Questões de Concurso Público Prefeitura de Campos Borges - RS 2019 para Professor Séries Finais - Geografia
Foram encontradas 40 questões
Analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) A lacuna tracejada da linha 10 pode ser completada com “a” ou “as”; ambas as opções são corretas nesse contexto.
( ) A substituição de “nós” (l. 16) por “espécie humana” torna necessário que essa expressão seja precedida por “à”.
( ) A substituição de “um estado” (l. 19) por “uma condição” exige que essa expressão seja precedida por “à”.
( ) É correta a substituição de “ao que” (l. 23) por “a isto que”.
O ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Analise as seguintes considerações sobre mudanças nos sinais de pontuação no primeiro parágrafo do texto.
I. A vírgula após “Lembrava” (l. 03) pode ser suprimida.
II. O ponto após “chimpanzé” (l. 04) pode ser substituído por vírgula (a palavra seguinte, então, deve ser grafada com inicial minúscula).
III. Os travessões das linhas 04 e 05 poderiam ser substituídos por vírgulas.
IV. Os dois-pontos após “ereta” (l. 06) podem ser substituídos por vírgula, seguida de “uma vez que”.
Quais são INCORRETAS?
Considere as possibilidades de reescrita do seguinte fragmento do texto:
“Em 1970, havia 16 recém-nascidos para cada mil habitantes da União Europeia; em 2017, eram nove.”
I. Em 1970, existia, para cada mil habitantes da União Europeia, 16 recém-nascidos; em 2017 esses números baixaram para nove.
II. Dezesseis recém-nascidos para cada mil habitantes da União Europeia: essa proporção é de 1970; já em 2017, são de nove.
III. Em 2017, na União Europeia, a proporção de recém-nascidos para cada mil habitantes era de nove, mas, quase 50 anos antes, em 1970, era de 16 para mil.
IV. Em 2017, a proporção de recém-nascidos para cada mil habitantes chegavam a nove na União Europeia, em 1970, por sua vez, eram de 16 para mil.
Quais preservam a correção gramatical?
Assinale a alternativa que apresenta a correta passagem do período a seguir para a voz ativa.
Um dia, a população desse macaco foi dividida por uma barreira geográfica, talvez um lago.
I. Educação básica obrigatória e gratuita dos 4 (quatro) aos 17 (dezessete) anos de idade. II. Acesso público e gratuito aos ensinos fundamental e médio para todos os que não os concluíram na idade própria. III. Atendimento educacional especializado gratuito aos educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, transversal a todos os níveis, etapas e modalidades, preferencialmente na rede regular de ensino. IV. Vaga na escola pública de educação infantil ou de ensino fundamental mais próxima de sua residência a toda criança a partir do dia em que completar 4 (quatro) anos de idade.
( ) Elaborar o Plano Nacional de Educação, em colaboração com os Estados, o Distrito Federal e os Municípios. ( ) Organizar, manter e desenvolver os órgãos e instituições oficiais do sistema federal de ensino e o dos Territórios. ( ) Assumir o transporte escolar dos alunos da rede estadual e municipal.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.
I. O ensino fundamental obrigatório, com duração de 9 (nove) anos, gratuito na escola pública, iniciando-se aos 6 (seis) anos de idade, terá por objetivo a formação básica do cidadão. II. O ensino fundamental regular será ministrado em língua portuguesa, assegurada às comunidades indígenas a utilização de suas línguas maternas e processos próprios de aprendizagem. III. O ensino fundamental será presencial, sendo o ensino a distância utilizado como complementação da aprendizagem ou em situações emergenciais.
Segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente, analise as afirmações abaixo:
1 A criança e o adolescente têm direito à liberdade, ao respeito e à dignidade como pessoas humanas em processo de desenvolvimento e como sujeitos de direitos civis, humanos e sociais garantidos na Constituição e nas leis. 2 O direito ao respeito consiste na inviolabilidade da integridade física, psíquica e moral da criança e do adolescente, abrangendo a preservação da imagem, da identidade, da autonomia, dos valores, ideias e crenças, dos espaços e objetos pessoais. 3 É dever de todos velar pela dignidade da criança e do adolescente, pondo-os a salvo de qualquer tratamento desumano, violento, aterrorizante, vexatório ou constrangedor. 4 O direito à liberdade compreende ir, vir e estar nos logradouros públicos e espaços comunitários, ressalvadas as restrições legais. 5 O direito à liberdade compreende participar da vida familiar e comunitária, sem discriminação. O resultado da somatória dos números correspondentes às afirmações corretas é:
I. Assegurar a articulação das políticas educacionais com as demais políticas sociais, particularmente as culturais. II. Considerar as necessidades específicas das populações do campo e das comunidades indígenas e quilombolas, asseguradas a equidade educacional e a diversidade cultural. III. Garantir o atendimento das necessidades específicas na educação especial, assegurado o sistema educacional inclusivo em todos os níveis, etapas e modalidades. IV. Promover a articulação interfederativa na implementação das políticas educacionais.
I. Cobertura de eventos de doença, invalidez, morte e idade avançada. II. Proteção à paternidade e maternidade, especialmente à gestante. III. Salário-família e auxílio-reclusão para os dependentes dos beneficiários de baixa renda. IV. Pensão por morte.
Quais estão corretas?
1. Assiduidade. 2. Disciplina. 3. Eficiência. 4. Responsabilidade. 5. Relacionamento.
O resultado da somatória dos números correspondentes às informações corretas é: