Questões de Concurso Público ABEPRO 2019 para Pós-Graduação
Foram encontradas 80 questões
( ) O autor propõe que a reflexão sobre o meio ambiente deve se pautar em uma perspectiva interdisciplinar que contemple a educação ambiental e a relação entre o meio natural e o social.
( ) O texto defende um novo perfil de desenvolvimento sustentável que tensione os valores e comportamentos centrados na dinâmica econômica do desenvolvimento.
( ) Para se produzir uma nova racionalidade sobre o meio ambiente é preciso manter um pensamento linear e lógico, de forma a se identificar e compreender as causas efetivas do desequilíbrio ambiental.
( ) A educação ambiental pouco contribui para a resolução dos problemas em uma sociedade de risco, pois ela carece de uma orientação pragmática e emergencial.
( ) A compreensão dos riscos socioambientais exige uma perspectiva plural e ampliada, que seja capaz de avaliar seus efeitos em diferentes esferas, como a química, a nuclear e a genética.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta,
1. A primeira frase da segunda resposta se conecta sintaticamente à parte da pergunta: “[A]s megatendências da gestão sustentável para os próximos anos serão […]”.
2. As palavras “precificação”, “penalização” e “intensificação” (2a resposta) são nominalizações que funcionam como recursos coesivos, pois fazem remissão anafórica no texto.
3. Em “uma vez que os recursos ficam mais escassos” (2a resposta) e “porque nos obrigou a pensar o consumo” (3a resposta), os conectores sublinhados podem ser substituídos entre si, sem prejuízo da relação semântica estabelecida entre as respectivas orações.
4. Os verbos auxiliares nas locuções “podem criar” (3a resposta) e “deve ter” (4a resposta) expressam valores modais de dúvida e de intenção, respectivamente.
5. Em “conforme se mostram capazes” (3a resposta), o vocábulo “conforme” pode ser substituído por “a medida em que” sem prejuízo de significado no texto e sem ferir a norma culta da língua escrita.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ), a partir do texto 1.
( ) O termo “balanço” (1a pergunta) carrega o sentido figurado de “análise” ou “exame”.
( ) Em “[…] tivemos um salto de governança graças ao novo patamar […]” (1a resposta), a expressão sublinhada pode ser substituída por “devido ao”, sem prejuízo semântico e sintático no enunciado.
( ) A contribuição social de uma empresa se articula com sua capacidade de gerir recursos, suprir necessidades e entregar um produto com menor custo ambiental.
( ) O entrevistado acredita que a formação de líderes sustentáveis depende de uma formação acadêmica pública e de especializações de qualidade.
( ) O texto aborda a relação entre responsabilidade individual e coletiva, priorizando a inteligência individual, o pensamento linear e o controle e gerenciamento da informação.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo
( ) O texto apresenta uma lista de termos que visa esclarecer o leitor acerca dos novos significados de sustentabilidade e meio ambiente.
( ) A menção aos nomes próprios confere um efeito de legitimidade e de interdisciplinaridade aos conceitos apresentados.
( ) Vivemos hoje um tempo de intensa extinção de espécies mamíferas, diferente de outros tempos em que a extinção atingiu aves e répteis.
( ) O século XIX marcou uma diferenciação e ruptura entre China e Europa, o que foi potencializado pela distribuição irregular do carvão e pelas conquistas territoriais europeias.
( ) Os termos definidos no glossário sinalizam para o impacto da ação humana no planeta, sendo que o capitalismo teria contribuído para modificações ecológicas substanciais.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
Analise os trechos abaixo, extraídos do texto 3.
Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ), a partir dos trechos 1 e 2.
( ) Em 1, o vocábulo “que” funciona, na primeira ocorrência, como pronome relativo introduzindo uma oração adjetiva, e na segunda, como conjunção introduzindo um complemento verbal oracional.
( ) Em 1, na construção “a mais conhecida é a do Cretáceo-Terciário”, ocorre elipse de um termo contextualmente implícito.
( ) Em 2, o pronome “se” pode vir anteposto ou posposto ao verbo, em cada uma das ocorrências, sem ferir a norma culta da língua escrita: “se refere” e “refere-se”.
( ) Em 2, a expressão “Por analogia” pode ser substituída por “Consequentemente”, sem prejuízo de significado no texto.
( ) Os três níveis mencionados em 2 funcionam de forma autônoma e independente no meio ambiente.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta,
de cima para baixo.
( ) O amplo uso de adjetivos – como latejante, desmedida, monstruosas (2º parágrafo) – sinaliza para o posicionamento avaliativo do autor.
( ) O texto articula a obra de Drummond com a geografia e as atividades exploratórias testemunhadas por Wisnik no tempo presente.
( ) O texto apresenta uma visão crítica sobre os efeitos negativos produzidos pela atividade mineradora em Minas Gerais, especialmente em Itabira.
( ) Na opinião de Wisnik, Itabira não pertenceria mais a Minas Gerais, pois teria perdido as serras que compunham o horizonte visível.
( ) O uso de aspas em três construções do segundo parágrafo tem a mesma finalidade discursiva de inserir no texto a voz de Drummond.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
( ) Em “eu nunca tinha estado”, a forma verbal pode ser substituída por “estivera” sem alterar seu significado temporal.
( ) Em “A viagem teve efeitos inesperados”, o verbo tem sentido existencial.
( ) No primeiro parágrafo, as expressões “(d)o poeta” e “(d)o autor de ‘A máquina do mundo’” fazem referência a Carlos Drummond de Andrade.
( ) Em “onde eu nunca tinha estado”, “que desembocam neste livro” e “que envolvem […]”, os vocábulos sublinhados funcionam como pronomes relativos que substituem termo da respectiva oração anterior e estabelecem relação entre orações.
( ) A expressão “todos juntos” é uma retomada de “sinais contemporâneos gritantes”.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
Em outras palavras, se o horizonte de Belo Horizonte é sustentado hoje por uma espécie de telão montanhoso, mera película residual preservada por conveniência – afinal, é dele que a capital do estado extrai seu nome –, em Itabira a exploração mineradora sentiu-se à vontade para abolir a serra e anular o horizonte sem maior necessidade de manter as aparências. (3o parágrafo)
considere as afirmativas a seguir:
1. A oração “se o horizonte de Belo Horizonte é sustentado […]” pode ser reescrita como “caso o horizonte de Belo Horizonte seja sustentado[…]”, sem alterar as relações sintático-semânticas estabelecidas no período.
2. As cidades de Belo Horizonte e Itabira igualam-se em relação ao tipo de horizonte que as caracteriza.
3. O segmento “mera película residual preservada por conveniência” funciona como aposto explicativo de “uma espécie de telão montanhoso”.
4. Os travessões podem ser adequadamente substituídos por parênteses, pois ambos os tipos de sinal teriam o mesmo funcionamento: isolar o comentário “afinal, é dele que a capital do estado extrai seu nome”.
5. O pronome possessivo em “seu nome” faz referência a “telão montanhoso”.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
( ) Com a expressão “para uma releitura da obra do poeta” (1° parágrafo), Wisnik sugere que Drummond deveria revisitar sua própria obra.
( ) Em “A imagem não é despropositada, por mais que possa parecer” (2° parágrafo), a locução sublinhada funciona como conjunção subordinativa concessiva, introduzindo uma oração que expressa ideia contrária à principal, sem contudo invalidá-la.
( ) O trecho “Nascido em 1902, Drummond viveu pouco tempo em Itabira. Mas os ecos da cidade retornam em sua obra inteira” (2° parágrafo) pode ser assim reescrito, sem prejuízo de significado no texto e sem desvio da norma culta da língua escrita: “Apesar de Drummond – nascido em 1902 – viver há pouco tempo em Itabira, os ecos da cidade permaneceram em sua obra inteira”.
( ) Em “o ‘mundo não se assemelha nem à natureza nem à cultura, mas a uma terceira coisa entre os dois’” (2° parágrafo), o vocábulo sublinhado pode ser substituído por “e sim” sem prejuízo de significado no texto.
( ) Em “Embora diferentes […]” (5° parágrafo), o conector sublinhado pode ser substituído por “Conquanto” sem prejuízo de significado no texto.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
Mas os ecos da cidade retornam em sua obra inteira, e permanecem nela qual uma inscrição latejante, sem correspondente cronológico contabilizável – como a tal “fotografia na parede”, que dói, ou como um sino repercutindo traumas e avivando o vivido. (2°parágrafo)
assinale a alternativa correta.