Questões de Concurso Público Prefeitura de Abatiá - PR 2020 para Enfermeiro

Foram encontradas 9 questões

Q1336602 Enfermagem
Sigilo profissional trata da manutenção de segredo para informação valiosa, cujo domínio de divulgação deve ser fechado, ou seja, restrito a um cliente, a uma organização ou a um grupo. Diz-se que o sigilo profissional vai até o limite da transgressão de uma Lei, ou seja, o profissional deve guardar todas as informações a que tiver acesso, ou vir a tomar conhecimento, em razão de sua atividade profissional, mas aquelas que não são criminosas, sob pena de ser enquadrado em algum crime contra a sociedade. Em relação ao código de ética de enfermagem, na abordagem de sigilo profissional definindo direitos e deveres, assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas
Q1336604 Enfermagem
O aborto é definido como a interrupção da gravidez acorrida antes da 22ª semana de gestação, ele pode ser classificado em aborto precoce, quando ocorre até a 13ª semana e aborto tardio, quando acontece entre a 13ª semana e a 22ª semana. Toda gestante com sangramento vaginal deve ser submetida a exame abdominal, exame especular e toque. Quando o colo estiver fechado ou houver dúvida no diagnóstico, está indicada uma ultrassonografia. Em relação às formas de aborto, relacione a primeira coluna com a segunda coluna e assinale a alternativa CORRETA.
Coluna 1 (1) Abortamento espontâneo (2) Abortamento completo (3) Ameaça de aborto (4) Abortamento inevitável
Coluna 2 ( ) É a perda involuntária da gestação. ( ) Há sangramento e dilatação cervical mas ainda não ocorreu eliminação de conteúdo uterino. ( ) Ocorre sangramento uterino com a cérvix fechada sem eliminação de tecidos ovulares. ( ) É quando a totalidade do conteúdo uterino foi eliminada.

Assinale a alternativa que representa a sequência CORRETA, de cima para baixo, de respostas da Coluna 2:
Alternativas
Q1336605 Enfermagem
O objetivo do Cardiovascular Suporte Avançado de Vida (ACLS) é alcançar o melhor resultado possível para os indivíduos que estão experimentando um evento de risco a vida. Sobre o protocolo de ressuscitação cardiopulmonar considere as afirmativas a seguir:
I - As compressões devem ser entregues para adultos, a uma profundidade entre 2 a 2,4 polegadas (5 a 6cm), porque compressões a profundidades maiores podem resultar em lesão para os órgãos vitais, sem aumentar a probabilidade de sobrevivência. II – Indivíduo com uma via aérea avançada, deve receber compressões torácicas ininterruptas com ventilação a ser realizada uma a cada seis segundos. III – A aspiração é um componente essencial de manutenção de vias aéreas, deve-se aspirar as vias respiratórias imediatamente se houver secreção abundante, sangue ou vômito. As tentativas de sucção não devem ser superiores a 30 segundos. IV – Se um fármaco é administrado durante a RCP por via endovenosa periférica deve-se administrar a infusão em bolus (a menos que indicado de outra forma), e em seguida lavar a via com 20ml de soro fisiológico 0,9% para o fármaco atingir a circulação central mais rápidamente.

Assinale a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q1336606 Enfermagem
A inserção de um cateter venoso periférico sobre agulha na rede venosa de um paciente é o procedimento mais realizado pelos profissionais de enfermagem. Embora pareça um procedimento simples, é preciso lembrar que o cateter rompe nossa barreira de proteção natural (a pele) e invade a rede venosa do paciente. Sendo assim, há várias medidas de prevenção de complicações que devemos seguir ao realizar está técnica. Assinale a alternativa INCORRETA:
Alternativas
Q1336607 Enfermagem
As prioridades de avaliação e tratamento de lesões nas crianças são as mesmas dos adultos. Entretanto, as características anatômicas e fisiológicas singulares da infância são associadas a diferentes mecanismos de trauma, produzindo padrões distintos de lesão. Por exemplo, os traumatismos fechados mais graves são os que envolvem o cérebro. Consequentemente, apnéia, hipoventilação e hipóxia são cinco vezes mais frequentes que a hipovolemia com hipotensão em crianças gravemente traumatizadas. Assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas
Q1336608 Enfermagem
A Portaria nº 2048/GM/MS, de 05 de novembro de 2002, que regulamenta tecnicamente as urgências e emergências aprova o Regulamento Técnico dos Sistemas Estaduais de Urgência e Emergência, estabelecendo os princípios e diretrizes dos Sistemas Estaduais de Urgência e Emergência, as normas e critérios de funcionamento, classificação e cadastramento de serviços e envolve temas como a elaboração dos Planos Estaduais de Atendimento às Urgências e Emergências, Regulação Médica das Urgências e Emergências, atendimento préhospitalar, atendimento pré-hospitalar móvel, atendimento hospitalar, transporte inter-hospitalar e ainda a criação de Núcleos de Educação em Urgências e proposição de grades curriculares para capacitação de recursos humanos da área. A portaria ainda classifica os tipos de veículos para atendimento e transporte de pacientes. De acordo com a classificação dos veículos destinados a transportes de pacientes, assinale a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q1336609 Enfermagem
O traumatismo crânio encefálico (TCE) é qualquer lesão decorrente de um trauma externo, que geralmente tem como consequência alterações anatômicas do crânio, como fratura ou laceração do couro cabeludo, bem como o comprometimento funcional das meninges, encéfalo ou seus vasos, resultando em alterações cerebrais momentâneas ou permanentes, de natureza cognitiva ou funcional. A causa do TCE está relacionada a traumas decorrentes de causas externas, como por exemplo: acidentes automobilísticos, arma de fogo, armas brancas, violência doméstica, acidentes ocorridos durante a realização de esportes e quedas de própria altura. Hoje em dia é notável que este trauma está relacionado como uma problemática de saúde pública, incapacitando ou levando à morte muitas pessoas. Sobre o TCE, assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q1336610 Enfermagem
Ao prestar assistência os profissionais de saúde estão constantemente expostos a vários riscos durante a execução de suas atividades, principalmente por manusear diretamente o sangue e fluidos corporais de pacientes. O uso de Equipamento de Proteção Individual (EPI) é fundamental para uma prática segura em serviços de assistência à saúde. Entretanto, esta segurança se efetivará não apenas pela adoção destes equipamentos, mas pela forma como são utilizados, incluindo os processos de descontaminação, rotinas de troca, dentre outros. Qual é a norma regulamentadora que estabelece as diretrizes básicas para a implementação de medidas de proteção à segurança e à saúde dos trabalhadores dos serviços de saúde, bem como daqueles que exercem atividades de promoção e assistência à saúde em geral.
Alternativas
Q1336611 Enfermagem
A “Regra dos Nove” é uma regra prática e útil para determinar a extensão da queimadura. O corpo de um adulto é dividido em regiões anatômicas que representam 9%, ou múltiplos de 9%, da superfície corporal total. A área de superfície corporal (ASC) da criança é consideravelmente diferente daquela do adulto. Na criança, a cabeça corresponde a uma porcentagem maior e os membros inferiores a uma porcentagem menor do que no adulto. Um adulto com queimadura em face, tórax e abdome frente e MMSS frente, possui quantos por centos da superfície corporal queimada? Assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas
Respostas
1: B
2: A
3: D
4: C
5: C
6: B
7: D
8: B
9: B