O psicopedagogo torna-se um profissional extremante importan...
O psicopedagogo torna-se um profissional extremante importante nos espaços formais de educação, pois suas ações vislumbram prevenir, identificar, desenvolver ações e auxiliar pais, alunos e docentes na tarefa de ensinar e aprender. São ações do psicopedagogo junto às instituições de ensino:
I. Tratar das questões que envolvem o aprendizado – entre as atribuições do psicopedagogo está favorecer a aprendizagem colaborativamente com os demais atores educacionais da unidade escolar. O destaque maior deve ser junto aos alunos com necessidades educacionais especiais (NEE).
II. Abordar os aspectos pedagógicos e psicológicos do desenvolvimento da criança e do adolescente – a ação do psicopedagogo escolar leva em conta as várias teorias do desenvolvimento psicomotor, linguístico, emocional e cognitivo dos alunos; assim, deve acompanhar regularmente os estágios de desenvolvimento dos alunos com vista a diagnosticar possíveis distúrbios.
III. Dar visibilidade às diversidades no espaço escolar – o psicopedagogo, no que concerne à diversidade, deve ser um promotor dela no espaço escolar; favorecendo a convivência dos atores escolares com as múltiplas diferenças que compõem a vida humana.
IV. Realizar encaminhamentos – o profissional da Psicopedagogia consegue diagnosticar as possíveis dificuldades de aprendizado e encaminhar o aluno para um serviço clínico e especializado. Tais encaminhamentos são para fonoaudiólogos, psicólogos, fisioterapeutas psicopedagógica.
Estão CORETOS: