidade restrita.

IV. Aprendizagem sistemática ou 4º nível de aprendizagem – Dá-se na interação com reativos particulares selecionados, ou seja, as instituições escolares, que a sociedade veicula através de instituições de educação infantil, ensino fundamental, médio e superior.


Estão CORRETOS:

Alternativas
Q2635162 Pedagogia

O esquema dos estados patológicos de aprendizagem é uma classificação, e recebe o nome de modelo nosográfico. Apresenta-se, aqui, a ideia geral da nosografia da epistemologia convergente: nível semiológico, patogênico e etiológico e a relação de ubiquidade entre eles. A patogenia pode ser trabalhada e desaparecer, mas quando não trabalhada adequadamente, transforma-se em uma situação patológica.


Sobre os estados patológicos de aprendizagem, o conceito de Etiológico pode ser definido como:

Alternativas
Q2635167 Pedagogia

A intervenção psicopedagógica pode ser entendida como uma interferência realizada por um profissional da psicopedagogia em pessoas que apresentem dificuldades de aprendizagem. As intervenções psicopedagógicas podem se traduzir em uma fala, um assinalamento, uma interpretação que o psicopedagogo realiza em crianças com déficit de aprendizagem, além de outros fatores específicos somados aos sinais apresentados pela criança na escola e/ou no meio social. Para a Psicopedagogia, os papéis de professores e alunos se alternam o tempo todo, pois podemos afirmar que no processo ensino-aprendizagem visto pela psicopedagogia, também se aprende sobre nós, sobre a nossa forma de ensinar, na qual, os outros servem de espelho. São procedimentos para realizar uma intervenção psicopedagógica, EXCETO:

Alternativas
Q2635168 Pedagogia

De acordo com o Art. 16. da Lei nº 13.146/2015, “Nos programas e serviços de habilitação e de reabilitação para a pessoa com deficiência”, são garantidos, EXCETO:

Alternativas
Q2635169 Pedagogia

De acordo com o Art. 2º. da Lei nº 13.146/2015, “Considera-se pessoa com deficiência aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas”.


A avaliação da deficiência, quando necessária, será biopsicossocial, realizada por equipe multiprofissional e interdisciplinar, e considerará, EXCETO:

Alternativas
Respostas
1: A
2: C
3: B
4: A
5: E
6: C
7: A
8: C
9: D
10: A
11: E