Questões de Concurso Público FIOCRUZ 2010 para Tecnologista em Saúde - Desenvolvimento de Insumos Biológicos para a Saúde
Foram encontradas 27 questões
I. Mudanças revolucionárias em uma área do conhecimento são denominadas quebras de paradigma. II. Tautologias têm um caráter de circularidade e são afirmativas que não podem ser testadas. III. Epistemologia é um ramo da filosofia que estuda a origem e a construção do conhecimento.
Assinale:
I. Estas enzimas são endonucleases das moléculas de DNA que cortam em locais aleatórios. II. De acordo com a enzima utilizada, podem ser gerados fragmentos de DNA com extremidades coesivas ou cegas. III. As enzimas que geram fragmentos com extremidade cega são particularmente úteis na clonagem de genes visto que geram fragmentos que apresentam um pequeno número de nucleotídeos em cadeia simples, capazes de hibridizar com uma sequência de bases complementar. IV. Estas enzimas catalisam a destruição de uma ligação fosfodiéster entre dois nucleotídeos consecutivos ligados a determinadas bases. V. Qualquer molécula de DNA derivada de vírus, bactérias, insetos ou humanos contém alvos de enzimas de restrição.
Assinale:
( ) A grande desvantagem desta tecnologia é a utilização de vacinas vivas usando vírus ou bactérias atenuadas. ( ) Uma vantagem é a possibilidade de obtenção de antígenos com maior poder de antigenicidade a partir de fusão de genes. ( ) Uma possibilidade gerada por esta tecnologia é a obtenção de vacinas formadas por plasmídios contendo genes que codificam antígenos patogênicos ou tumorais. ( ) Uma das vantagens da produção de produtos farmacêuticos em microorganismos é a produção em grande escala e a facilidade de purificação comparada com a obtenção a partir de fontes naturais (humanos ou animais). ( ) Uma desvantagem na produção de fármacos em sistemas eucariontes é o alto custo de purificação do fármaco.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
I. quantitativa quando traduz em números as opiniões e as informações para serem classificadas e analisadas. II. bibliográfica quando recupera o conhecimento científico acumulado sobre um problema. III. experimental quando está baseada na observação dos fatos tal como ocorrem. IV. pesquisa pura (básica) quando é voltada para a solução de problemas concretos da vida moderna. V. qualitativa quando as informações obtidas não podem ser quantificáveis.
Assinale:
I. A técnica de DNA recombinante permite localizar, isolar, preparar e estudar pequenos segmentos de DNA, e seus produtos protéicos, derivados de cromossomos muito maiores. II. O primeiro organismo usado para a expressão heteróloga de proteínas usando a tecnologia do DNA recombinante foi o plasmódium Escherichia coli. III. Os plasmídeos são moléculas de DNA circular extra cromossomal que podem ser propagados prontamente por um organismo heterólogo permitindo a síntese de uma proteína pela inserção de genes de interesse numa nova combinação de DNA cromossomal ou extra cromossomal de acordo com o vetor de clonagem.
Assinale:
I. Ser capaz de se auto-replicar, amplificando o segmento que eles carregam, de forma independente. II. Carregar genes marcadores de seleção, permitindo a identificação das células que contenham o vetor de expressão (por exemplo, genes que conferem resistência à antibióticos). III. Conter sequências únicas de reconhecimento por diferentes endonucleases de restrição presentes mais de uma vez no plasmídeo para permitir a inserção do cDNA de interesse.
Assinale:
I. A técnica pode ser usada na purificação de ácidos nucléicos e proteínas produzidas em sistemas livres de células. II. A cromatografia de imunoafinidade é baseada no uso de anticorpos para separar um determinado antígeno de uma mistura de proteínas. III. Usando uma cromatografia de afinidade contendo glutationa-sepharose é possível isolar proteínas fusionadas a GST.
Assinale:
I. As vacinas são preparações que, ao serem introduzidas no organismo, desencadeiam uma reação do sistema imunológico, estimulando a formação de anticorpos e tornando este organismo imune ao agente e às doenças por ele provocadas. II. Vacinas atenuadas são constituídas de microrganismos obtidos pela seleção de cepas naturais e atenuadas por meio de passagens em meios de cultura especiais, em diversos hospedeiros ou por manipulação genética. III. As vacinas podem ser produzidas a partir de microorganismos vivos atenuados ou mortos, toxinas neutralizadas, ou simplesmente utilizando componentes de cápsula, membrana ou parede do microorganismo.
Assinale:
I. Os vetores para expressão em mamíferos contém sequências que facilitam a propagação em bactéria, bem como sequências específicas para permitir a expressão em células eucarióticas. II. O vetor para expressão em células de mamíferos não precisa de uma origem de replicação para células eucarióticas. III. O sistema de expressão em células de mamíferos podem ser divididos em dois tipos conhecidos como transiente e estável, que envolve a integração do gene no DNA cromossômico.
Assinale: