Questões de Concurso Público Prefeitura de Marechal Deodoro - AL 2023 para Fonoaudiólogo

Foram encontradas 15 questões

Q2133037 Fonoaudiologia
O controle respiratório e a fonação realizada com apoio têm-se mostrado eficientes para a reabilitação vocal. Nesse entendimento, assinale o que faz parte da avaliação vocal. 
Alternativas
Q2133038 Fonoaudiologia

O sistema auditivo pode ser inicialmente dividido em periférico e central. O conhecimento das estruturas que fazem parte desse sistema, bem como a localização e a função de cada uma delas auxiliam o profissional a entender e a caracterizar as alterações auditivas de seus pacientes. Com base nisso, ao receber um paciente com queixa de dificuldade para compreender a conversação, após tratamento quimioterápico prolongado, o fonoaudiólogo pode suspeitar de dano à qual/às quais estrutura/s do sistema auditivo?

 

  I. Estria vascular.

 II. Células ciliadas externas.

III. Membrana timpânica.

IV. Janela oval. Dos itens,


verifica-se que está/ão correto/s apenas

Alternativas
Q2133039 Fonoaudiologia
A linguagem possui um funcionamento complexo que depende do bom funcionamento de diversas regiões encefálicas. João, 40 anos, sofreu um acidente de moto, e, após esse acidente, os familiares começaram a perceber que ele não compreendia piadas e figuras de linguagem. Tendo em vista as áreas encefálicas e suas funções, João, provavelmente, tem uma lesão no/a
Alternativas
Q2133040 Fonoaudiologia
Os transtornos dos sons da fala são manifestações amplamente referidas dentro da fonoaudiologia. A terminologia atual engloba, dentre outros acometimentos, os transtornos fonológicos, o atraso motor da fala e a apraxia da fala na infância. Tendo em vista as alterações e as possíveis condutas frente aos transtornos fonológicos, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q2133041 Fonoaudiologia
As fibras musculares esqueléticas são de três tipos: tipo I, tipo II A e tipo II B. Cada feixe apresenta-se com propriedades específicas, e, assim, pode-se direcionar a carga  e a duração dos exercícios a serem utilizados para evitar a fadiga muscular, otimizando a resposta terapêutica. Considerando as propriedades das fibras musculares mencionadas, é correto afirmar:
Alternativas
Q2133042 Fonoaudiologia
No exame do sistema estomatoglossognático em adultos, a avaliação fonoaudiológica observa aspectos morfológicos, posturais, tônus, mobilidade, força e as funções clássicas e aprendidas. Dessa forma, é correto afirmar:
Alternativas
Q2133043 Fonoaudiologia
W. N. W., 20 anos, compareceu a uma avaliação fonoaudiológica com queixa de dificuldade para escutar. Na entrevista inicial, ele relatou que teve caxumba aos 7 anos de idade. Os exames audiológicos indicaram uma perda auditiva sensorioneural grau severo, na orelha esquerda, e audição normal na orelha direita. Considerando as necessidades do caso, diante de uma adaptação de aparelhos de amplificação sonora individuais, dadas as afirmativas, 
  I. A adaptação Contralateral Routing Signal (CROS) pode serutilizada para indivíduos com essa perda.  II. A adaptação CROS consiste na implantação de uma prótese auditiva de condução óssea ao lado da orelha afetada. III. A privação sonora, ainda que unilateral, gera impacto na vida do paciente. Sendo assim, W. N. W deveria ter recebido um sistema CROS aos 7 anos. IV. Pacientes com perdas auditivas unilaterais podem apresentar dificuldades para compreender a fala em ambientes ruidosos e prejuízo na localização espacial das fontes sonoras.
verifica-se que está/ão correta/s
Alternativas
Q2133044 Fonoaudiologia
A falta de alinhamento biomecânico entre os diversos segmentos corporais e as alterações do tônus muscular têm impacto negativo, não só na execução de movimentos corporais globais como na postura e na mobilidade das estruturas do complexo orofaríngeo. Considerando essas informações e as características do sistema estomatoglossognático e suas funções nos pacientes com encefalopatia crônica não progressiva, assinale a alternativa correta. 
Alternativas
Q2133045 Fonoaudiologia
L. J. D., 48 anos, apresenta, há vinte dias, queixa de dor e perda de força muscular progressiva dos membros inferiores, além de sintomas de formigamento e de sensação de queimação neles. Refere que dormiu e acordou assim, sem conseguir associar a nenhum contexto específico; apenas menciona uma otite que estava medicada, porém não apresentou melhora clinica dessa enfermidade. Realizou diversas consultas e exames médicos desde então. Finalmente conseguiu ser avaliado por um neurologista que solicitou a realização de eletroneuromiografia nos membros inferiores, dentre outros exames, fechando o diagnóstico de síndrome de Guillain Barré. A partir disso, iniciou reabilitação multidisciplinar com fisioterapeuta e fonoaudióloga. Considerando a história clínica, diagnóstico médico e possibilidades de manifestações fonoaudiológicas, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q2133046 Fonoaudiologia
Segundo a American Speech-Language-Hearing Association (ASHA), a fluência corresponde ao aspecto da produção da fala que se refere à continuidade, à suavidade, à velocidade e ao  esforço com que as unidades fonológicas, lexicais e/ou sintáticas da linguagem são expressas. Os distúrbios de fluência fazem parte da atuação fonoaudiológica, e eles podem ter causas e configurações distintas. Considerando as particularidades de cada hipótese diagnóstica, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q2133047 Fonoaudiologia
Luana, 8 anos, foi levada ao atendimento fonoaudiológico por sua mãe. Na entrevista inicial, foi relatado que a criança demorou a proferir as primeiras palavras. Durante a avaliação fonoaudiológica, foi observada uma linguagem expressiva aquém do esperado, dificuldade em estruturar orações, baixo desempenho em tarefas de consciência fonológica e memória de curto-prazo fonológica. Com base nas possíveis alterações de linguagem, assinale a alternativa correta. 
Alternativas
Q2133048 Fonoaudiologia
A deglutição do recém-nascido possui alto grau de complexidade, supre as necessidades básicas de alimentação e se apresenta com um grau significativo de integração sensorial e neuromotora. A partir dessa afirmação e do conhecimento sobre as perspectivas neuroevolutivas globais e anatômicas do recém-nascido, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q2133049 Fonoaudiologia
As disfagias mecânicas resultam da dificuldade alimentar secundária, e da perda sensorial e/ou muscular de estruturas responsáveis pela deglutição fisiológica normal. Geralmente, o controle neurológico central e de nervos periféricos estão intactos. Com base nisso, assinale a alternativa correta. 
Alternativas
Q2133050 Fonoaudiologia
As apraxias e as disartrias são distúrbios de fala adquiridos por lesão neurológica; todavia, possuem características específicas. Com base nessa afirmação, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q2133051 Fonoaudiologia
Vítor, 4 anos e 10 meses, foi levado ao fonoaudiólogo por sua cuidadora com queixa de “trocas na fala”. Durante a anamnese, a mãe relatou que a criança nasceu com 37 semanas de gestação, em uma cesárea. Vítor nasceu com icterícia e foi colocado no CPAP; não foram relatadas outras intercorrências. A Triagem Auditiva Neonatal (TAN) foi realizada na maternidade. No laudo, constam emissões otoacústicas transientes presentes bilateralmente. Segundo a cuidadora, esse foi o único exame auditivo realizado pela criança até o presente momento. A mãe refere que a criança apresenta muitos quadros de infecção respiratória. Tendo em vista as Diretrizes de Atenção Triagem Auditiva Neonatal, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Respostas
1: E
2: C
3: D
4: A
5: B
6: E
7: C
8: D
9: E
10: A
11: A
12: E
13: C
14: B
15: C