Questões de Concurso Público SES-RS 2022 para Biomédico, Edital nº 19
Foram encontradas 22 questões
I - As enzimas cardíacas troponina I, T e C são consideradas marcadores padrão-ouro para o diagnóstico do infarto agudo do miocárdio, pois são enzimas específicas do músculo cardíaco.
II - A enzima creatinocinase (CK) é um marcador sensível de IAM, apresentando resultados falso-positivos em pacientes com doença muscular, intoxicação por álcool, trauma musculoesquelético, exercício vigoroso, convulsões, injeções intramusculares e embolia pulmonar.
III - A enzima CK-MB é um marcador mais específico do que a CK total, pois é encontrada em menor quantidade em outros tecidos que não o músculo cardíaco. Entretanto, é menos sensível e específica do que a troponina para o diagnóstico de IAM.
Quais estão corretas?
I - A glicemia e HbA1c são exames utilizados para o diagnóstico e monitoramento do diabetes e, neste caso, o valor da glicemia indica que o paciente é diabético e a HbA1c indica que o paciente apresenta um bom controle do nível glicêmico.
II - O rastreamento para a doença renal do diabetes deve ser realizado em pacientes com diabetes tipo 2 logo após o diagnóstico. Para o rastreamento, deve-se usar a estimativa da taxa de filtração glomerular (eTFG) e a excreção urinária de albumina na urina (EUA).
III - Os níveis de colesterol total, colesterol HDL e triglicerídeos estão alterados. O colesterol LDL pode ser estimado através da fórmula de Martin, e o perfil lipídico pode ser realizado com ou sem jejum de 12 horas de acordo com a prescrição médica.
IV - A estimativa do colesterol LDL pela fórmula de Martin possibilita o cálculo para indivíduos com triglicerídeos acima de 400 mg/dL e utiliza diferentes divisores para o valor de triglicerídeos, que é ajustável, ao invés de um valor fixo, o que possibilita valores mais precisos.
Quais estão corretas?
Hemoglobina: 7,6 g/dL Leucócitos: 48.500/µL, sendo 3% de neutrófilos segmentados, 8% de monócitos e 89% de blastos Plaquetas: 18.000/µL Para investigar a possibilidade de um quadro leucêmico, foi coletada uma amostra de medula óssea para realização de imunofenotipagem por citometria de fluxo, com os seguintes resultados: Presença de população clonal que expressa cCD79a, CD19, CD10, CD20, CD38, CD34, HLA-DR, CD45 e TdT.
Estes resultados são compatíveis com
( ) anemia ferropriva ( ) anemia de doença crônica ( ) traço talassêmico beta ( ) talassemia beta maior
A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é
IS481 - positivo IS1001 - negativo
Com base nesses resultados, marque a alternativa que apresenta o agente etiológico identificado.
Com base nesse resultado, qual o procedimento mais adequado a ser realizado pelo laboratorista?
I - É obrigatória a realização de exames laboratoriais de alta sensibilidade a cada doação, para detecção de marcadores para sífilis, doença de Chagas, hepatite B, hepatite C, HIV e HTLV I e II.
II - No Brasil, de acordo com a legislação, é permitida a realização de pool de amostras para a pesquisa de hepatite C (HCV) e HIV, por exemplo, desde que seja empregada a metodologia do teste do Ácido Nucleico (NAT).
III - As amostras de doadores com resultado NAT HIV e/ou HCV negativo em pool e teste sorológico positivo ou inconclusivo serão testadas individualmente pelo teste NAT.
IV - De acordo com a legislação brasileira, é permitida a realização de pool de amostras para a pesquisa de HCV e HIV, por exemplo, quando realizados testes sorológicos.
Quais estão corretas?
Leucócitos totais: 250 leucócitos/µL - predomínio de células mononucleadas Glicose: 70 mg/dL Proteínas totais: 100 mg/dL
Diante desses achados laboratoriais, a principal suspeita é
I - O Biomédico registrado no Conselho Regional de Biomedicina, habilitado em Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), prestará atendimento, incluindo supervisão, chefia, ainda compondo serviços de equipes de saúde em Universidades Públicas ou Privadas e em Unidades de atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS) em todos os níveis de complexidade.
II - O Biomédico deverá comprovar, perante o Conselho Regional de sua jurisdição, a certificação de conhecimento e será habilitado, dentre as diversas práticas reconhecidas pelo Ministério da Saúde, nas que observarem carga horária mínima, devidamente determinada pelo Conselho Federal de Biomedicina.
III - Para registro da atividade do Profissional Biomédico nas Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), a carga horária mínima deverá ser de 200 horas para a atuação na Acupuntura, Fitoterapia e Terapia Comunitária Integrativa.
Quais estão corretas?
I - Ser Responsável Técnico por empresas especializadas na prestação de serviço de controle de vetores e pragas urbanas, desde que tenha conhecimento didático, prático e treinamento específico na área.
II - Atuar na área de imagenologia, radiologia, biofísica, instrumentação médica que compõe o diagnóstico por imagem e terapia, operando equipamentos, criando e definindo protocolos de exames, no processamento de imagens e na emissão dos respectivos laudos.
III - Atuar como auditor em procedimentos técnicos, científicos, contábeis, financeiros e patrimoniais praticados por pessoas físicas e jurídicas no âmbito do SUS, por meio da realização de auditorias analíticas, operativas, de gestão e especiais.
Quais estão corretas?