Questões de Concurso Público SMED de Belo Horizonte - MG 2023 para Professor - História
Foram encontradas 22 questões
De acordo a Lei nº 9.394/96, que descreve deveres da União a serem realizados em conjunto com a iniciativa municipal, estadual e do Distrito Federal, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.
( ) Desenvolver o Plano Nacional de Educação.
( ) Estabelecer competências e diretrizes para todas as etapas da Educação Básica.
( ) Assegurar o cumprimento dos dias letivos e horas-aula estabelecidas.
As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente,
Sobre os motivos que devem levar os dirigentes do estabelecimento escolar a contatarem o Conselho Tutelar, analise as afirmativas a seguir.
I. Quando o aluno contesta critérios avaliativos que lhe são impostos por não concordar com suas efetividades.
II. Quando, após esgotados os recursos escolares, o aluno apresenta insistentes faltas injustificadas nas atividades da instituição educativa.
III. Quando o aluno manifesta desatenção em sala de aula, apresentando dificuldades de compreensão dos conteúdos programáticos e comportamento introspectivo.
Está correto o que se afirma em
A respeito do que é estabelecido pela Lei nº 11.645/08 (História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena), analise as afirmativas a seguir.
I. A lei prevê mudanças na abordagem de ensino, que deve reconhecer as agências dos grupos sociais e suas contribuições para a história e a cultura brasileiras, em detrimento de uma abordagem que os vincula aos eventos de violência como vítimas passivas.
II. As diretrizes da lei devem ser aplicadas obrigatoriamente na educação nacional, tanto nas instituições de ensino públicas quanto nas privadas.
III. Os conteúdos previstos na lei devem ser ensinados de maneira transversal em todo o currículo, não somente em datas comemorativas como o Dia da Consciência Negra ou Dia do Índio.
Está correto o que se afirma em
Leia o trecho a seguir.
O professor precisa valorizar de verdade a presença de cada um. Precisa reconhecer permanentemente que todos influenciam a dinâmica da sala de aula, que todos contribuem. Essas contribuições são recursos. Usadas de modo construtivo, elas promovem a capacidade de qualquer turma de criar uma comunidade aberta de aprendizado.
Adaptado de HOOKS, Bell. Ensinando a transgredir.
São Paulo: Ed. WMF Martins Fontes, 2017.
A respeito do processo de ensino-aprendizagem, o trecho acima expõe a concepção que enfatiza o aspecto
Leia o trecho a seguir.
É possível afirmar que toda a matriz da modernidade enfatizou a questão da igualdade. A igualdade, independentemente das origens raciais, da nacionalidade, das opções sexuais, é uma chave para entender toda a luta da modernidade pelos direitos humanos. No entanto, parece que hoje o centro de interesse se deslocou, porque se coloca muito mais em evidência o tema da diferença.
Adaptado de CANDAU, Vera Maria. Direitos humanos, educação e interculturalidade: as tensões entre igualdade e diferença. Revista Brasileira de Educação, v. 13. n. 37. Jan/abr. 2008. O trecho acima aponta um deslocamento que afeta diretamente a formação em direitos humanos.
Conforme o texto, a atual relação entre os temas da igualdade e da diferença pode ser descrita como
LANZ, Rudolf. A pedagogia Waldorf. São Paulo: Summus, 1979.
O trecho acima versa sobre a dificuldade em fazer uma exposição sistemática da pedagogia Waldorf. Assinale a opção que a define pela sua meta.
O movimento da Educação Aberta (Open Education) busca tornar a aprendizagem mais compatível com a dinâmica das novas tecnologias da informação.
Com relação a esta abordagem, analise os itens a seguir.
I. Inspirada no movimento do software livre, faz uso de recursos educacionais abertamente distribuídos e modificados.
II. Sendo pouco estruturada, exige o contrapeso de uma participação ainda mais ativa e centralizada do professor.
III. Valoriza a liberdade do local de estudo, a aprendizagem por módulos em ritmo personalizado e práticas pedagógicas centradas no aluno.
Está correto o que se afirma em
Segundo esta concepção, o aprendizado
Leia o fragmento a seguir.
As escolas são acusadas de corromper a sociedade, mas refletem, tão somente, o que já vai pela própria sociedade. A teoria dos educadores busca ajustar a escola às necessidades dessas transformações, procurando retificá-las e harmonizá-las mutuamente.
Adaptado de TEIXEIRA, Anísio. Pequena introdução à Filosofia da Educação. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1971.
A posição da escola expressa no fragmento acima pode ser descrita como
O Projeto Político-Pedagógico é o nível mais abrangente de planejamento da instituição. Com relação aos componentes desse documento, analise os itens a seguir.
I. Os conteúdos a serem abordados em cada estágio do ensino, assim como a ordem da abordagem.
II. Os projetos de integração entre a escola e a comunidade circundante, com a promoção de ações culturais.
III. O planejamento orçamentário, com a descrição das fontes de recursos e o controle de gastos.
Está correto o que se afirma em
A respeito da organização curricular, segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.
( ) O percurso formativo deve ser aberto e flexível para estabelecer componentes adequados aos interesses locais.
( ) O currículo deve dispensar a ação no âmbito da construção de identidades sociais, bem como da transmissão de valores.
( ) O trabalho didático-pedagógico deve favorecer o uso de eixos temáticos que perpassam as diversas disciplinas.
As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente,
Leia o trecho a seguir que apresenta uma crítica a um certo modo de ensinar a didática.
A disciplina didática desenvolvida atualmente nos cursos de formação de educadores apresenta uma característica marcante por seu conteúdo enfatizar uma preocupação de caráter estritamente prático. Sua abordagem atual raramente ultrapassa a dimensão técnica do ensino.
RAYS, O. A. Pressupostos teóricos para o ensino da Didática. In: A Didática em questão. Petrópolis, RJ: Vozes, 2001.
Assinale a opção que identifica corretamente um exemplo que não se enquadra na abordagem criticada.
Já faz certo tempo que se abriram novas possibilidades documentais, que vêm expandindo a noção de arquivo e de acervo. Para além das bases escritas, se arrisca produzir novos conhecimentos a partir da análise de moedas, lápides, objetos de cultura material de uma maneira geral, fontes literárias, obras de teatro, telas, esculturas, imagens de jornal, cartazes, caricaturas e, tomando um lugar cada vez mais importante, fotografias. No entanto, vale a pena acentuar como continuamos encontrando um lugar “subalterno” para esse tipo de material, como se existisse uma hierarquia interna às fontes: em primeiro lugar os registros escritos, em segundo (e de maneira distanciada) as imagens. Mas penso que é chegada a boa hora de “lermos imagens” em sentido paralelo ao que destrinchamos um documento amarrotado, um texto clássico, um documento cartorial, uma notícia de jornal.
Adaptado de: SCHWARCZ, Lilia. Lendo e agenciando imagens: o rei, a natureza e seus belos naturais. Sociologia & Antropologia, v. 4, 2014.
Com base no trecho, o uso de fotografias como documentos históricos permite