Questões de Concurso Público INB 2018 para Engenheiro Químico

Foram encontradas 9 questões

Q1103485 Engenharia Química e Química Industrial
Um calorímetro em pressão constante e um calorímetro de bomba medem variações de funções de estado diferentes. Em volume constante, a transferência de calor é interpretada como ∆U e, em pressão constante, como ∆H. Considere que um calorímetro de volume constante, registrado à temperatura de 298 K, mostrou que a perda de calor que acompanha a combustão de um mol de molécula de glicose é igual 2.560 kJ. A equação química a seguir descreve o processo reacional.
C6 H12O6 (s) + 6O2 (g) → 6CO2 (g) + 6H2O (g)
Nessas condições, e considerando que os gases são ideais, é correto afirmar que a variação de entalpia da mesma reação é, em quilojoules, aproximadamente igual a:
Dado: Constante dos gases (R) = 8,31 JK–1mol–1
Alternativas
Q1103486 Engenharia Química e Química Industrial
A matéria-prima utilizada pela indústria de papel e celulose é a madeira. A parede celular vegetal que compõe a madeira é formada por uma estrutura complexa de materiais lignocelulósicos. A separação dos componentes do material lignocelulósico pode ser realizada por processos mecânicos, físicos, biotecnológicos ou químicos. Relacione a COLUNA II com a COLUNA I, associando os processos de separação dos componentes lignocelulósicos a suas respectivas caracterizações.
COLUNA I 1. Processos mecânicos 2. Processos físicos 3. Processos biotecnológicos 4. Processos químicos
COLUNA II ( ) Utiliza fungos ou bactérias que produzem enzimas capazes de quebrar as cadeias poliméricas da lignina. ( ) É um processo caro, pois a biomassa passa por processo de moagem, em que há um grande consumo de energia. ( ) Método mais comum para esse processo é o cozimento com hidróxido de sódio e sulfeto de sódio. ( ) O material é aquecido pela passagem de vapor d’água, sofrendo hidrólise.
Assinale a sequência CORRETA.
Alternativas
Q1103491 Engenharia Química e Química Industrial
Areação do óxido nítrico com hidrogênio ocorre conforme a equação química a seguir.
2H2 (g) + 2NO (g) → N2(g) + 2H2O (g)
Para compreender a velocidade da reação química em função das concentrações dos reagentes, um técnico realizou os seguintes experimentos.
Experimento 1 – Quando dobrou a concentração do gás hidrogênio e reduziu à metade a concentração do óxido nítrico, a velocidade da reação dobrou.
Experimento 2 – Quando quadruplicou a concentração do gás hidrogênio e dobrou a concentração do óxido nítrico, a velocidade da reação química quadruplicou.
A partir dessas informações, é correto afirmar que a expressão matemática da Lei de Velocidade é representada por:
Alternativas
Q1103492 Engenharia Química e Química Industrial
O conhecimento da composição química do vinho permite compreender melhor os fenômenos que intervêm durante a maturação da uva, da elaboração do vinho, de sua conservação e de seus tratamentos. A fermentação alcoólica do vinho pode ser obtida pela ação de leveduras específicas que transformam o ácido málico em álcool etílico, conforme a equação química a seguir:
COOH – CHOH – CH2 – COOH → CH3 – CH2 – OH + 2CO2
Em relação ao processo de fermentação do ácido málico, analise as afirmativas a seguir. I. A fermentação ocorre com a diminuição do pH. II. A fermentação ocorre com oxidação do carbono carbonílico. III. Pela ação das bactérias láticas, ocorre a transformação do ácido málico em ácido lático. Estão corretas as afirmativas:
Alternativas
Q1103493 Engenharia Química e Química Industrial
Uma mistura de 40% e 60% em massa de CaCO3 e MgCO3 , respectivamente, foi calcinada, formando óxidos de cálcio e magnésio e dióxido de carbono. Considerando que foram produzidos 22 gramas do CO2 , é correto afirmar:
Alternativas
Q1103498 Engenharia Química e Química Industrial
A ligação peptídica é a ligação que se estabelece quando ocorre reação entre dois aminoácidos, conforme a equação química descrita a seguir. Imagem associada para resolução da questão Considere que 2 mols de molécula do aminoácido I são adicionados para reagir com 1 mol de molécula do aminoácido II. Quando o equilíbrio químico é estabelecido (equilíbrio 1), 20% do aminoácido I é consumido. Em seguida, adicionou-se certa quantidade de mols de molécula do aminoácido II, e 10% do aminoácido I foi consumido até reestabelecer um novo equilíbrio (equilíbrio 2). Nessas condições, qual é a razão aproximada entre o primeiro e segundo equilíbrios?
Alternativas
Q1103499 Engenharia Química e Química Industrial
A cerveja é uma bebida elaborada com malte de cevada, água, lúpulo e levedura. Ela é uma das bebidas alcoólicas que têm o menor teor de etanol. Com uma produção próxima de 10 bilhões de litros por dia, o Brasil é um dos principais produtores mundiais. O processo de produção da cerveja pode ser dividido em quatro etapas: brassagem; fermentação / maturação; filtração e envasamento. Sobre as etapas de produção da cerveja, assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q1103501 Engenharia Química e Química Industrial
A avaliação da segurança estrutural de tanques metálicos de armazenamento de combustíveis, em condições de variações de pressão, temperatura e volume, é extremamente importante do ponto de vista de prevenção de acidentes e impactos ambientais. Considere que um tanque com volume de 25 L absorve exatamente 1,0 kJ de calor. Um técnico fez três simulações experimentais no sentido de compreender o valor da variação da energia interna do sistema (∆U) do tanque, conforme descrito a seguir. I. Não variou o volume do tanque. II. Expandiu 5 litros do volume do tanque contra uma pressão constante de 1 atm. III. Expandiu 0,1 litro do volume do tanque contra uma pressão constante de 0,1 atm. Nessas condições, é correto afirmar que os valores aproximados de ∆U, em quilojoules, nos três experimentos são, respectivamente: Dado: 101,3 J = 1 L atm
Alternativas
Q1103502 Engenharia Química e Química Industrial
Os principais poluentes atmosféricos são gases tóxicos lançados pelas indústrias e pelos veículos automotivos movidos por derivados do petróleo. Muitos gases tóxicos provenientes das indústrias são desprendidos das chaminés. Um processo utilizado para retirar SO2 das emissões de fábricas é passar os gases produzidos, juntamente com ar, por uma emulsão úmida de carbonato de cálcio (CaCO3 ). Nesse processo, todo o sulfato de cálcio fica retido na cavidade interna da chaminé e, posteriormente, é retirado nos procedimentos de manutenção. A equação química a seguir representa o processo químico. CaCO3 (s) + SO2 (g) + ½O2 (g) → CaSO4 (s) + CO2 (g)
Considere, em um sistema ideal, que uma chaminé recebeu 2,4 x 1019 moléculas de SO2 que foram misturadas com 10 g do carbonato de cálcio. Nessas condições, quantos miligramas, aproximadamente, de sulfato de cálcio ficariam retidos na chaminé? 
Alternativas
Respostas
1: B
2: A
3: A
4: C
5: X
6: D
7: B
8: C
9: D