Questões de Concurso Público Prefeitura de Caraguatatuba - SP 2024 para Fonoaudiólogo

Foram encontradas 27 questões

Q3055636 Fonoaudiologia
A puberdade é o período no qual se dá a definição das características esqueléticas craniofaciais, sendo essa etapa mais precoce e com mudanças mais tênues no sexo feminino. Com relação aos aspectos miofuncionais nessa fase da vida, analise as afirmações a seguir:

I. É nessa fase que estarão definidos os padrões faciais verticais e sagitais, assim como serão claros os casos de deformidades dentofaciais.
II. Nas discrepâncias sagitais, podem ser encontradas: Classe II esquelética por retrognatismo ou micrognatismo, protrusão maxilar ou ambas.
III. Nas discrepâncias verticais observam-se escassez vertical maxilar e mandibular por rotação e abertura do ângulo mandibular e deficiência horizontal maxilomandibular.

Está correto o que se afirma em:
Alternativas
Q3055637 Fonoaudiologia
Considerando as etapas no processo do desenvolvimento fonológico, relacione as etapas cognitivas de Piaget às etapas fonológicas de Ingram.

1. Período sensório-motor
2. Período de operações concretas
3. Período de operações formais
( ) Soletração, habilidade para soletrar.
( ) Fonologia dos morfemas simples, expansão do repertório de sons da fala.
( ) Vocalização pré-linguística e percepção.

Assinale a opção que indica a relação correta na ordem apresentada.
Alternativas
Q3055639 Fonoaudiologia
Aproximadamente ao final dos 5 ou 6 anos, a criança já tem o sistema fonológico praticamente completo. Muitos são os fatores que interferem nesse processo do desenvolvimento da fonoarticulação.
A esse respeito, avalie se as afirmativas a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F).

( ) A precisão dos pontos articulatórios não sofre influência das características estruturais e funcionais dos articuladores da fala.
( ) A fonoarticulação é uma função estomatognática adaptativa e compreendida como função desse sistema.
( ) Distúrbios na fala causados por problemas nas estruturas ósseas, nas cartilagens ou nos músculos envolvidos na produção da fala, denominam-se de origem musculoesquelética.

As afirmativas são, respectivamente,
Alternativas
Q3055640 Fonoaudiologia
A dependência da escrita em relação à linguagem oral é mais direta e complexa do que se imagina, pois mesmo que transtornos de linguagem oral tenham sido resolvidos antes da alfabetização, problemas de escrita podem aparecer posteriormente. Com relação ao desenvolvimento das habilidades de codificação e da elaboração da escrita, analise as afirmativas a seguir:

I. A aprendizagem da escrita, assim como aprender a falar, é um processo criativo, pois as crianças demonstram a tentativa de simbolizar os sons que falam muito mais do que apenas reproduzir sequências de letras memorizadas.
II. É a própria escrita que mais efetivamente reforça a qualidade das representações das palavras no léxico.
III. Precisão em leitura e escrita é a probabilidade de os constituintes de uma letra específica serem representados como parte de uma palavra no léxico do leitor.

Está correto o que se afirma em: 
Alternativas
Q3055641 Fonoaudiologia
Higiene vocal consiste em normas básicas que auxiliam a preservar a saúde vocal e a prevenir o aparecimento de alterações e doenças.
Considera-se como uma boa prática para o uso adequado da voz:
Alternativas
Q3055642 Fonoaudiologia
O ruído pode prejudicar a saúde do ser humano de maneira irreversível. É fator de impacto sobre o comportamento, a cognição, o metabolismo e a audição, além de causar prejuízos econômicos e ambientais.
Com relação aos impactos do ruído na saúde dos indivíduos, avalie se as afirmativas a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F).

( ) A poluição sonora, em termos de gravidade, apenas perde para a poluição do ar e da água e vem se agravando ao longo do tempo, reduzindo a qualidade de vida principalmente nas grandes cidades.
( ) Na sala de aula ruidosa, o reconhecimento da fala por parte dos alunos fica prejudicado pela redução ou pelo mascaramento das redundâncias acústicas disponíveis na voz do professor.
( ) O ruído costuma ser definido como um som indesejável, desta forma crianças e adolescentes estão livres de perder a audição quando expostos a músicas e sons de recreação em fortes intensidades, já que são considerados sons desejáveis por aqueles que ouvem.

As afirmativas são, respectivamente,
Alternativas
Q3055643 Fonoaudiologia
A dislexia do desenvolvimento ou transtorno específico de leitura é caracterizada por dificuldades para ler de forma correta e fluente, as quais não são consistentes com idade cronológica, oportunidades educacionais ou habilidades intelectuais.
Considerando as características da dislexia, analise as afirmações a seguir.

I. Apresenta dificuldades na decodificação de palavras isoladas e é causado por ineficiência no processamento da informação fonológica.
II. As dificuldades apresentadas são resultado de um distúrbio geral de desenvolvimento ou até mesmo de um impedimento sensorial.
III. Manifesta-se em graus de dificuldades variáveis em relação à diferentes formas de linguagem, geralmente incluindo além da dificuldade para aprender a ler, problemas também para adquirir proficiência em escrita e ortografia.

Está correto o que se afirma em:
Alternativas
Q3055644 Fonoaudiologia
O papel das técnicas vocais depende da categoria das disfonias, da formação do clínico e das características do paciente. A categoria das disfonias que pode representar anomalias de suporte cartilagíneo laríngeo; anomalias dos tecidos moles; anomalias vasculares, dentre outras alterações, denomina-se
Alternativas
Q3055645 Fonoaudiologia
Existem várias formas de perda auditiva neurossensorial de causa genética isolada, que apresentam como sintomas progressão ou flutuação da audição. A alteração caracterizada por malformação da cápsula ótica, com a cóclea achatada, apresentando somente o primeiro giro e metade do segundo, sendo o restante da cóclea uma cavidade única, em virtude do não desenvolvimento do modíolo e da lâmina espiral óssea, denomina-se
Alternativas
Q3055646 Fonoaudiologia
Com relação a abordagem neurolinguística e motora da gagueira, analise as afirmativas a seguir:

I. A gagueira idiopática ou do desenvolvimento é causada por algum evento psicológico identificável (traumático ou de conflito emocional) ou é associada aos quadros psiquiátricos.
II. A gagueira adquirida ou neurogênica acomete falantes fluentes, em decorrência de um dano cerebral de origem vascular ou traumática, principalmente quando a lesão tem características difusas.
III. Durante a infância, em decorrência do complexo processo de aquisição e desenvolvimento da linguagem, é comum as crianças passarem por períodos de “gagueira”.

Está correto o que se afirma em:
Alternativas
Q3055647 Fonoaudiologia
Relacione a categoria de abordagem usual do tratamento fonoaudiológico das disfonias com suas respectivas características e finalidades.

1. Método auditivo
2. Método de fala
3. Método de sons facilitadores
4. Método de competência glótica
( ) é indicado quando se quer promover uma melhora global na emissão sem manipulação de certos parâmetros, podendo aplicar exercícios de jogos de intensidade e de projeção vocal.
( ) baseia-se no impacto imediato que uma modificação na escuta da própria voz causa sobre a produção vocal produzindo um impacto global na qualidade vocal.
( ) baseia-se na necessidade de um ajuste muscular primário para uma produção vocal suficientemente equilibrada e que favoreça o uso continuado da voz sem sinais e sintomas de fadiga vocal.
( ) esse método age de modo direto na fonte glótica e, portanto, na maioria das vezes, é o trabalho de eleição nas disfonias, com a qual se obtém os efeitos mais imediatos.

Assinale a opção que indica a relação correta na ordem apresentada.
Alternativas
Q3055648 Fonoaudiologia
As disfluências típicas são aquelas que se manifestam na fala fluente como resultado de imprecisão articulatória, linguística ou de reelaboração de discurso. Como um exemplo de disfluência típica ou comum tem-se: 
Alternativas
Q3055649 Fonoaudiologia
Homem de 80 anos, aposentado apresentando queixa de dificuldade de entender conversas em lugares com muito barulho, nega zumbido, otalgia e vertigem. Percebe que sua dificuldade de ouvir e entender está piorando com o tempo. Tem características de presbiacusia. Infartou há um ano, tem perda total da vista esquerda e catarata à direita, hipertensão arterial e diabetes.
Diante desse caso, podemos pensar que esse homem apresenta:
Alternativas
Q3055650 Fonoaudiologia
Relacione os exames instrumentais aplicados às funções orofaciais ás suas respectivas características:
1. Fotogrametria
2. Videometria
3. Paquimetria
( ) com a correta utilização, as medições de profundidade, espessura e comprimento obtidas por meio dessa avaliação orofacial podem servir para comparações pré e pós fonoterapia.
( ) com esse procedimento, o resultado não se detém apenas à aparência estática da estrutura, mas se foca na avaliação dinâmica da função ou da estrutura.
( ) possibilita avaliação da simetria e da postura da musculatura orofacial, bem como o comportamento dessa musculatura diante da forma existente.

Assinale a opção que indica a relação correta na ordem apresentada.
Alternativas
Q3055651 Fonoaudiologia
Com relação a avaliação e diagnóstico do distúrbio fonológico (DF), analise as afirmativas a seguir:

I. O Distúrbio Fonológico (DF) é definido como uma dificuldade de fala, caracterizada pelo uso inadequado dos sons de acordo com a idade e com variações regionais, que podem envolver erros na produção, percepção ou organização dos sons.
II. Para o diagnóstico do DF, a avaliação é funcional, a qual implica na constatação de alteração fonológica na ausência de outras alterações do desenvolvimento da linguagem.
III. A inteligibilidade de fala e a gravidade são dois fatores importantes no DF e que têm grandes implicações tanto no diagnóstico quanto no monitoramento da intervenção terapêutica.

Está correto o que se afirma em:
Alternativas
Q3055652 Fonoaudiologia
A inclusão da atuação do fonoaudiólogo nas áreas de aleitamento materno e saúde da criança, principalmente na saúde do recémnascido, vem crescendo gradativamente nos últimos anos, na saúde coletiva. Com relação á políticas públicas nacionais em aleitamento materno, analise as afirmações a seguir:

I. O aleitamento materno é uma estratégia natural e eficiente para a redução da morbimortalidade infantil.
II. As políticas nacionais de apoio ao aleitamento materno se basearam, inicialmente, na perspectiva hospitalar com o lançamento, em 1991 da Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC).
III. No início da década de 2000, constatou-se o aumento do credenciamento das maternidades na IHAC e o aumento de Banco de Leite Humano nos hospitais de referência para partos de risco.

Está correto o que se afirma em:
Alternativas
Q3055653 Fonoaudiologia
Relacione as alterações mais frequentes na atuação com as díades mães-bebês na fase puerperal, na amamentação com suas características:

1. Aspectos anatômicos do bebê
2. Problemas na pega
3. Problemas na dinâmica da ordenha
4. Aspectos anatômicos da mama ou mamilos

( ) Boca com pouca abertura durante o reflexo de procura; retração labial.
( ) Cirurgias plásticas redutoras e prótese de silicone.
( ) Boca pequena, retração mandibular exacerbada, micrognatia, frênulo da língua curto.
( ) Reflexos orais incoordenados, exacerbados ou incompletos, padrão mordedor.

Assinale a opção que indica a relação correta, na ordem apresentada.
Alternativas
Q3055654 Fonoaudiologia
A alteração de comunicação que envolve as modalidades de produção e compreensão das linguagens oral e escrita que ocorre de forma adquirida em consequência de uma lesão neurológica, e não de déficits sensoriais, intelectuais ou psiquiátricos, denomina-se
Alternativas
Q3055655 Fonoaudiologia
Com relação a atuação do Fonoaudiólogo em ambiente hospitalar, assinale V para afirmativa verdadeira e F para falsa.

( ) O fonoaudiólogo que atua em âmbito hospitalar deve desenvolver ações que contribuam para a promoção, prevenção e restabelecimento da saúde e o aprimoramento da comunicação.
( ) A princípio a inserção do fonoaudiólogo em hospitais foi marcada pela intervenção em disfagia exclusivamente.
( ) É necessário que as equipes de saúde saibam lidar com emoções e invistam na capacidade de escuta, além de perceber o sujeito numa dimensão subjetiva.

As afirmativas são, respectivamente,
Alternativas
Q3055656 Fonoaudiologia
Com o auxílio do examinador, o paciente sentado em uma maca, vira a cabeça 45° para o lado a ser avaliado e deita-se rapidamente, mantendo a cabeça pendente e a inclinação de 45° por aproximadamente 30 segundos e depois retorna lentamente a posição sentada; a seguir o procedimento é realizado com a cabeça inclinada 45° para o lado oposto.
Essa prova denomina-se:
Alternativas
Respostas
1: B
2: C
3: D
4: E
5: D
6: B
7: C
8: C
9: B
10: D
11: D
12: E
13: A
14: A
15: E
16: E
17: B
18: E
19: C
20: C