Questões de Concurso Público Prefeitura de Vacaria - RS 2015 para Professor - Inglês
Foram encontradas 40 questões
( ) O texto é constituído por citações diretas e indiretas do relatório da OCDE, além do depoimento de um membro dessa entidade. ( ) O texto é referencial e não apresenta o ponto de vista do autor. ( ) Expressões como “afirmou a entidade” (linha 07) e “O relatório argumenta” (linha 25) indicam que quem redigiu o texto crê que a OCDE é uma pessoa. ( ) Depreende-se da leitura do texto que Anjo Gurria (linha 40) é o autor do relatório.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
I. A OCDE integra países desenvolvidos e em desenvolvimento, portanto, o Brasil não pode ser classificado como “desenvolvido” ou “em desenvolvimento”, pois não faz parte da OCDE. II. Ainda que tenha havido crescimento econômico antes da crise econômica mundial, a desigualdade entre ricos e pobres, nos países das OCDE, manteve-se, pois a renda dos mais ricos cresceu mais rapidamente do que a dos pobres. III. O relatório propõe, como medida para a redução da desigualdade entre ricos e pobres, a adoção de políticas de combate à pobreza, o que pressupõe investimentos em educação e saúde. IV. Segundo o relatório, os impostos e os benefícios sociais acarretam danos ao crescimento econômico.
Quais estão corretas?
I. Na linha 02, “tendência” refere-se ao aumento do nível de desigualdade entre ricos e pobres mencionado na linha 01. II. Na linha 07, “entidade” refere-se à OCDE. III. Na linha 23, “país” refere-se à Alemanha (linha 21). IV. Na linha 34, “estudo” refere-se ao relatório que é mencionado várias vezes no texto, a começar pela linha 03.
Quais estão corretas?
( ) desigualdade tem prefixo e sufixo, mas não é parassintética. ( ) pós-crise é uma palavra composta por justaposição. ( ) continental e nórdicos têm sufixos que formam adjetivos. ( ) debate é formada por derivação regressiva.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
( ) Universalizar, para a população de 4 (quatro) a 17 (dezessete) anos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento, altas habilidades ou superdotação, o acesso à educação básica e ao atendimento educacional especializado, preferencialmente na rede regular de ensino, com a garantia de sistema educacional inclusivo, de salas de recursos multifuncionais, classes, escolas ou serviços especializados, públicos ou conveniados. ( ) Alfabetizar todas as crianças, no máximo, até o final do 2º (segundo) ano do Ensino Fundamental. ( ) Oferecer educação em tempo integral em, no mínimo, 50% (cinquenta por cento) das escolas públicas, de forma a atender, pelo menos, 25% (vinte e cinco por cento) dos(as) alunos(as) da Educação Básica. ( ) Triplicar as matrículas da educação profissional técnica de nível médio, assegurando a qualidade da oferta e pelo menos 50% (cinquenta por cento) da expansão no segmento público.
A ordem correta do preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
I. Igualdade de condições para o acesso e permanência na escola. II. Direito de ser respeitado por seus educadores. III. Direito de contestar critérios avaliativos, podendo recorrer às instâncias escolares superiores. IV. Direito de organização e participação em entidades estudantis. V. Acesso à escola pública e gratuita próxima de sua residência.
Quais estão corretas?
I. A educação em sua integralidade, entendendo o cuidado como algo dissociável ao processo educativo. II. A divisibilidade da dimensão expressivo- motora, afetiva, cognitiva, linguística, ética, estética e sociocultural da criança. III. A participação, o diálogo e a escuta cotidiana das famílias, assim como o respeito e a valorização de suas formas de organização. IV. O estabelecimento de uma relação efetiva com a comunidade local e de mecanismos que garantam a gestão democrática e a consideração dos saberes da comunidade.
Quais estão INCORRETAS?
I. Alunos com deficiência: aqueles que têm impedimentos de médio prazo de natureza física, intelectual, mental ou sensorial. II. Alunos com transtornos globais do desenvolvimento: aqueles que apresentam um quadro de alterações no desenvolvimento neuropsicomotor, comprometimento nas relações sociais, na comunicação ou estereotipias motoras. Incluem-se nessa definição alunos com autismo clássico, síndrome de Asperger, síndrome de Rett, transtorno desintegrativo da infância (psicoses) e transtornos invasivos sem outra especificação. III. Alunos com altas habilidades/superdotação: aqueles que apresentam um potencial elevado e grande envolvimento com as áreas do conhecimento humano, isoladas ou combinadas: intelectual, liderança, psicomotora, artes e criatividade.
Quais estão INCORRETAS?
( ) Sistematizar os princípios e as diretrizes gerais da Educação Básica contidos na Constituição, na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e demais dispositivos legais, traduzindo-os em orientações que contribuam para assegurar a formação básica comum nacional, tendo como foco os sujeitos que dão vida ao currículo e à escola. ( ) Estimular a reflexão crítica e propositiva que deve subsidiar a formulação, a execução e a avaliação do projeto político- pedagógico da escola de Educação Básica. ( ) Orientar os cursos de formação inicial e continuada de docentes e demais profissionais da Educação Básica, os sistemas educativos dos diferentes entes federados e as escolas que os integram, indistintamente da rede a que pertençam. ( ) Cada etapa da Educação Básica é delimitada por sua finalidade, fundamentando-se na separabilidade dos conceitos referenciais entre o educar e o cuidar.
A ordem correta do preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Coluna 1 1. Princípios éticos. 2. Princípios políticos. 3. Princípios estéticos.
Coluna 2 ( ) Da sensibilidade, da criatividade e da ludicidade. ( ) Da autonomia, da responsabilidade, da solidariedade e do respeito ao bem comum, ao meio ambiente e às diferentes culturas, identidades e singularidades. ( ) Dos direitos de cidadania, do exercício da criticidade e do respeito à ordem democrática. ( ) Da liberdade de expressão nas diferentes manifestações artísticas e culturais.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
( ) Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber; pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas, existência apenas de instituições públicas de ensino; gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais. ( ) Igualdade de condições para o acesso e permanência na escola; liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber; pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas e coexistência de instituições públicas e privadas de ensino; gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais. ( ) Igualdade de condições para o acesso na escola; liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber; pluralismo de concepções pedagógicas e coexistência de instituições públicas e privadas de ensino; gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais. ( ) Igualdade de condições para o acesso e permanência na escola; liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber; pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas, existência apenas de instituições públicas de ensino; gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais.
A ordem correta do preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: