Questões de Concurso Público Prefeitura de São João da Urtiga - RS 2023 para Assistente Social

Foram encontradas 4 questões

Q2171988 Serviço Social
Em fevereiro de 2023, o Conselho Federal de Serviço Social reiterou que “para o Serviço Social, a representação de trabalhadores/as em fóruns e conselhos de direitos é fundamental”. Sobre esse tema, que é debate fundamental ao trabalho do(a) assistente social frente à questão social e às demandas cotidianas nas políticas sociais, analise as assertivas abaixo:
I. A luta por condições de trabalho e expansão dos direitos na perspectiva da ampliação da proteção social brasileira, com perspectiva emancipatória, requer o fortalecimento e articulação com as lutas mais gerais da classe trabalhadora. II. Fixa-se critérios para definir se uma organização é representativa dos trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), tais como: ter em sua base de representação segmentos de trabalhadores que atuam na política pública de Assistência Social; defender direitos dos segmentos de trabalhadores na Política de Assistência Social; e propor a defesa dos direitos sociais aos cidadãos e aos usuários da Assistência Social. III. Deve-se reconhecer como legítimas todas as formas de organização de trabalhadores do setor como associações de trabalhadores, sindicatos, federações, confederações, centrais sindicais, conselhos federais de profissões regulamentadas, fórum nacional e fóruns regionais, estaduais e municipais de trabalhadores, que organizam, defendem e representam os interesses dos trabalhadores que atuam institucionalmente na política de Assistência Social.
Quais estão corretas?
Alternativas
Q2171990 Serviço Social
Acerca da questão social nos termos de José Paulo Netto, assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q2171996 Serviço Social
Assinale a alternativa INCORRETA acerca das informações extraídas do texto “A relação de classe e raça na formação da classe trabalhadora brasileira”, de Ellen Caroline Pereira e Simone Sobral Sampaio (2018), da revista Serviço Social & Sociedade (nº 133).
Alternativas
Q2171997 Serviço Social
Analise as assertivas abaixo extraídas do texto “Povos indígenas e o direito à terra na realidade brasileira”, de Elizângela Cardoso de Araújo Silva (2018), da revista Serviço Social & Sociedade (nº 133):
I. Em toda a América, havia inúmeros povos distintos que foram chamados de índios pelos europeus quando chegaram ao território. II. A condição dos povos indígenas na realidade brasileira foi histórica e socialmente desprezada ou tratada com muito preconceito e violência. O próprio termo “índio” não tem unidade concreta nem semântica, expressando a marca histórica contraditória da colonização. III. A realidade do acesso, uso e apropriação das terras brasileiras é resultado de uma condição colonial de longa exploração. A Lei de Terras de 1850 foi o “batismo do latifúndio”, e a legitimação do latifúndio no Brasil é marcado por estratégias ilegais e políticas que favoreceram economicamente as classes dominantes no meio agrário até os dias atuais.
Quais estão corretas?


Alternativas
Respostas
1: E
2: D
3: D
4: E