Questões de Concurso Público SEE-PE 2016 para Professor de Enfermagem
Foram encontradas 30 questões
A desinfecção é o processo de destruição de microrganismos como bactérias na forma vegetativa (não esporuladas), fungos, vírus e protozoários. Esse processo pode ser dividido em níveis baixo, médio e alto, de acordo com o espectro de destruição dos microrganismos.
Assinale a opção que indica um composto usado na desinfecção de nível médio.
Os resíduos de serviços de saúde são classificados em grupos de acordo com suas características e consequentes riscos que podem acarretar ao meio ambiente e à saúde.
A esse respeito, assinale a opção que indica resíduos do Grupo E.
A Agenda 21 constituiu um marco importante na busca do desenvolvimento sustentável a médio e longo prazo e diz respeito às preocupações com o gerenciamento de resíduos, a partir do século XXI.
Conforme as recomendações dessa agenda, relacione os itens a seguir às respectivas definições.
1. Reutilização
2. Recuperação
3. Reciclagem
4. Tratamento
( ) Transformação dos resíduos por meio de tratamentos físicos, químicos e biológicos.
( ) Extração de algumas substâncias dos resíduos para uso específico como, por exemplo, os óxidos de metais.
( ) Reaproveitamento cíclico de matérias-primas de fácil purificação como, por exemplo, papel, vidro e alumínio.
( ) Reaproveitamento direto sob a forma de um produto, tal como as garrafas retornáveis e certas embalagens reaproveitáveis.
Assinale a opção que indica a relação correta, de cima para baixo.
Sobre os fatores que influenciam na resposta imune de um paciente, analise as afirmativas a seguir.
I. O uso de vias de administração diferentes da preconizada interfere na resposta imune, com exceção das vacinas bacterianas atenuadas.
II. De modo geral, As vacinas inativadas necessitam de mais de uma dose para uma adequada proteção, enquanto que as vacinas virais atenuadas, geralmente, necessitam apenas de uma dose para uma adequada proteção.
III. Crianças que recebem paracetamol profilático podem apresentar uma redução nos títulos de anticorpos das vacinas administradas.
Está correto o que se afirma em
Os artigos hospitalares são definidos de acordo com o grau de risco de infecções em três categorias: críticos, semicríticos e não críticos. Esta classificação ira nortear a escolha do processo de desinfecção ou esterilização a ser utilizado.
A esse respeito, relacione a categoria apresentada ao respectivo artigo.
1. Crítico
2. Semicrítico
3. Não crítico
( ) Cânula de Guedel
( ) Termômetro
( ) Fibra ótica de artroscópio
Assinale a opção que indica a relação correta, de cima para baixo.
Sobre o processamento de artigos para a saúde, analise as afirmativas a seguir.
I. Detergentes enzimáticos facilitam a ação mecânica, reduzindo potencialmente os riscos ocupacionais, além de removerem a matéria orgânica e serem atóxicos e biodegradáveis.
II. O hipoclorito de sódio é um produto instável, termossensível, fotossensível e inativado rapidamente em presença de matéria orgânica.
III. A desinfecção de nível intermediário destrói todas as bactérias vegetativas, microbactérias, fungos, vírus e parte dos esporos.
Está correto o que se afirma em:
A respeito das medidas de prevenção de infecção recomendadas para os dispositivos vasculares, analise as afirmativas a seguir.
I. O cateter umbilical venoso deve ser removido logo que possível, podendo ser mantido no local no máximo até dez dias, desde que de forma asséptica.
II. Os transdutores do cateter arterial periférico devem ser trocados a cada 96 horas, juntamente com os seus acessórios e soluções para flush.
III. Os cateteres centrais de curta permanência inseridos em situação de emergência e sem a utilização de barreira máxima devem ser trocados para outro sítio assim que possível, não ultrapassando 48 horas.
Está correto o que se afirma em:
Considerando as medidas de prevenção de infecção do trato respiratório, assinale V para a afirmativa correta e F para a falsa.
( ) As pneumonias associadas à ventilação mecânica – PAV diminuem quando a higiene oral é realizada com clorexidina veículo oral (0,12% ou 0,2%).
( ) Uma das medidas de prevenção das pneumonias hospitalares e da mortalidade relacionadas à ventilação mecânica é manter os pacientes com a cabeceira elevada entre 30 e 45°, salvo na existência de contraindicação.
( ) A intubação orotraqueal aumenta o risco de sinusite, o que pode consequentemente aumentar o risco de PAV, portanto, recomenda-se a intubação nasotraqueal.
( ) A frequência da troca do circuito do ventilador influencia diretamente na incidência de pneumonias associadas à ventilação mecânica – PAV.
As afirmativas são, respectivamente,
Sobre o Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde, analise as afirmativas a seguir.
I. O gerenciamento dos Resíduos de Serviços de Saúde é o conjunto de procedimentos de gestão, planejados e implementados a partir de bases científicas e técnicas, normativas e legais, com o objetivo de minimizar a produção de resíduos e dar um encaminhamento seguro aos resíduos gerados.
II. A identificação dos sacos de armazenamento e dos recipientes de transporte poderá ser feita por adesivos, desde que seja garantida a resistência destes aos processos normais de manuseio dos sacos e recipientes.
III. O armazenamento externo consiste na disposição de resíduos no solo, previamente preparado para recebê-los, obedecendo a critérios técnicos de construção e operação, com licenciamento ambiental de acordo com as normas vigentes.
Está correto o que se afirma em:
A prova tuberculínica – PT consiste na inoculação intradérmica de um derivado proteico do M. tuberculosis para medir a resposta imune celular a esses antígenos.
Com base nos critérios a serem seguidos na realização e interpretação desse teste, marque V para a afirmativa correta e F para a falsa.
( ) No Brasil, a tuberculina usada é o PPD-RT 23, aplicada por via intradérmica no terço médio da face anterior do antebraço esquerdo, na dose de 0,1 mL.
( ) A leitura da PT deve ser realizada 24 a 36 horas após a aplicação, podendo ser estendido para 48 horas, caso o paciente falte à leitura na data agendada.
( ) A solução da tuberculina deve ser conservada em temperatura entre 2°C e 8°C e não deve ser exposta à luz solar direta, pois, a conservação inadequada pode influenciar o resultado do teste.
As afirmativas são, respectivamente,
Em um procedimento de coleta de sangue é importante que o profissional de enfermagem tenha conhecimento a respeito do frasco adequado para cada tipo de exame.
A esse respeito, relacione os frascos (cor da tampa) ao respectivo tipo de exame.
1. Amarela
2. Roxa
3. Cinza
4. Azul claro
( ) Hemograma
( ) Glicemia
( ) Teste de coagulação
( ) Sorologia e bioquímica
Assinale a opção que indica a relação correta, de cima para baixo.