Questões de Concurso Público Prefeitura de Jaguapitã - PR 2020 para Enfermeiro
Foram encontradas 16 questões
“...processo de interpretação e agrupamento dos dados coletados na primeira etapa, que culmina com a tomada de decisão sobre os conceitos diagnósticos de enfermagem que representam, com mais exatidão, as respostas da pessoa, família ou coletividade humana em um dado momento do processo saúde e doença; e que constituem a base para a seleção das ações ou intervenções com as quais se objetiva alcançar os resultados esperados.”.
I. O Componente pode se referir a atendimento primário quando o pedido de socorro for oriundo de um cidadão. II. O Componente pode se referir a atendimento secundário quando a solicitação partir de um serviço de saúde no qual o paciente já tenha recebido o primeiro atendimento necessário à estabilização do quadro de urgência apresentado, mas que necessita ser conduzido a outro serviço de maior complexidade para a continuidade do tratamento.
( ) Inexistência de Unidade Básica de Saúde cadastrada para o trabalho das equipes. ( ) Ausência, por um período superior a 60 dias, de qualquer um dos profissionais que compõem as equipes, com exceção dos períodos em que a contratação de profissionais esteja impedida por legislação específica. ( ) Descumprimento da carga horária mínima prevista para os profissionais das equipes. ( ) Ausência de alimentação de dados no sistema de informação definidos pelo Ministério da saúde que comprovem o início de suas atividades.
Assinale a alternativa CORRETA, sendo V (verdadeiro) e F (falso):
( ) Planejar, organizar, coordenar, executar e avaliar os serviços da assistência de enfermagem. ( ) Prescrição da assistência de enfermagem. ( ) Prestar consultoria, auditoria e emissão de parecer sobre matéria médica clínica e cirúrgica. ( ) Realizar consulta de enfermagem. ( ) Prevenção e controle sistemático da infecção hospitalar e de doenças transmissíveis em geral.
Assinale a alternativa CORRETA, sendo V (verdadeiro) e F (falso):
Leia as opções abaixo e realize a somatória dos itens corretos.
1. Lesão de coluna por hiperextensão = 4 pontos 2. Contusão miocárdica = 4 pontos 3. Lesão de baço ou fígado = 4 pontos 4. Entorse contralateral do pescoço = 4 pontos 5. Fratura da coluna cervical = 4 pontos
Assinale a alternativa CORRETA para a somatória
O texto está relacionado a:
I. A classificação Manchester Vermelho corresponde ao atendimento emergente e a avaliação médica deve ser imediata enquanto a classificação Manchester Laranja corresponde ao atendimento muito urgente e a avaliação médica deve ocorrer em até 10 minutos. II. A classificação Manchester Amarelo corresponde ao atendimento pouco urgente e a avaliação médica deve ocorrer em até 60 minutos enquanto a classificação Manchester Verde corresponde ao atendimento não urgente e a avaliação médica deve ocorrer em até 120 minutos.
Leia a notícia:
Enfermeira contaminada com vírus HIV receberá R$ 500 mil
Em 8 de fevereiro de 2008, a enfermeira, no desempenho de suas funções, tentava desobstruir a veia de uma paciente quando por acidente furou o dedo com uma seringa resultando em sangramento. No mesmo dia foi realizado exame, dando negativo como tantos outros realizados por ela antes do acidente. Porém, ao repetir o exame em 22 de setembro do mesmo ano, a surpresa: deu positivo para o HIV. Justiça do Trabalho - Tribunal Superior do Trabalho (http://www.tst.jus.br/noticias/-/asset_ publisher/89Dk/content/enfermeira-contaminadacom-virus-hiv-recebera-r-500-mil) 13/nov/2013
Sobre risco ocupacional relacionado à exposição de agentes biológicos, observe as afirmativas abaixo e marque a CORRETA quanto ao tipo de exposição frequente para os vírus HIV, HBV e HCV.
I. Exposições percutâneas são lesões provocadas por instrumentos perfurantes e/ou cortantes.
II. Exposições em mucosas são aquelas em que há contato com pele com dermatite, feridas abertas, e, mordeduras humanas quando envolverem presença de sangue.
III. Exposições em pele não-integra são aquelas em
que há respingos em olhos, nariz, boca e genitália.
I. A administração de vacinas por via parenteral não requer paramentação especial para a sua execução. A exceção se dá quando o vacinador apresenta lesões abertas com soluções de continuidade nas mãos. Excepcionalmente nesta situação, orienta-se a utilização de luvas, a fim de se evitar contaminação tanto do imunobiológico quanto do usuário. II. Para a administração de vacinas, não é recomendada a assepsia da pele do usuário. Somente quando houver sujidade perceptível, a pele deve ser limpa utilizando-se água e sabão ou álcool a 70%, no caso de vacinação extramuros e em ambiente hospitalar.
Paciente feminino, 42 anos, comparece ao pronto socorro com queixa de cefaleia, visão turva, boca seca e palpitações. Apresenta sudorese intensa e espasmos em MMSS e MMII. Acompanhante não sabe relatar antecedentes prévios. Realizada gasometria que indica os seguintes valores: pH= 7,54; pCO2 = 31 mmHg; HCO3- = 24 mEq/ l. Com base nestes resultados, observe as afirmativas a seguir e marque a resposta CORRETA com relação ao distúrbio respiratório identificado.
( ) Afeta a epiderme, a derme e estruturas profundas. ( ) Apresenta vermelhidão, dor, edema e descama em 4 a 6 dias. ( ) É indolor e existe a presença de placa esbranquiçada ou enegrecida. ( ) Possui textura coreácea e não reepiteliza (necessita de enxertia de pele). ( ) Afeta a epiderme e parte da derme, forma bolhas ou flictenas.
Assinale a alternativa CORRETA, sendo V (verdadeiro) e F (falso):
I. Participar da escolha da via de administração da nutrição enteral em consonância com o médico responsável pelo atendimento ao paciente e a equipe multidisciplinar de terapia nutricional. II. Garantir que a administração da nutrição enteral seja realizada no prazo estabelecido, recomendando-se a utilização de Bomba de infusão.
( ) O Grau 1 é respectivo ao paciente consciente com ausculta pulmonar com estertores de leve até moderada intensidade e a conduta adequada é tranquilizar e orientar o paciente. ( ) O Grau 3 é respectivo ao paciente consciente, com edema agudo de pulmão sem hipotensão e a conduta adequada é a oferta de oxigenoterapia em baixo fluxo e transportar ao hospital. ( ) O Grau 4 é respectivo ao paciente consciente apresentando edema agudo de pulmão com hipotensão e a conduta adequada é oferecer oxigenoterapia em alto fluxo (por máscara facial ou via aérea avançada), reposição volêmica, considerando infusão de droga vasoativa e transportar ao hospital. ( ) O Grau 5 é respectivo ao paciente inconsciente, em parada cardiorrespiratória. A conduta adequada é prestar atendimento conforme Protocolo de Parada Cardiorrespiratória em Suporte Avançado de Vida. ( ) O Grau 6 é respectivo ao paciente inconsciente, em parada cardiorrespiratória. A conduta adequada é prestar atendimento conforme Protocolo de Parada Cardiorrespiratória em Suporte Avançado de Vida.