Questões de Concurso Público Prefeitura de Augusto Pestana - RS 2024 para Técnico em Enfermagem
Foram encontradas 10 questões
( ) Poliomielite 1, 2 e 3 (VIP – inativada) protegem contra a poliomielite através de um vírus inativado, composto por três doses: 1ª dose aos 2 meses, 2ª dose aos 4 meses, 3ª dose aos 6 meses e dois reforços com a vacina VOP.
( ) Poliomielite 1 e 3 (VOPb – atenuada) protege contra a poliomielite através de um vírus vivo atenuado, composto por duas doses, idade recomendada: 15 meses e 4 anos.
( ) Rotavírus humano (ROTA) protege contra diarreia por rotavírus através de um vírus vivo atenuado, composto por três doses: 1ª dose aos 2 meses, 2ª dose aos 4 meses, 3ª dose aos 6 meses.
( ) Covid-19 protege contra formas graves e óbitos por Covid-19, composto por três doses: 1ª dose aos 6 meses, 2ª dose aos 7 meses e 3ª dose aos 9 meses. Caso não tenha iniciado e/ou completado o esquema primário até os 09 meses de idade, a vacina poderá ser administrada até 04 anos 11 meses e 29 dias, conforme histórico vacinal, respeitando os intervalos mínimos recomendados.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
I. A universalidade é um princípio que possibilita o acesso universal e contínuo a serviços de saúde de qualidade e resolutivos, caracterizados como a porta de entrada aberta e preferencial da Rede de Atenção à Saúde (RAS), acolhendo as pessoas e promovendo a vinculação e corresponsabilização pela atenção às suas necessidades de saúde.
II. A integralidade é um princípio que se refere ao conjunto de serviços executados pela equipe de saúde que atendam às necessidades da população adscrita nos campos do cuidado, da promoção e manutenção da saúde, da prevenção de doenças e agravos, da cura, da reabilitação, redução de danos e dos cuidados paliativos.
III. Faz parte das diretrizes à equidade no cuidado, que busca ofertar o cuidado à pessoa, reconhecendo as diferenças nas condições de vida e saúde, sem qualquer exclusão baseada em idade, gênero, cor, etc.
Quais estão corretas?
( ) A limpeza consiste na remoção da sujidade visível, orgânica e inorgânica, mediante o uso da água, sabão e detergente neutro ou detergente enzimático em artigos e superfícies.
( ) A desinfecção é o processo de eliminação e destruição de microrganismos, patogênicos ou não em sua forma vegetativa, que estejam presentes nos artigos e objetos inanimados, mediante a aplicação de agentes físicos ou químicos, ácidos de alto nível, capazes de destruir esses agentes em um intervalo de tempo operacional de 10 a 30 min.
( ) São usados os seguintes princípios ativos permitidos como desinfetantes pelo Ministério da Saúde: aldeídos, compostos fenólicos, ácido paracético.
( ) Nos estabelecimentos de saúde, o método de esterilização disponível para processamento de artigos no dia a dia é apenas o calor, em virtude do tempo médio do processo.
( ) Os controles do processo de esterilização, que podem indicar falha no processo de esterilização de artigos, são realizados através de testes químicos e biológicos.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Coluna 1
1. Hidrogel com alginato de cálcio e sódio.
2. Ácido Graxo Essencial (AGE).
3. Hidrocolóide em placa.
4. Papaína creme 10%.
Coluna 2
( ) Lesões vitalizadas ou com necrose com pouco/médio exsudato.
( ) Feridas agudas ou crônicas com perda de tecido superficial ou parcial.
( ) Lesões com necrose seca.
( ) Lesões com pouca exsudação ou secas.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
I. No Brasil, a classificação mais comum é o Protocolo de Manchester, que utiliza as cores vermelho, laranja, amarelo e verde para identificar o grau de risco de cada paciente.
II. Pacientes classificados como azul podem ser atendidos nas unidades básicas de saúde próximas ao local da sua residência.
III. Um dos objetivos da classificação de risco é classificar, mediante protocolo, as queixas dos usuários que demandam os serviços de urgência/emergência, visando identificar os que necessitam de atendimento médico mediato ou imediato.
IV. A classificação de risco deve ser um instrumento para melhor organizar o fluxo de pacientes que procuram as portas de entrada de urgência/emergência, gerando um atendimento resolutivo e humanizado.
Quais estão corretas?