Questões de Concurso Público CRF-RS 2024 para Comunicador Social/Designer Gráfico
Foram encontradas 5 questões
Para Alina Wheeler (2012), a identidade da marca “é tangível e faz apelo para os sentidos. Você pode vê-la, tocá-la, agarrá-la, ouvi-la, observá-la se mover. A identidade da marca alimenta o reconhecimento, amplia a diferenciação e torna grandes ideias e significados mais acessíveis”. Em relação ao design de identidade da marca, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) Os chamados stakeholders representam aquele grupo principal de clientes diretos da marca, já que afetam o seu sucesso. Identificá-los é um processo contínuo que visa mapear comportamentos, necessidades e percepções desse público a fim de aproveitar as oportunidades.
( ) A gestão de marcas, também chamada de branding, é um processo que desenvolve a conscientização e amplia a fidelidade do cliente. É uma forma de atribuir valor à marca para expressar por que as pessoas deveriam escolher uma marca e não outra, movida pelo desejo de liderar, aproveitar oportunidades e superar a concorrência.
( ) O posicionamento leva em conta o mix dos quatro “Ps” do marketing, que dimensionam e afetam as vendas. Tendo por base uma estratégia de marca eficaz, propõe uma diferenciação, a vantagem competitiva e uma proposta de valor que é única.
( ) A assinatura visual é a combinação específica e inegociável da marca comercial e do logotipo. Deve ser exclusiva, durável e sustentável. As melhores assinaturas têm zonas de isolamento para proteger sua presença. Uma empresa pode ter várias assinaturas visuais para diferentes linhas de negócios, incluindo ou não uma tagline.
( ) Quase tudo que serve para distinguir produtos e serviços pode ser registrado como marca. Nomes, símbolos, logotipos, taglines, slogans, design de embalagem e de produtos, cores e som – tudo isso são ativos de identidade de marca que podem ser registrados oficialmente e protegidos de litígios futuros. No Brasil, o registro de marcas é feito pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI).
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Segundo Lupetti (2009), as campanhas de comunicação variam em função do objetivo da comunicação e do público a ser atingido. Tendo em vista os diferentes tipos de campanhas de comunicação propostos pela autora, analise o trecho abaixo, especialmente adaptado para essa prova:
Desde março de 2024, o Ministério da Saúde (MS) intensificou a campanha de imunização contra a influenza, com o objetivo de prevenir as complicações decorrentes da doença, óbitos e o seu impacto na saúde pública, assim como reduzir os sintomas que geram muitas dúvidas na população ao confundi-los com os sintomas da Covid-19. Nesse sentido, a campanha contempla um conjunto de peças que, além de informar, procura sensibilizar os brasileiros por meio de mensagens que incentivam a vacinação, esclarecem sobre a sua eficácia, além de tratar do acolhimento do Sistema Único de Saúde (SUS), da empatia e do cuidado com o próximo. “Pra Vida Seguir em Frente, Eu Digo Sim Pra Vacina” é o conceito presente em todas as peças da campanha que começou a ser veiculada em um amplo espectro de mídias.
Diante do exposto, a campanha de imunização contra a influenza pelo MS é um tipo de campanha:
O planejamento para redes sociais é uma construção que visa gerar conteúdo contextualizado e aproximar a marca do público, dentro de uma estrutura flexível que busca atingir resultados de acordo com a identidade da marca e objetivos do negócio. Assim, Terra (2021) propõe algumas estratégias a serem consideradas para o Instagram, um dos sites de rede social mais usados no mundo. Nesse sentido, conforme o referido autor, analise as afirmações abaixo:
1. Definir métricas é uma etapa importante do planejamento, a partir da definição dos KPIs, que são os objetivos das métricas, os quais podem mudar à medida que os objetivos da empresa mudam.
2. Um dos passos mais fundamentais do planejamento de rede social é definir a brand persona, ou seja, o público-alvo da marca, aquele com que a marca se comunica.
3. Segundo o autor, as redes sociais são um importante canal de interação entre o público e a marca, no entanto, não necessitam estar preparadas para serem usadas como um Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC), já que existem outros canais para esse tipo de contato.
4. A criação de editorias de conteúdo norteiam o que será publicado de acordo com um cronograma pré-estabelecido. A proposta com as editorias de conteúdo é que se defina um “guarda-chuva” (a editoria) do que será publicado a cada dia.
5. O Instagram oferece alguns dados sobre a performance do perfil. Entre algumas das métricas, está o alcance, isto é, o número de vezes que as publicações foram exibidas, já que cada publicação pode ter aparecido mais de uma vez para a mesma pessoa.
O resultado da somatória dos números correspondentes às afirmações INCORRETAS é:
Entre as funções de um profissional de mídia, Lupetti (2009) atribui tornar a mensagem publicitária acessível ao universo dos públicos do anunciante. Sendo assim, sua tarefa envolve planejar, desenvolvendo estratégias que justifiquem a programação para determinado produto, marca ou serviço. Considerando o planejamento de mídia segundo a referida autora, analise as assertivas a seguir:
I. A penetração dos meios define o grau de intensidade de consumo dos veículos de comunicação pela população e por um público específico.
II. A cobertura é o número de vezes que determinada pessoa pode vir a receber a mensagem.
III. A missão do mídia alia um foco quantitativo aos padrões comportamentais e à criatividade, tornando o planejamento mais seletivo e direcionado.
Quais estão corretas?
De acordo com os conceitos propostos por Raquel Recuero (2009), analise a sentença abaixo:
Sites de redes sociais atuam como suporte para as interações nesses ambientes, desse modo, são propriamente as redes sociais (1ª parte). Um dos elementos mais relevantes para o estudo da apropriação dos sites de redes sociais é a verificação dos valores construídos nesses espaços, os quais podem auxiliar na percepção do capital social e sua influência na estrutura das redes sociais (2ª parte). Entre esses valores, pode-se citar a autoridade como um valor relacionado à audiência. É um valor relativo à posição de um ator dentro de sua rede social, ou seja, um nó que é mais centralizado na rede possui mais pessoas conectadas a ele (3ª parte).
Quais partes estão corretas?