Questões de Concurso Público Prefeitura de Florianópolis - SC 2018 para Supervisor Escolar

Foram encontradas 3 questões

Q1292679 Pedagogia

A gestão democrática implica primeiramente o repensar da estrutura de poder da escola, tendo em vista sua socialização. A socialização do poder propicia a prática da participação coletiva (VEIGA, 2001, p. 18).

Os mecanismos de participação democrática na escola, referendados pela Constituição Federal de 1988 e pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) de 1996, são:

Alternativas
Q1295168 Pedagogia

A Supervisão Escolar no Brasil surgiu nos quadros escolares no afã do tecnicismo, na década de 1960, com uma função de controle bastante demarcada (SAVIANI, 2000). Ao entrar em decadência o modelo de educação pelo qual havia sido instituído, este profissional teve que redimensionar o seu papel, bem como demarcar sua especifidade na escola.


Em relação à Supervisão Escolar, é correto afirmar:


1. A função central do Supervisor é o de ser o implementador de políticas públicas definidas fora de seu campo de atuação, mantendo as unidades escolares devidamente informadas sobre as diretrizes e orientações dos órgãos centrais da Secretaria da Educação.


2. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei no 9.394/1996), em seu artigo 64, estabelece que a formação de profissionais de educação para administração, planejamento, inspeção, supervisão e orientação educacional para a educação básica será feita em cursos de graduação em Pedagogia ou em nível de pós-graduação.


3. Apesar de muitas tentativas, a profissão de Supervisor Escolar nunca teve sua situação regulamentada através de lei.


4. Cabe ao supervisor se dividir em muitas habilidades e criar elos entre as atividades de supervisionar, orientar e coordenar, desenvolvendo relações verdadeiramente democráticas.


Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Alternativas
Q1295176 Pedagogia

O Ensino Religioso é regido pela Lei no 9475/97, que apresenta nova redação à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, referencialmente ao artigo 33 da LDBEN no 9394/96. Na Rede Municipal de Ensino de Florianópolis (RMEF), o Ensino Religioso:

1. Não existe como Componente Curricular das matrizes curriculares oficiais.


2. Tem como enfoque o fenômeno religioso e como finalidade a sua releitura sob a perspectiva epistemológica, tendo como substrato as ciências da religião como Cultura e Antropologia da Religião.


3. Requer espaço para propagação de verdades e dogmas das diferentes correntes religiosas, sendo o aluno convidado a abraçar a religião que melhor lhe representar como indivíduo.


4. Requer organização para possibilitar o acesso ao conhecimento religioso como patrimônio da humanidade, a partir da pluralidade cultural religiosa da sala de aula.


5. Deve ser orientador e instigador das discussões acerca da ética; assim, a religião, a cultura e a ética são pontos importantes que devem ser ensinados, tratados e discutidos no âmbito do Ensino Religioso na RMEF.


Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Alternativas
Respostas
1: B
2: C
3: D