Questões de Concurso Público Prefeitura de Biguaçu - SC 2022 para Professor III – História
Foram encontradas 30 questões
▀ Vou ao armazém comprar (duzentos / duzentas) gramas de farinha de aveia.
▀ Nem todas as pessoas denominadas (surdo-mudas / surdas-mudas) são mudas.
▀ Percebia-se que a mulher estava com pressa e (meio / meia) nervosa.
▀ Em filmes de faroeste, é comum aparecerem índios (pele-vermelhas / peles-vermelhas)
▀ Como prêmio por ter sido aprovado no vestibular, ela recebeu uma joia e um carro (automático / automáticos)
Assinale a alternativa que identifica as formas corretas.
1. É vedada a entrada de pessoas estranhas.
2. O movimento de Lutero provocou um cisma dentro do cristianismo.
3. Aqueles rapazes não acreditam nessas falsas promessas.
4. A medicina, não obstante todos os esforços, ainda não descobriu a cura para todos os tipos de câncer.
5. Ficaria assegurada ao herdeiro a posse dos bens.
Assinale a alternativa correta.
1. O Fundo Monetário Internacional (FMI) trabalha para alcançar crescimento sustentável e prosperidade para todos os seus 190 países membros.
2. O FMI tem três missões críticas: promover a cooperação monetária internacional, incentivar a expansão do comércio e do crescimento econômico e desencorajar políticas que prejudicariam a prosperidade.
3. Foi criado em 1969 com o surgimento da Arpanet.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Em seu parágrafo único, consta que a garantia de prioridade compreende:
1. Primazia de receber proteção e socorro em quaisquer circunstâncias. 2. Precedência de atendimento nos serviços públicos ou de relevância pública. 3. Preferência na formulação e na execução das políticas sociais públicas. 4. Destinação privilegiada de recursos públicos nas áreas relacionadas com a proteção à infância e à juventude.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Consta na referida Lei que:
1. O calendário escolar deverá adequar-se às peculiaridades locais, inclusive climáticas e econômicas, a critério do respectivo sistema de ensino, podendo, inclusive, reduzir o número de horas e dias letivos previsto na Lei.
2. São objetivos precípuos da educação básica a alfabetização plena e a formação de leitores, como requisitos essenciais para o cumprimento das finalidades constantes do caput deste artigo. (Incluído pela Lei nº 14.407, de 2022).
3. A educação básica poderá organizar-se em séries anuais, períodos semestrais, ciclos, alternância regular de períodos de estudos, grupos não seriados, com base na idade, na competência e em outros critérios, ou por forma diversa de organização, sempre que o interesse do processo de aprendizagem assim o recomendar.
4. A escola poderá reclassificar os alunos, inclusive quando se tratar de transferências entre estabelecimentos situados no País e no exterior, tendo como base as normas curriculares gerais.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Werner Jaeger, autor do clássico “Paideia: A formação do homem grego”, refere-se à educação grega nos tempos de Homero; fala de um código de nobreza cavalheiresca, regendo a vida do “homem nobre que, na vida privada como na guerra, rege-se por normas certas de conduta, alheias aos comuns dos homens.” (JAEGER, 1986, p. 20). Nesse sentido, como princípio formativo da Paidéia grega, o conceito de Arete referia-se, em termos gerais, a um ideal de excelência humana, o qual deveria ser alcançado nas diferentes ações desenvolvidas pelos homens.
O sentido do dever é, nos poemas homéricos, uma característica essencial da nobreza, que se orgulha por lhe ser imposta uma medida exigente. A força educadora da nobreza reside no fato de despertar o sentimento do dever em face do ideal, que deste modo o indivíduo tem sempre diante dos olhos.
JAEGER, Werner. Paideia: A formação do homem grego. São Paulo:
Martins Fontes, 1986. p.20.
Analise as afirmativas abaixo em relação ao assunto.
1. O homem grego primitivo cultivava a “ânsia de se distinguir e a aspiração à honra” - era aí que começava o valor: “honrar os deuses e os homens pela sua Arete”.
2. Arete e Paideia são conceitos inseparáveis na cultura helênica, ambos os conceitos tratam de um ideal utópico a ser alcançado; no entanto, são impraticáveis.
3. Os conceitos Arete e Paideia evoluíram com o tempo, mas conservando sempre os sentidos de nobreza e de formação.
4. Os conceitos Arete e Paideia assinalavam uma
educação de espectro integral e tridimensional, a qual visava a formação harmônica entre
mente, corpo e coração (uma formação intelectual, física e virtuosa).
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
(…) Essas são as histórias contadas por persas e fenícios. Eu mesmo não tenho nenhuma intenção de afirmar que esses eventos ocorreram dessa ou daquela maneira. Mas eu sei quem foi o primeiro homem a cometer atos injustos contra os gregos. Eu o identificarei e então prosseguirei com minha história, falando igualmente das cidades grandes e pequenas dos homens. Pois muitos estados que foram grandes uma vez agora se tornaram pequenos e aqueles que eram grandes na minha época tinham sido pequenos antes. Sabendo, portanto, que a prosperidade humana nunca continua no mesmo lugar, eu mencionarei ambos igualmente. (…)
HERÓDOTO. História. I, 5. Brasília: UnB, 1993.
Analise as afirmativas abaixo em relação ao assunto.
1. Cada historiador grego da antiguidade poderia expressar os aspectos elencados acima de forma diferente, de acordo com seu próprio pensamento, estilo e propósito.
2. Cada historiador grego da antiguidade poderia expor suas opiniões e suas razões de uma forma específica, ciente de que estava se dirigindo a uma audiência crítica que testaria suas opiniões em relação a outras opiniões, princípios e ideias.
3. Cada historiador grego da antiguidade, na sua própria maneira, tentaria criar um espaço privilegiado que legitimasse seu direito de falar e de ser ouvido.
4. Os comentários de Heródoto sobre a plausibilidade dos eventos que está narrando e as críticas acerca da confiabilidade de suas fontes são fornecidos para a audiência como um convite para que ela própria se torne crítica e participe de sua jornada investigativa, tal como quando ele se recusa a escolher entre versões alternativas.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Não era apenas por meio da força que as classes dominantes de Roma queriam impor-se aos povos conquistados. Desejavam, também, ser vitoriosos no plano cultural. O anseio de Roma por projeção cultural foi bem compreendido por Otávio Augusto que, durante o seu governo (27 a.C – 14 d.C), incentivou uma política de proteção a artistas e intelectuais. O objetivo dessa política cultural era estimular a produção de obras que exaltassem a glória de Roma e de seu governo.
COTRIM, Gilberto. História Global: Brasil e Geral. Volume único. São Paulo: Saraiva, 2006. P. 90.
Analise as afirmativas abaixo em relação ao assunto.
1. É nesse contexto que encontramos ricos cidadãos, como o influente conselheiro do Imperador Otávio Augusto, Caio Mecenas, o qual concedia proteção e apoio financeiro a um círculo de intelectuais e poetas, sustentando sua produção artística.
2. Do nome Caio Mecenas originaram-se os termos “mecenas”, usado para denominar a pessoa rica que patrocina as artes e as ciências, e “mecenato”, que designa essa atividade de proteção às artes e às ciências.
3. Os poetas Virgílio, Horácio e Ovídio e o historiador Tito Lívio são exemplos de personalidades favorecidas por este tipo de apoio desenvolvido pelos “mecenas”.
4. A cultura romana não era de todo original; como grandes conquistadores, os Romanos entraram em contato com diversos povos, absorvendo e recriando elementos de suas culturas, principalmente da cultura grega.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.