Questões de Concurso Público TJ-AP 2014 para Analista Judiciário - Área Apoio Especializado - Medicina, Psiquiatria

Foram encontradas 28 questões

Q1646021 Psiquiatria
MHA, 58 anos, iniciou há 3 semanas uso de L-Triptofano, com aumento gradativo da dose nesse período, com o fim de tratar seu distúrbio do sono. Não fez uso de outras medicações no último semestre. Não há história de uso de álcool e drogas ilícitas. Há 2 dias, deu entrada no pronto-socorro apresentando diarreia, febre, tremores, agitação psicomotora, taquicardia, hipertensão, midríase, convulsões. Foram descartados focos infecciosos. O principal diagnóstico sindrômico para o quadro apresentado é Síndrome
Alternativas
Q1646022 Psiquiatria
O principal distúrbio médico comórbido com a Síndrome das Pernas Inquietas é a
Alternativas
Q1646023 Psiquiatria
Três dos diagnósticos diferenciais para os transtornos de despertar do sono não REM são o transtorno do pesadelo, o transtorno comportamental do sono REM e as convulsões relacionadas ao sono. A correta diferenciação entre eles é que
Alternativas
Q1646024 Psiquiatria
O medicamento que apresenta maior risco de evento adverso grave em associação com inibidores da monoaminoxidase (IMAOs) é
Alternativas
Q1646025 Psiquiatria
Quanto ao tratamento farmacológico da demência na doença de Alzheimer, é INCORRETO afirmar:
Alternativas
Q1646026 Psiquiatria
O DSM-5 separa as características diagnósticas do Transtorno Neurocognitivo maior ou leve com corpos de Lewy (TNCCL) em centrais e sugestivas. Constitui característica sugestiva de TNCCL:
Alternativas
Q1646027 Psiquiatria
Considerando as mudanças realizadas no DSM-5, em comparação ao DSM-IV-TR, está INCORRETO afirmar que no DSM-5
Alternativas
Q1646028 Psiquiatria
DWA, 67 anos, começou a apresentar fadiga, ansiedade, problema com apetite e sono e dificuldades de concentração. Após várias semanas, esses sintomas foram seguidos de falta de coordenação, visão alterada, movimentos anormais (mioclônicos), além de demência de rápida progressão. O transtorno neurocognitivo maior descrito é devido à doença de
Alternativas
Q1646029 Psiquiatria

Considere o texto a seguir.


É uma explicação cultural para sofrimento e azar prevalente entre alguns latinos nos Estados Unidos e entre pessoas no México, na América Central e na América do Sul. É um mal atribuído a um evento estressante intenso que faz a alma deixar o corpo e resulta em infelicidade e doença, bem como em dificuldades de funcionamento em papéis sociais importantes. Entre os sintomas relatados com frequência estão perturbações do apetite, sono inadequado ou excessivo, sono ou sonhos agitados, sentimentos de tristeza, desvalia ou sujeira, sensibilidade interpessoal e falta de motivação para fazer as coisas.


A síndrome relacionada à cultura que melhor caracteriza a descrição é a de

Alternativas
Q1646030 Psiquiatria

Considere as afirmativas abaixo.


I. Transtorno Psicótico Breve apresenta delírios e alucinações, acompanhado de discurso e comportamento desorganizado pelo período entre 1 a 30 dias com retorno ao funcionamento pré-mórbido.

II. Folie à Deux é o desenvolvimento de um delírio, com conteúdo similar, em um individuo no contexto de um estreito relacionamento com outra pessoa com um delírio já estabelecido.

III. Transtorno Esquizoafetivo apresenta constantemente sintomas expressivos de humor caracterizando Episódio Depressivo Maior, Episódio Misto ou Episódio Maníaco concomitantemente com os sintomas de delírio ou alucinações. Os sintomas psicóticos não ocorrem na ausência dos sintomas de humor.

IV. Transtorno delirante se caracteriza pela presença de delírios bizarros com duração mínima de 6 meses.


Segundo o DSM-IV-TR, está correto o que se afirma APENAS em

Alternativas
Q1646031 Psiquiatria
A hiperpirexia maligna pode ocorrer na interação medicamentosa do lítio com
Alternativas
Q1646032 Psiquiatria

Considere a descrição a seguir.


Sintomas físicos compatíveis e originalmente decorrentes de transtorno, doença ou incapacidade física confirmada que se torna exagerada ou prolongada devido ao estado psicológico do paciente. A síndrome de comportamento de chamar a atenção (histriônico) desenvolve-se, a qual pode também conter queixas adicionais inespecíficas que não são de origem física. O paciente geralmente está angustiado por essa dor ou incapacidade, e com frequência, está preocupado com inquietações as quais podem ser justificadas sobre a possibilidade de uma incapacidade ou dor prolongada ou progressiva. Um fator motivante pode ser a insatisfação com o resultado do tratamento ou investigação diagnóstica.


Essa descrição corresponde, segundo a CID-10, ao diagnóstico de

Alternativas
Q1646033 Psiquiatria

Considere a descrição a seguir:


Indivíduos que se apresentam lentos no desenvolvimento da compreensão e uso da linguagem, com limitações neste aspecto do desenvolvimento, acompanhado de dificuldade de aquisição das habilidades motoras e cuidados pessoais, necessitando de supervisão a vida toda. Além de progresso escolar muito limitado, conseguindo apenas em alguns casos o desenvolvimento de habilidades básicas para leitura, escrita e cálculo. Como adultos conseguem apenas fazer trabalhos práticos simples, se as tarefas forem estruturadas e com supervisão. Entretanto são em geral fisicamente ativas e a maioria mostra evidencia de desenvolvimento social na sua capacidade de estabelecer contato, comunicar-se e engajar em atividades sociais simples.


Segundo a CID-10, esta descrição corresponde ao diagnóstico de Retardo Mental

Alternativas
Q1646034 Psiquiatria

Em atendimento regular no consultório do Tribunal, compareceu o filho de 10 anos do servidor público, apresentando fala caracterizada por frequente repetição ou prolongamento de sons, sílabas e palavras, e ainda frequentes hesitações ou pausas que rompiam o fluxo rítmico da fala. Além disso, a criança manifestava movimentos associados da face e das mãos, que coincidiam no tempo com as repetições e prolongamentos da fala.


O provável diagnóstico, segundo a CID-10, é de

Alternativas
Q1646035 Psiquiatria
C.M., 47 anos, servidora do Tribunal há 7 anos, em consulta agendada com o médico psiquiatra, queixa-se de desejo quase incontrolável de mover pernas ou braços, associado a sensações desconfortáveis descritas como arrepios, formigamento e coceira. Faz movimentos frequentes dos membros para aliviar as sensações, mas os sintomas pioram à tarde e à noite, quando está em casa, descansando. Relata que consegue aliviar os sintomas com os movimentos, mas o alívio é temporário. O provável diagnóstico para a servidora, segundo o DSM-IV-TR, é de
Alternativas
Q1646036 Psiquiatria
Segundo DSM-IV-TR, NÃO são sinais e sintomas de intoxicação por inalantes,
Alternativas
Q1646037 Psiquiatria
Segundo DSM-IV-TR, NÃO são sinais e sintomas de intoxicação por anfetamina
Alternativas
Q1646038 Psiquiatria
Na avaliação, o paciente apresenta um padrão global de grandiosidade (em fantasia ou comportamento), necessidade de admiração e falta de empatia, que se manifesta no início da vida adulta e está presente em uma variedade de contextos. Apresenta um sentimento grandioso acerca da própria importância, crença de ser especial e único, devendo se associar a outras pessoas e instituições especiais e únicas, se mostra explorador em relacionamentos interpessoais, e acredita ser alvo de inveja alheia. Essa descrição sugere, segundo o DSM-IV-TR, que o paciente seja portador de transtorno de personalidade
Alternativas
Q1646039 Psiquiatria

Em relação aos especificadores de cursos propostos pelo DSM-IV-TR para dependência de substância, considere:


I. Remissão parcial completa − pelo período mínimo de 1 mês, porém inferior a 12 meses, nenhum critério para Dependência ou Abuso foi satisfeito.

II. Remissão parcial inicial − pelo período mínimo de 1 mês mas inferior a 6 meses, pelo menos 1 dos critérios para Abuso ou Dependência foi satisfeito.

III. Remissão completa mantida − nenhum dos critérios para Dependência ou Abuso foi satisfeito por um período de mais de 12 meses.

IV. Remissão parcial mantida − pelo menos 1 dos critérios para Abuso ou Dependência foi satisfeito pelo período de 6 a 12 meses.


Está correto o que se afirma APENAS em

Alternativas
Q1646040 Psiquiatria
Paciente apresenta preocupação excessiva com defeito na aparência, na qual apesar da anomalia física estar presente, a preocupação é acentuadamente excessiva, causando sofrimento clinicamente significativo e prejuízo do funcionamento social. Essa descrição corresponde, segundo o DSM-IV-TR,
Alternativas
Respostas
1: A
2: D
3: C
4: E
5: D
6: A
7: C
8: B
9: E
10: B
11: A
12: E
13: C
14: D
15: E
16: B
17: E
18: A
19: B
20: D