Questões de Concurso Público EPE 2022 para Analista de Pesquisa Energética - Petróleo - Gás e Bioenergia

Foram encontradas 20 questões

Q1912922 Engenharia de Petróleo
A EPE elabora estudos com o objetivo de subsidiar planos e programas de desenvolvimento energético visando ao estabelecimento de metas voltadas para a utilização racional e conservação de energia. Para tanto, é fundamental diagnosticar a situação atual da eficiência energética, sendo o conhecimento dos potenciais de eficiência energética fundamental para que sejam identificadas e direcionadas as ações apropriadas para que esses potenciais possam ser efetivamente aproveitados. Relacione o potencial de eficiência energética à sua respectiva aplicação nos estudos de eficiência energética.
I. Potencial Técnico II. Potencial Econômico III. Potencial de Mercado
( ) considera apenas as medidas que apresentam viabilidade econômica para implementação. Verifica até que ponto seria interessante investir em evitar o uso da energia antes de expandir o sistema.
( ) analisa as medidas que seriam introduzidas “por si mesmas”, ou seja, aquelas cuja adoção traria redução de custos ao usuário. Inclui a identificação de barreiras que dificultem a adoção das medidas de eficiência energética no consumidor final.
( ) estabelece um limite de penetração das medidas, dado pela substituição de todos os usos da energia considerados por equivalentes com a tecnologia mais eficiente disponível.
Assinale a opção que indica a relação correta, na ordem apresentada.
Alternativas
Q1912923 Engenharia de Petróleo
A respeito de eficiência energética, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.
( ) As tecnologias e medidas adotadas para maior eficiência dos usos finais de energia representam apenas benefícios monetários para os países que as adotam acarretando desenvolvimento industrial e, consequentemente, o aumento do processo de urbanização.
( ) O conceito de eficiência energética representa, pelo lado da oferta, o fornecimento da mesma quantidade de energia com menos recursos naturais ou, pelo lado da demanda, consumir o mesmo bem com menos energia a custos acessíveis.
( ) Uma das formas de medir a eficiência na utilização dos recursos energéticos do país é por meio do indicador de intensidade energética (IIE). O IIE define o grau de eficiência da utilização energética em relação à riqueza do país, desta forma quanto menor o uso de energia por unidades monetárias, maior a eficiência da economia.
As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente,
Alternativas
Q1912924 Engenharia de Petróleo
A hidroeletricidade é uma fonte renovável de energia, uma vez que utiliza a água como força motriz.
Em relação às usinas hidrelétricas, analise os itens a seguir.
I. As hidrelétricas, em geral, apresentam baixa emissão de gases de efeito estufa (CO2 e CH4) quando comparadas às usinas termelétricas que utilizam combustíveis fósseis.
II. As hidrelétricas não possuem flexibilidade operativa, já que não são capazes de assumir, de forma rápida e eficaz, as oscilações de tensão e frequência decorrentes de eventuais desbalanços entre oferta e demanda.
III. As hidrelétricas destacam-se por sua capacidade de suporte à expansão de fontes renováveis variáveis no sistema elétrico (eólica e solar) e por sua eficiência no armazenamento de energia na forma de volume de água, especificamente para os empreendimentos dotados de reservatórios de acumulação.
IV. O aumento da capacidade do sistema causa impactos socioambientais significativos, uma vez que para o aumento da capacidade do sistema é necessária a construção de novos projetos e implantação de reservatórios.
Está correto o que se afirma em 
Alternativas
Q1912925 Engenharia de Petróleo
A respeito da etapa de análise de um projeto de expansão de energia elétrica, analise as afirmativas a seguir.
I. A possibilidade de utilização da geração distribuída em conjunto com outras fontes. II. A complementariedade das diversas fontes de geração deve ser levantada. III. A possibilidade de alocar as unidades térmicas prioritariamente na base de geração.
Está correto o que se afirma em 
Alternativas
Q1912929 Engenharia de Petróleo
A Lei nº 14.134/21, chamada nova lei do gás natural, foi sancionada pelo Presidente da República e estabeleceu um novo marco legal do setor no Brasil.
A nova lei tem como objetivo aumentar a concorrência no mercado de gás natural, atraindo novos investidores, trazendo mais competitividade para o setor, com consequente redução de custos de produção e do preço final para o consumidor. Sobre a nova Lei, analise as afirmativas a seguir.
I. A nova lei mantém o regime de concessão para construção de gasodutos no País, com licitação por parte do poder público.
II. A nova lei acaba com o regime de concessão para construção de gasodutos no País, com licitação por parte do poder público e permite que novos gasodutos sejam construídos por meio do regime de autorização.
III. Cabe à Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) autorizar a construção, ampliação, operação e manutenção das instalações de transporte de gás natural.
Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q1912930 Engenharia de Petróleo
A Lei nº 14.134/21 dispõe sobre as atividades relativas ao transporte de gás natural, de que trata o Art. 177 da Constituição Federal, e sobre as atividades de escoamento, tratamento, processamento, estocagem subterrânea, acondicionamento, liquefação, regaseificação e comercialização de gás natural; altera a Lei nº 9.478/97 e a Lei nº 9.847/99; revoga a Lei nº 11.909/09 e dispositivo da Lei nº 10.438/02.
Com relação ao disposto na Lei nº 14.134/21, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.
( ) A atividade de transporte de gás natural será exercida em regime de autorização pela Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis - ANP, abrange a construção, a ampliação, a operação e a manutenção das instalações.
( ) Os gasodutos de transporte somente poderão movimentar gás natural que atenda às especificações estabelecidas pela ANP, salvo convenção em contrário entre transportadores e carregadores, previamente aprovada pela ANP, que não imponha prejuízo aos demais usuários.
( ) A empresa, ou consórcio de empresas, poderá ser constituída sob as leis brasileiras ou pelas leis semelhantes no país onde esteja localizada sua sede e administração e poderá receber autorização da ANP para exercer as atividades de importação e exportação de gás natural.
As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente,
Alternativas
Q1912931 Engenharia de Petróleo
Uma unidade de Processamento de Gás Natural (UPGN) é uma instalação industrial que realiza o refino do gás natural (GN) e do gás natural liquefeito (GNL), tornando-o próprio para o consumo.
Na UPGN, o gás natural passa por um processo de separação de impurezas e de outros produtos, como GLP ou os que são utilizados como matéria-prima na indústria petroquímica.
Dentre os processos de condicionamento do gás natural em uma UPGN, figuram os seguintes: 
Alternativas
Q1912932 Engenharia de Petróleo
Nos últimos anos, o gás natural vem aumentando sua participação na matriz energética brasileira, e as perspectivas para os próximos anos indicam que essa participação será ainda maior.
As fontes de oferta de gás natural podem ser classificadas em:
• Gás natural de produção nacional; • Gás natural importado através do Gasoduto Bolívia-Brasil (GASBOL); e • GNL importado por meio dos terminais de regaseificação.
Em relação à oferta de gás natural, analise as afirmativas a seguir.
I. A entrada de novas áreas produtoras e de mais um terminal de regaseificação de gás, na Bahia, e a necessidade de atender ao aumento das demandas, tanto as não-termelétricas quanto as termelétricas, resultarão em maiores volumes de gás natural produzido, importado, transportado e comercializado.
II. Um fator limitante para a expansão do gás natural no Brasil é a falta de infraestrutura de escoamento, sendo sua malha de transporte reduzida a em comparação ao grande potencial que se poderia atingir com a produção nacional.
III. Embora o Brasil seja importador de GNL, este não contribui significativamente na oferta total de gás natural para o suprimento da demanda nacional.
IV. Em 2021, uma parcela irrelevante do gás natural produzido no pré-sal foi reinjetada nos poços.
Está correto o que se afirma em 
Alternativas
Q1912933 Engenharia de Petróleo
De acordo com dados do Ministério de Minas e Energia e da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, a oferta de GNL no Brasil, em 2021, aumentou 211% em relação à 2020.
No que diz respeito à relevância dos terminais de regaseificação para o país, analise as afirmativas a seguir.
I. Os terminais de regaseificação de GNL se configuram como alternativa ao suprimento de gás natural por gasodutos, provendo a flexibilidade de oferta de gás.
II. As motivações para a construção de Terminais de regaseificação de GNL podem ser o abastecimento de mercados remotos, o atendimento de demandas sazonais, a diversificação de fontes de suprimento de gás natural, ou a garantia da segurança energética.
III. O Modelo Institucional Portuário Brasileiro oferece apenas a alternativa de arrendamento de áreas públicas (dentro do Porto Organizado) para empreendimentos de terminais de regaseificação de GNL.
IV. O Modelo Institucional Portuário Brasileiro oferece apenas a alternativa de implantação de Terminais de Uso Privado (TUP) em área localizada fora do Porto Organizado.
Está correto o que se afirma em 
Alternativas
Q1912934 Engenharia de Petróleo
Segundo dados divulgados pela Associação Brasileira de Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado (Abegás), até o terceiro trimestre de 2021, o consumo nacional de gás natural aumentou 57%, em relação ao mesmo período de 2020.
O forte aumento do indicador reflete principalmente a maior demanda de gás para geração de energia elétrica, diante do maior acionamento de termelétricas pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).
Em relação ao aumento da demanda de gás natural no Brasil, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Q1912935 Engenharia de Petróleo
O gás natural é a terceira fonte energética mais importante do mundo. Esse combustível de origem fóssil, composto principalmente por hidrocarbonetos (carbono e hidrogênio), é encontrado no estado físico gasoso. No entanto, o processamento do gás natural pode originar outros combustíveis, como, por exemplo, o gás natural liquefeito, também chamado de GNL.
Relacione as etapas da cadeia de valor do GNL às suas respectivas definições. 
1. Acondicionamento e Liquefação 2. Transporte 3. Regaseificação
( ) O gás natural comprimido é estocado em conjuntos de cilindros de alta pressão, desenhados e fabricados para trabalhar à pressão de 250 bar.
( ) A Unidade de Transporte e Armazenagem é conectada à uma PRP (Planta de Redução de Pressão) para assim acondicionar o gás na temperatura e pressão requerida pelo cliente.
( ) Após o processo de acondicionamento, o gás natural é liquefeito à temperatura de - 162ºC e à pressão entre 2 – 4 bar, utilizando criogeradores STIR-LNG para esta finalidade.
Assinale a opção que indica a relação correta, na ordem apresentada. 
Alternativas
Q1912936 Engenharia de Petróleo
A estocagem subterrânea de gás natural (ESGN) foi definida pela nova lei do gás como “armazenamento de gás natural em formações geológicas produtoras ou não de hidrocarbonetos” e o regime de outorga para esta atividade passou a ser o de autorização para todos as modalidades de estocagem.
Em relação às modalidades de estocagem subterrânea de gás natural, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Q1912937 Engenharia de Petróleo
O etanol é um biocombustível utilizado em motores de combustão interna com ignição por centelha (Ciclo Otto), em substituição especialmente à gasolina e em contraponto a outros combustíveis fósseis. O etanol hidratado é o etanol comum vendido nos postos, enquanto o etanol anidro é aquele misturado à gasolina. A diferença entre os dois diz respeito à quantidade de água presente em cada um deles.
Em relação ao etanol hidratado e ao etanol anidro, analise os itens a seguir:
I. O etanol anidro misturado à gasolina aumenta sua octanagem, resiste à maior compressão e reduz a emissão de poluentes.
II. Para evitar a fraude conhecida como "álcool molhado", o produtor, o operador, a empresa de inspeção da qualidade, o transportador dutoviário e o transportador aquaviário, conforme o caso, deverão adicionar corante ao etanol anidro combustível antes do produto ser entregue ao distribuidor
III. O teor de etanol anidro na gasolina, na legislação vigente, é de 20 a 25%.
Está correto o que se afirma em 
Alternativas
Q1912938 Engenharia de Petróleo
Os estudos da CIBiogas – Energias Renováveis, apresentam a distribuição do substrato utilizado na produção de biogás no Brasil em 2020. 
Imagem associada para resolução da questão

I. O biometano oriundo da agropecuária permanece no estado gasoso sob condições de temperatura e pressão ambientes. É produzido a partir do biogás oriundo da digestão anaeróbica de resíduos orgânicos de origem vegetal, animal ou de processamento da agroindústria, que contém principalmente metano e dióxido de carbono.
II. O produtor de biometano oriundo de aterros sanitários e unidades de tratamento de esgoto deve analisar o teor de siloxanos e de halogenados por meio de análises laboratoriais, tendo em vista a formação de depósitos de óxidos de silício no catalisador de veículos e de um filme de sílica em queimadores.
III. O biometano oriundo de resíduos agrosilvopastoris não é intercambiável com o gás natural entregue à distribuição, pois requer cuidados diferenciados na compressão, distribuição e revenda, dispensados ao gás natural.
Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q1912939 Engenharia de Petróleo
RenovaBio é a Política Nacional de Biocombustíveis, instituída pela Lei nº 13.576/17, com os seguintes objetivos:
• contribuir para o cumprimento dos compromissos determinados pelo Brasil no âmbito do Acordo de Paris. • promover a expansão dos biocombustíveis na matriz energética, com ênfase na regularidade do abastecimento de combustíveis. • assegurar previsibilidade para o mercado de combustíveis, induzindo ganhos de eficiência energética e de redução de emissões de gases causadores do efeito estufa na produção, comercialização e uso de biocombustíveis.
Em relação ao Renovabio é correto afirmar que
Alternativas
Q1912940 Engenharia de Petróleo
O biodiesel é um combustível renovável obtido a partir de um processo químico denominado transesterificação, sendo destinado principalmente à aplicação em motores de ignição por compressão (ciclo Diesel). Em todo o território brasileiro, o teor obrigatório de biodiesel no diesel é de 12%.
Com relação ao processo de produção do biodiesel, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.
( ) No processo de transesterificação, os triglicerídeos presentes nos óleos e na gordura animal reagem com um álcool primário, metanol ou etanol, em presença de um catalisador, gerando dois produtos: o éster e o glicerol.
( ) A reação de transesterificação é de caráter reversível, sendo necessário um excesso de álcool na reação (1:6 molar) para aumentar o rendimento de alquil ésteres e permitir a formação de uma fase separada de glicerol. Entretanto, o álcool em excesso não pode ser recuperado.
( ) A separação do glicerol pode ser realizada por decantação. A fase inferior possui o glicerol, o catalisador do processo, água, o resíduo de óleo e álcool sem reagir. A parte superior é composta de biodiesel praticamente puro.
As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente,
Alternativas
Q1912941 Engenharia de Petróleo
A tecnologia de produção e o uso do etanol de primeira geração já estão consolidados. Agora está em processo de consolidação o etanol de segunda geração, também denominado etanol 2G. O etanol 2G é um biocombustível produzido a partir dos resíduos do processo produtivo do etanol de primeira geração tais como palha e bagaço da cana-de-açúcar. No entanto, também podem ser utilizados resíduos de beterraba, trigo ou milho.
Sobre o processo de produção do etanol de segunda geração, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Q1912942 Engenharia de Petróleo
No Brasil, até 1950, a colheita de cana-de-açúcar iniciava-se com o corte manual, queimadas e apenas o carregamento era mecânico. Nas décadas de 1950 e 1960 é introduzido o corte mecanizado, com a importação das primeiras máquinas vindas da Austrália, mas tais máquinas ainda exigiam a queimada da cana-- de-açúcar, o que, na época, não era considerado como problema ambiental.
Nos anos 1970, as primeiras configurações de máquinas, como as de hoje, começaram a ser produzidas no Brasil, seguindo a mesma tecnologia australiana da década de 1950, com colheita de cana picada. Cabe salientar que, nesse período, existiam também colhedoras que utilizavam o processo de colheita de cana inteira.
O processo de mecanização tornou-se mais acentuado com a implantação do Proálcool, em 1975. Foi somente a partir da década de 1990 que a opção pela cana picada na colheita se consolidou como rota tecnológica vencedora.
Com relação à colheita e plantio da cana-de-açúcar no Brasil, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Q1912943 Engenharia de Petróleo
Grande parte do etanol anidro (adicionado à gasolina) e hidratado (veículos flex) chega às distribuidoras por meio de dutos. Em 2020 foram transportados 2 bilhões de litros de etanol nesse tipo de estrutura entre Uberaba (MG), Ribeirão Preto (SP), Paulínia (SP) e Ilha D’Água (RJ). Com relação aos dutos de transporte de etanol, analise as afirmativas a seguir.
I. O sistema minimiza a emissão de gases de efeito-estufa (GEEs). A operação dutoviária, ainda que utilizando veículos rodoviários para levar e trazer etanol das bases, é ambientalmente mais eficiente ante a tradicional, via caminhões.
II. O sistema permite ganhos logísticos tais como rapidez, garantia de entrega, de segurança e financeiros. Embora existam os custos de uso dos dutos, os caminhões exigem aportes seja em diesel, pneus e manutenção.
III. O A utilização de um sistema dutoviário para a exportação de etanol não acrescenta vantagem na construção da logística eficiente de exportação do produto no país.
Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q1912944 Engenharia de Petróleo
Uma biorrefinaria é uma instalação que integra processos de conversão de biomassa em biocombustíveis, insumos químicos, materiais, alimentos, rações e energia. O objetivo de uma biorrefinaria é otimizar o uso de recursos e minimizar os efluentes, maximizando os benefícios e o lucro. O papel das biorrefinarias centra-se na integração de processos tradicionais e modernos para a utilização de biomassa renovável na produção de energia e reagentes.
Sobre as biorrefinarias, analise as afirmativas a seguir.
I. Os projetos de biorrefinaria ainda estão em desenvolvimento e, ainda que não haja modelos e padrões consagrados, podem ser apontados exemplos de biorrefinarias que já funcionam na prática, como as usinas produtoras de açúcar, etanol e bioeletricidade a partir da cana-de-açúcar.
II. Cada biorrefinaria deve ser projetada de forma a buscar o necessário equilíbrio entre as variáveis tecnológicas e econômicas, ambientais e sociais. O conceito é análogo ao aplicado nas refinarias de petróleo, que produzem múltiplos produtos a partir da matéria-prima petróleo.
III. As biorrefinarias passaram a ser enxergadas como uma das maneiras que a sociedade tem para diminuir sua dependência do petróleo fóssil. Os preços elevados dos combustíveis fósseis oportunizam a busca de alternativas tecnológicas para a produção de energéticos, plásticos e polímeros, a partir de matérias-primas renováveis.
Está correto o que afirma em
Alternativas
Respostas
1: B
2: D
3: E
4: D
5: E
6: A
7: A
8: E
9: C
10: A
11: B
12: A
13: B
14: C
15: B
16: D
17: A
18: C
19: E
20: B