Questões de Concurso Público TRT - 18ª Região (GO) 2008 para Engenheiro - Analista Judiciário

Foram encontradas 28 questões

Q26455 Engenharia Civil
Uma técnica de construção de arcos em pedra ou concreto consiste em lançar uma corrente ou corda entre dois pontos que, sob ação da gravidade, forma uma curva, conforme a figura abaixo, que, devidamente medida e copiada para um gabarito, é caracterizada por fornecer a maior resistência possível e reduzir o consumo de material ao máximo.
Imagem 001.jpg
Trata-se da curva
Alternativas
Q26456 Engenharia Civil
As figuras abaixo representam duas treliças de madeira que possuem as mesmas dimensões gerais, utilizam os mesmos tipos de materiais e estão sujeitas à mesma carga útil (q). O peso próprio deve ser desconsiderado.

Imagem 002.jpg
Com base nos dados acima, é correto afirmar que
Alternativas
Q26457 Engenharia Civil
Um projeto de viga isostática, em concreto armado, receberá carga gravitacional estática, uniformemente distribuída, conforme diagrama de esforços abaixo representado. Uma outra figura representa um corte transversal passando pelo ponto médio do comprimento da viga, indicando a altura final de projeto da peça, sem recobrimento, e duas posições de barras de aço. 


                                                             Imagem associada para resolução da questão

Com relação a esses dados, analise:

I. as tensões Imagem associada para resolução da questão podem ser estimadas por meio do quociente entre 5 kN.m/0,60 m/2.

II. o valor 5 kN.m refere-se ao ponto de máximo (em módulo) de um diagrama de momento fletor.

III. quando calculados, os valores Imagem associada para resolução da questão representarão as tensões máximas de força cortante possíveis.

É correto o que consta em

Alternativas
Q26458 Engenharia Civil
Em uma reforma, o proprietário solicitou ao engenheiro que retirasse um dos quatro pilares (numerados de I a IV) que ajudava a sustentar a viga do andar térreo de um sobrado. Trata-se de uma viga externa, na frente do imóvel, sendo que todos os pilares que a sustentam têm dimensões mínimas 20 cm ? 20 cm e não possuem continuidade para o andar superior. Todos os pilares são sustentados por sapatas isoladas, centralizadas ao eixo de cada pilar. A carga sobre a viga é considerada estática e uniforme.

De acordo com os dados apresentados, os gráficos de momento fletor, antes e depois da retirada do pilar, são corretamente representados, respectivamente, por
Alternativas
Q26459 Engenharia Civil
Considere que as duas vigas abaixo representadas foram construídas com treliças planas, sujeitas ao mesmo carregamento "q". Além disso, podem ser visualizados os respectivos cortes AA e BB, indicando as tensões que podem atuar nas barras superior (?s), inferior (?i) e transversal (?t).

Considere, ainda, que ? é positiva (+) se a força for de tração e negativa (?) se for de compressão.
Imagem 008.jpg
Assim, de acordo com a disposição das barras de cada treliça e com o carregamento apresentado, a associação correta ocorre em:
Imagem 010.jpg
Alternativas
Q26460 Engenharia Civil
No que concerne à topografia, considere:

I. Com o uso de uma Estação Total pode-se eliminar a utilização de um nível ótico, nas tarefas de nivelamento de precisão, como o nivelamento de instalações de máquinas e equipamentos em superfícies e bases de concreto.

II. Em obras onde a movimentação de solos é o principal foco, como a construção de estradas, as medições de solo devem ser realizadas por equipes de topografia, por meio de técnicas precisas, como a clinagem de taludes ou a transferência irradiada do datum local.

III. Em uma curva horizontal a 90?, que deve ser locada em uma estrada, cuja velocidade de projeto da estrada está acima de 90 km/hora, deve-se locar, antes e depois da curva, como uma clotóide ou lemniscata, associada às respectivas inclinações de sobreelevação.

IV. Os pontos que compõem uma poligonal principal de uma estrada, na altura do ponto médio do greide, são obrigatoriamente chamados de datum, que são pontos topográficos que devem ser homologados e registrados no IMPE.

É correto o que consta em
Alternativas
Q26461 Engenharia Civil
Para a escavação de um talude, a equipe de topografia mediu, no solo natural, e concluiu que deveriam ser retirados 1.500 mImagem 016.jpg de solo. Os caminhões a serem utilizados têm volume interno de 10 mImagem 017.jpg . Esse talude, porém, é composto por 30% de uma faixa de argila e 70% de uma faixa de silte. Os índices de empolamento para a argila e o silte são, respectivamente, iguais a 1,20 e 1,10. Com esses dados, o número de viagens de caminhão será de, no mínimo,
Alternativas
Q26462 Engenharia Civil
Com relação aos tipos mais comuns de vidros utilizados na construção civil, analise:

I. Um vidro de segurança balístico deve, necessariamente, ser composto de lâminas de vidro e películas plásticas alternadas, na quantidade e espessuras adequadas para a proteção contra determinado tipo de disparo de arma de fogo.

II. Um vidro laminado é um conjunto de, pelo menos, dois vidros comuns que são justapostos e temperados ao mesmo tempo, sofrendo uma soldagem natural que diminui ao máximo as tensões residuais.

III. Os vidros que podem ser cortados para ajustes durante as instalações em caixilhos são os vidros planos comuns e os laminados; ao contrário, os vidros que não podem ser cortados são os vidros temperado e o aramado.

É correto o que consta em
Alternativas
Q26464 Engenharia Civil
Durante o dimensionamento de uma viga contínua de concreto armado, cuja sessão geométrica é uniforme e as cargas são constantes, obteve-se um gráfico de esforços internos solicitantes, como o que é abaixo representado. Com base nesse gráfico, o calculista desenvolveu, para cada uma das sessões marcadas de I a VI, oito distribuições de armação de aço possíveis. Após os cálculos, ele passou a verificar suas armações à luz das normas e dos procedimentos técnicos mais adequados, levando em consideração economia, resistência e adequação técnica.
Imagem 018.jpg
Para cada uma das sessões do gráfico, identificadas de I a VI, são respectivamente corretas as distribuições de aço apresentadas em
Imagem 019.jpg
Alternativas
Q26465 Engenharia Civil
Durante as obras de reforma de um determinado órgão público, parte da edificação permaneceu em uso normal aos servidores e outra ficou restrita a pessoas não autorizadas e que não portem os EPI's exigidos pelas normas técnicas. Essa área foi devidamente identificada e isolada e avisos das regras foram espalhados pelo local. As obras ocorriam atrás de um tapume de altura de 2,20 m que isolava a visão das atividades de construção, mas não isolava do barulho e de vapores provenientes de determinados produtos utilizados nas construções.

Por conta dos ruídos causados pela obra, um servidor adentrou a área restrita, para localizar e informar ao engenheiro responsável que o barulho o estava incomodando, sem portar EPI's ou ter sido autorizado. Como a obra era interna ao edifício, o acesso não contava com guarita ou vigia, além de não contar com EPI´s destinados a visitantes.

Diante do exposto, é INCORRETO afirmar:
Alternativas
Q26466 Engenharia Civil
Um edifício projetado para 12 andares e 2 subsolos será construído em uma antiga área residencial, caracterizada por conter apenas casas antigas, de alvenaria auto-portante e fundações diretas do tipo alicerce. Alguns poucos prédios baixos também compõem o bairro, mas contam, também, com fundações diretas do tipo sapata ou radier.

Para o novo edifício, optou-se por escavar toda a área do subsolo, contendo os taludes por meio de cortina composta de vigas de aço e pranchas justapostas de madeira. A água do solo, abundante no local, foi retirada por bombeamento contínuo. A figura abaixo representa a caracterização geral do local e um corte do terreno.
Imagem 025.jpg

No início dos trabalhos, vizinhos passaram a reclamar de fissuras em suas residências. Semanas de trabalho depois, várias casas em um raio de até um quarteirão do eixo da obra passaram a apresentar rachaduras, deslocamentos, recalques diferenciados, entre outros problemas. Alguns moradores precisaram ser retirados de seus imóveis e alojados em hotéis da região. Com relação ao caso exposto, analise:

I. Os problemas descritos foram causados pela exsudação excessiva da camada de argila orgânica, em função do bombeamento contínuo das obras do subsolo associado à compressão gerada pelo peso da camada de silte arenoso e das edificações apoiadas sobre ela.

II. Para prevenir problemas com os vizinhos, a solução mais barata é a injeção de nata de cimento por todo o solo da obra e no solo das edificações vizinhas, antes do início das escavações, assegurando que toda a camada de argila orgânica seja atingida pela nata.

III. Para que se evitem os danos aos vizinhos, a solução mais rápida é o pré-carregamento de solo no local do futuro edifício, sem a drenagem, fazendo com que as partículas de solo se aproximem, compactando o solo tanto verticalmente quanto horizontalmente, gerando segurança às edificações vizinhas e solo resistente para as futuras escavações.

É correto o que consta em
Alternativas
Q26467 Engenharia Civil
Em determinada obra, um córrego que passava ao fundo da futura edificação precisou ser canalizado. O método escolhido foi a escavação para alargamento da calha e posterior contenção dos taludes com gabiões. Entre os gabiões e o solo a ser contido foi instalada uma camada vertical de areia para servir de dreno. O leito do córrego foi coberto com uma camada de rachão. O solo das escavações foi caracterizado como silte argilo-arenoso. Depois de passados alguns meses da conclusão da canalização, os gabiões passaram a se deformar e a afundar; o solo que era contido por eles também começou a ceder, causando recalques e acomodações acentuados no solo, produzindo deslocamentos e rachaduras na estrutura do maciço. O regime do córrego é considerado laminar ao longo de ano, sofrendo, apenas, aumento do volume de água no período de cheia. Com relação ao exposto, analise:

I. A não aplicação de geotêxteis atrás dos gabiões, associada à execução de drenos de areia, resulta em grande percolação de água através da contenção e o conseqüente transporte de finos dos solos, gerando os recalques e os deslocamentos.

II. O grande volume dos gabiões e sua alta densidade geram sobrepeso nos solos onde são instalados, causando os recalques citados, principalmente em solos do tipo silte argilo-arenosos, considerados colapsíveis e impermeáveis.

III. O regime laminar causa grande arrasto de materiais particulados do fundo do córrego e gera sobrepressão excessiva nas paredes de gabiões, que se deformam em função da parede de drenos de areia ser compressível.

É correto o que consta APENAS em
Alternativas
Q26468 Engenharia Civil
Sobre a normalização de Saúde e Segurança no Trabalho, é correto afirmar:
Alternativas
Q26469 Engenharia Civil
Um concreto auto-adensável é
Alternativas
Q26470 Engenharia Civil
Zonas ribeirinhas são suscetíveis à inundações devido às freqüentes cheias promovidas pelo transbordo de rios. Em função das inundações, várias áreas sofrem erosões que acabam por comprometer ruas e áreas públicas. Com o propósito de conter as inundações, obras, como a construção de estação de bombeamento e um reservatório para armazenar a água pluvial de toda a região, deverão ser realizadas. Observa-se, em alguns casos, a existência de taludes junto às vias públicas sujeitas a deslizamento. Uma forma de tratamento, nesses casos, é promover
Alternativas
Q26471 Engenharia Civil
Quando o proprietário gerencia os recursos e contrata profissionais para a gerência técnica e administrativa da obra, podendo adotar soluções distintas para obras de pequeno e grande porte, trata-se do tipo de administração
Alternativas
Q26472 Engenharia Civil
Durante a execução da locação da obra utiliza-se, para marcação de obra, uma tábua corrida pintada com tinta branca. Além disso, serão utilizados
Alternativas
Q26473 Engenharia Civil
Para emissão da "Carta de Habite-se", as exigências a serem cumpridas, dentre outras, são:
Alternativas
Q26474 Engenharia Civil
Ao levantar paredes com blocos cerâmicos, deve-se verificar o nivelamento e o prumo da parede
Alternativas
Q26475 Engenharia Civil
Quanto ao conceito de perdas, analise:

I. Relacionadas com a sincronização e o nivelamento do fluxo de materiais e com as atividades dos trabalhadores, podem envolver tanto perdas de mão- de-obra quanto de equipamentos, como, por exemplo, paradas nos serviços originadas por falta de disponibilidade de equipamentos ou de materiais.

II. Estão associadas ao manuseio excessivo ou inadequado dos materiais e componentes em função de má programação das atividades ou de layout ineficiente, como tempo excessivo despendido em movimentação devido às grandes distâncias entre estoques e o guincho, quebra de materiais devido ao seu duplo manuseio ou ao uso de equipamento de transporte inadequado.

III. Associadas à existência de estoques excessivos, em função da programação inadequada na entrega dos materiais ou de erros de orçamento, podendo gerar situações de falta de locais adequados para a deposição dos estoques/materiais. Também decorrem da falta de cuidados no armazenamento dos materiais. Podem resultar tanto em perdas de materiais quanto de capital.

IV. Decorrem da utilização de um material de valor ou características de desempenho superiores ao especificado, tais como: utilização de argamassa com traços de maior resistência que a especificada, utilização de tijolos maciços no lugar de blocos cerâmicos furados. As descrições apresentadas, referem-se, respectivamente, a perdas
Alternativas
Respostas
1: E
2: A
3: E
4: E
5: B
6: E
7: D
8: C
9: C
10: D
11: B
12: D
13: E
14: C
15: A
16: B
17: C
18: D
19: A
20: E