Questões de Concurso Público Prefeitura de Criciúma - SC 2019 para Especialista em Assuntos Educacionais
Foram encontradas 24 questões
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação assegura o serviço de apoio especializado, ou atendimento educacional especializado, às pessoas com e deficiência ou seja, aquelas que têm impedimentos de longo prazo de natureza física, intelectual, mental ou sensorial; transtornos globais do desenvolvimento; altas habilidades/superdotação. Nesta direção, a Resolução CNE/CEB N o 4/09 instituiu as Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado (AEE) na Educação Básica, modalidade Educação Especial. Em relação ao AEE, é correto afirmar que:
De acordo com a LDB 93.94/96 a denominada Educação Básica é composta por:
Considerando a LDB 93.94/96 e suas atualizações, a Educação Infantil, primeira etapa da Educação Básica de direito da criança de:
O artigo 30 LDB 93.94/96 estabelece que a educação infantil será oferecida em creches ou entidades equivalentes para crianças de até
De acordo com a Lei 8.069/90, Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), é INCORRETO afirmar:
Vygotsky é um dos teóricos que muito tem influenciado as pesquisas educacionais e as práticas pedagógicas. Sobre as concepções de Vygotsky em relação a aprendizagem e desenvolvimento da criança, analise as alternativas abaixo e marque a alternativa INCORRETA:
Dadas as proposições a seguir sobre os pressupostos teóricos de Piaget e Vygotsky, analise e marque C para CERTO e E para ERRADO.
Podemos conceituar o desenvolvimento, de acordo com Piaget, como um processo de equilibração progressiva que finaliza com as operações concretas. De acordo com Piaget, só há aprendizagem quando há acomodação, ou seja, uma reestruturação da estrutura cognitiva. Na perspectiva piagetiana, o desenvolvimento da linguagem é manifestado pelo desenvolvimento da função simbólica e é determinado pelo desenvolvimento da cognição, isto é, a linguagem reflete o pensamento. Piaget, o principal defensor da abordagem inatista, afirma que o desenvolvimento da linguagem não se relaciona com os esquemas sensórios-motores e sim com um dispositivo de aquisição da linguagem especificamente humano. Vygotky, o mais destacado dentre os teóricos interacionistas, afirma que a linguagem tem função comunicativa desde seus primórdios e que as relações entre linguagem e pensamento sofrem alterações ao longo do processo de desenvolvimento da criança. Na perspectiva construtivista, a linguagem e o pensamento não se configuram em formas de comunicação.Estudos recentes, indicam que o papel do orientador educacional junto aos estudantes foi se transformando ao longo da história da educação. Neste sentido, a visão contemporânea de orientação educacional requer do orientador, exceto:
Para Piaget, o desenvolvimento da moral abrange três fases. A que corresponde ao último estágio do desenvolvimento da moral, em que há a legitimação das regras e a criança pensa a moral pela reciprocidade, ou seja, o respeito a regras é entendido como decorrente de acordos mútuos em regime de cooperação entre todos os membros do grupo. Como é chamada essa fase?
Wallon acreditava que o ser humano é organicamente social. Em seus estudos propôs três eixos que se entrelaçam diferentemente ao longo do desenvolvimento da criança: São eles:
O Atendimento Educacional Especializado – AEE constitui-se em uma importante ação do ensino regular de modo a assegurar aos estudantes com deficiência, transtorno do espectro autista e altas habilidades/superdotação, o acesso, a permanência, a participação e ao sucesso escolar. Sobre o AEE é correto afirmar que:
Vygotsky, em seus estudos, define a Zona de Desenvolvimento Proximal como:
A partir da LDB 93.94/96 as escolas públicas passaram a, gradativamente, estruturar o Conselho Escolar. Essa decisão está relacionada à:
Em janeiro de 2016, entrou em vigor a Lei Brasileira de Inclusão (LBI), também chamada de Estatuto da Pessoa com Deficiência (Lei 13.146/2015). De acordo com essa lei, os alunos com deficiência são considerados:
Considerando o seguinte texto: “É na vida social que a inteligência se forma e os processos psicológicos superiores se desenvolvem. A percepção, o raciocínio, a memória, a atenção e as habilidades linguísticas se desenvolvem na interação com outras pessoas. Os “outros” atuam como mediadores da cultura e possibilitam o acesso a ela através de ferramentas como a linguagem. Quando a atividade com outras pessoas é interiorizada, a intersubjetividade, surge uma consciência que, somada às características sociais e culturais, determina o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. A origem da cognição é, portanto, social.”
O texto presentado explicita características de uma teoria de aprendizagem. Assinale a alternativa CORRETA.
A avaliação é parte de um processo pedagógico, que implica na própria formulação dos objetivos da ação educativa, na definição de seus conteúdos e métodos, entre outros. Sendo parte desse processo a mesma pode ser de caráter formativo ou somativo. Considerando o enunciado, analise as afirmativas e marque C para CERTO e E para ERRADO:
( ) A avaliação formativa é utilizada para uma apreciação final sobre o que o aluno pode obter em um determinado período.
( ) A avaliação somativa é utilizada ao longo do processo pedagógico, no sentido de acompanhamento do desenvolvimento e reorientação da aprendizagem do aluno.
( ) A avaliação somativa pode levar a processos de exclusão e classificação dependendo da forma como o professor encara os resultados.
( ) A avaliação formativa é aquela em que o professor deve estar atento aos processos e às aprendizagens dos seus alunos durante o processo.
A sequência está correta em:
Uma gestão democrática na escola envolve alguns princípios fundamentais que a diferenciam de uma gestão autoritária. Uma das alternativas abaixo NÃO diz respeito à gestão democrática na escola. Assinale-a:
Tomando por base a concepção tradicional de gestão escolar, assinale a alternativa CORRETA:
Uma professora do Ensino Fundamental da rede pública municipal de Criciúma fez a seguinte afirmação: "Para nós, professores, a avaliação não pode ser um meio de aprovar ou reprovar os alunos, mas, de analisar o que os alunos aprenderam ou não, para tomar as providencias necessárias a aprendizagem dos alunos".
Isso sugere que:
A LDB, Lei nº 9.394/96, art. 24, dispõe sobre a avaliação escolar, enfocando o sentido da abordagem formativa. Ao discorrer sobre a verificação do rendimento escolar, a LDBEN orienta quanto à adoção da avaliação contínua e cumulativa do desempenho do aluno, com prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos e os resultados ao longo do período sobre os de eventuais provas finais. Sobre a avaliação formativa, analise e assinale a alternativa CORRETA: