Questões de Concurso Público Prefeitura de Altamira do Paraná - PR 2022 para Farmacêutico

Foram encontradas 13 questões

Q2006547 Farmácia
Os sistemas de distribuição de medicamentos podem ser classificados nos seguintes tipos:
Alternativas
Q2006548 Farmácia
Sobre o Código de Ética Farmacêutico analise as afirmações a seguir e assinale a alternativa correta:
I - O farmacêutico deve comunicar ao Conselho Regional de Farmácia, por escrito, o afastamento de suas atividades profissionais das quais detém responsabilidade técnica, quando não houver outro farmacêutico que, legalmente, o substitua. 
II - É proibido ao farmacêutico deixar de prestar assistência técnica efetiva ao estabelecimento com o qual mantém vínculo profissional, ou permitir a utilização do seu nome por qualquer estabelecimento ou instituição onde não exerça pessoal e efetivamente sua função.
III - É direito do farmacêutico atuar como profissional prescritor, quando necessário, para garantir a segurança, a administração do medicamento e a eficácia da terapêutica farmacológica.
Alternativas
Q2006549 Farmácia
As preparações injetáveis são soluções, suspensões, ou emulsões estéreis de medicamentos cujo veículo é um meio aquoso, oleoso ou apropriado, com objetivo de serem administrados via parenteral. Para ser uma preparação injetável, precisa ser: 
Alternativas
Q2006550 Farmácia
A unitarização de medicamentos nada mais é do que se fazer boas práticas para que se possa preparar doses únicas e fazer com que os medicamentos sejam ofertados para os pacientes em dose única. Sobre a unitarização de medicamentos assinale a alternativa incorreta:
Alternativas
Q2006551 Farmácia
Júlio recebeu de seu médico a prescrição de isotretinoína 40 mg a cada 8 horas por 30 dias. Baseado na informação de que a caixa com isotretinoína é de 20 mg com 30 cápsulas, quantas cápsulas serão necessárias e quantas caixas devem ser dispensadas pelo farmacêutico?
Alternativas
Q2006552 Farmácia
A prescrição de amoxicilina foi de 500 mg de 8 em 8 horas por 14 dias. Na farmácia está disponível a caixa com o pó para reconstituição de 250 mg/5mL com 150 mL. Qual o volume que deverá ser administrado em cada dose e quantos frascos deverão ser dispensados?
Alternativas
Q2006553 Farmácia
Se um fármaco tem uma meia-vida de 8 horas e é administrado por via intravenosa, qual o tempo que o fármaco precisa para alcançar o estado de equilíbrio? Assinale a alternativa correta:
Alternativas
Q2006554 Farmácia
Geovana recebeu do médico a prescrição de uma vitamina através da via sublingual. Sobre a via sublingual assinale a alternativa correta: 
Alternativas
Q2006555 Farmácia
Sobre as Reações adversas a medicamentos analise as assertivas a seguir e assinale a alternativa correta:
I - É qualquer resposta prejudicial ou indesejável, não intencional, a um medicamento, que ocorre nas doses usualmente empregadas no homem para profilaxia, diagnóstico, terapia da doença ou para a modificação de funções fisiológicas.
II - É definida como inexistência ou redução da resposta terapêutica esperada de um medicamento administrado de acordo com as condições de uso prescritas ou indicadas em bula.
III - Estas reações são um problema importante na prática clínica, pois são causas de hospitalização, aumento do tempo de internamento e até mesmo óbito. 
Alternativas
Q2006556 Farmácia
Sobre farmacoeconomia classifique em verdadeira ou falsa, cada uma das questões, e posteriormente indique a alternativa correta:
( ) Farmacoeconomia representa a descrição e análise de custos da terapia medicamentosa para o sistema de saúde e sociedade.
( ) Na avaliação econômica global de um medicamento distingue-se a avaliação clínica, baseada na eficácia ou efetividade, e a avaliação farmacoeconômica, baseada na eficiência, em que se inclui o cálculo de custos.
( ) A análise custo-benefício (ACB) mede a quantidade e qualidade de vida em pregando o conceito de utilidade desenvolvido por economistas, que se refere à satisfação obtida pelo paciente ante o impacto de uma intervenção de saúde.
( ) Na análise custo - efetividade (ACE) os custos (esperados ou realizados) são confrontados com seus resultados (esperados ou realizados).
Alternativas
Q2006559 Farmácia
Sobre a Política Nacional de Atenção Básica, aprovada pela Portaria nº 2.436, de 21 de setembro de 2017, classifique em verdadeira ou falsa, cada uma das questões, e marque a alternativa correta:
( ) A Atenção Básica é caracterizada como porta de entrada preferencial do SUS, possui um espaço privilegiado de gestão do cuidado das pessoas e cumpre papel estratégico na rede de atenção, servindo como base para o seu ordenamento e para a efetivação da integralidade.
( ) Fica estipulado que em municípios ou territórios com menos de 25000 habitantes, que uma equipe de Saúde da Família (eSF) ou de Atenção Básica (eAB) seja responsável por toda população.
( ) A Equipe de Saúde Bucal (eSB), modalidade que pode compor as equipes que atuam na atenção básica, constitui-se por um cirurgião-dentista e um técnico em saúde bucal e/ou auxiliar de saúde bucal.
( ) Recomenda-se que as Unidades Básicas de Saúde tenham seu funcionamento com carga horária mínima de 45 horas/semanais, no mínimo 6 dias da semana e nos 12 meses do ano, possibilitando acesso facilitado à população.
Alternativas
Q2006560 Farmácia
Claudia, 22 anos, foi trazida para o setor de emergências do hospital devido à dosagem excessiva de uma droga. A melhor via de administração para aplicar o antídoto contra uma overdose seria: 
Alternativas
Q2006561 Farmácia
João faz tratamento para insuficiência cardíaca tomando espironolactona. O uso da espironolactona é importante por que:
Alternativas
Respostas
1: C
2: D
3: B
4: C
5: A
6: D
7: D
8: A
9: E
10: E
11: B
12: A
13: B