Questões de Concurso Público Prefeitura de Marechal Deodoro - AL 2023 para Odontólogo

Foram encontradas 15 questões

Q2133352 Odontologia
A Hipomineralização Molar Incisivo (HMI) é a displasia do esmalte dos dentes que afeta um ou mais primeiros molares permanentes, frequentemente associados aos incisivos permanentes, tendo como causa principal as doenças infecciosas na primeira infância, associadas ao uso de antibióticos e a outros fatores, como a má nutrição e a hereditariedade (WEERHEIJM, 2003). Assinale a alternativa que apresenta a fase da odontogênese na qual ocorre o desenvolvimento da Hipomineralização Molar Incisivo (HMI).
Alternativas
Q2133353 Odontologia
Uma paciente, 22 anos, com 35 semanas de gestação, ingresso tardio no pré-natal odontológico da Unidade Básica de Saúde (UBS), sem nenhuma doença sistêmica, normotensa, chega ao consultório odontológico queixando-se de “dor insuportável” no elemento 37 e relatando: “o meu dente quebrou completamente quando eu estava comendo pão”. Ao exame clínico, cirurgião dentista detectou a presença de um elemento dental completamente destruído. Após a realização de exame radiográfico periapical, decidiu pela sua exodontia. Baseado nessas informações, assinale a alternativa que corresponde à conduta mais adequada relacionada à técnica e à solução anestésica que deverá ser utilizada na paciente. 
Alternativas
Q2133354 Odontologia
O exame radiográfico é um recurso complementar de diagnóstico imprescindível nas práticas odontológicas, cabendo ao cirurgião dentista compreendê-lo e interpretá-lo corretamente. Em relação à interpretação do exame radiográfico odontológico, é correto afirmar que 
Alternativas
Q2133355 Odontologia
A terapia pulpar em dentes decíduos tem como objetivos a preservação do tecido periapical, a eliminação dos microrganismos e a descontaminação dos canais radiculares para evitar reinfecção subsequente (FREITAS et al.2020). Diante da importância da manutenção dos dentes decíduos nos arcos dentais, assinale a alternativa correta sobre o tratamento endodôntico desses dentes. 
Alternativas
Q2133356 Odontologia
O Programa Brasil Sorridente, criado em 2004, faz parte da Política Nacional de Saúde Bucal que prevê uma série de ações para facilitar e ampliar o acesso da população ao tratamento odontológico gratuito por meio do Sistema Único de Saúde (SUS) (BRASIL, 2023). Diante das possibilidades de acesso a tratamento odontológico gratuito, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q2133357 Odontologia

Dadas as afirmativas sobre a alveolite,

  I. Quando classificada como alveolite seca,caracteriza-se pela presença de inflamação e sintomatologia dolorosa, com o alvéolo preenchido com coágulo em degeneração ou putrefeito, odor fétido edema gengival sem secreção e purulenta.

 II. Quando o alvéolo está aberto, sem coágulo, com paredes ósseas expostas e amareladas, dor intensa e irradiada caracteriza-se como um quadro de alveolite úmida.

III. A alveolite é uma complicação que ocorre após a extração dentária, inicia-se em até 4 dias de pós-operatório, podendo ter como causas a perda do coágulo devido à falta de sutura, à sucção do coágulo, ao trauma cirúrgico, à presença anterior de infecção no dente extraído e ao uso de fumo.

verifica-se que está/ão correta/s

Alternativas
Q2133358 Odontologia
Os traumatismos dentários dentoalveolares, causados por acidentes domésticos, esportivos, de trabalho ou de trânsito, como também por brincadeiras, atos de violência e outras situações não especificadas, são comuns. A conduta terapêutica diante dessas situações exige habilidade diagnóstica para a preservação do elemento dental e sua integridade. Quanto ao tipo de fratura e a conduta clínica, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q2133359 Odontologia
A doença mão-pé-boca é uma infecção viral muito comum em bebês e crianças, principalmente, em menores de 5 anos que apresentam como principais manifestações clínicas a febre sem qualquer sintoma específico, a perda de apetite, a dor de garganta e abdominal; além do surgimento de feridas dolorosas na boca e erupções nos pés e mãos. Baseado nessas informações, assinale a alternativa que apresenta o agente etiológico, a forma de transmissão e o tratamento proposto para as lesões bucais.
Alternativas
Q2133360 Odontologia
O adolescente J. S. A., 13 anos, chegou, acompanhado de sua mãe, ao setor de urgência de uma Unidade Básica de Saúde para o atendimento odontológico, queixando-se de "dor de dente" ao mastigar e comer alimentos gelados. O odontólogo de plantão realizou o exame clínico e detectou uma lesão de cárie no elemento dental 16, sem a presença de fístula. Após a execução de exame radiográfico interproximal, foi detectada uma lesão de cárie atingindo a metade interna da espessura da dentina. Optou-se pela realização de tratamento expectante, tendo em vista o risco de exposição pulpar. Sobre o tratamento expectante para restaurações de lesões profundas de cárie, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q2133361 Odontologia
O abscesso periapical agudo é uma infecção que ocorre na região do ápice radicular causada por agentes físicos, químicos e microbianos, responsáveis por alterações inflamatórias irreversíveis da polpa dental. De acordo com a localização da coleção purulenta, os abscessos podem ser classificados em diferentes fases que apresentam características diferentes e necessitam de condutas clínicas específicas. Assinale a alternativa que descreve corretamente a fase do abscesso e a conduta clínica indicada.
Alternativas
Q2133362 Odontologia
O planejamento e a execução adequada do tratamento odontológico integrado dependem de um minucioso exame do paciente e diagnóstico preciso das suas condições bucais, sendo necessária uma boa anamnese, uma avaliação extra e intrabucal, contemplando também a análise da oclusão do paciente. Baseado nessas necessidades, o odontólogo deverá conhecer os princípios básicos de uma oclusão ideal para alcançar o sucesso do tratamento reabilitador. Diante disso, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q2133363 Odontologia
Para que o flúor participe do mecanismo anticárie, é necessário que ele esteja na sua forma iônica denominada fluoreto. Os diferentes meios de utilização do fluoreto agem pelo mesmo princípio físico-químico e sua ação anticárie se dá pela forma de como esse íon é mantido na cavidade bucal (TENUTA, CURY, 2016). Considerando o mecanismo de ação anticárie do fluoreto, durante a escovação com dentifrício fluoretado, é correto afirmar que 
Alternativas
Q2133364 Odontologia
O Caderno de Atenção Básica – nº 17 – Saúde Bucal, do Ministério da Saúde do Brasil, preconiza uma abordagem para a cárie ativa baseada no restabelecimento do equilibrio entre os processos de desmineralização e remineralização das estruturas dentárias, paralisação ou redução da progressão das lesões de cárie e a utilização de técnicas de remoção do tecido cariado com a máxima preservação da estrutura dental sadia, com a execução de procedimentos baseados na mínima intervenção.Diante dessa recomendação, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q2133365 Odontologia
Antissépticos e desinfetantes são as principais substâncias químicas usadas para o controle de infecção na prática odontológica, associados aos procedimentos de limpeza, de desinfecção e de esterilização dos materiais e dos instrumentais clínicos. Diante da importância do controle das infecções cruzadas no ambiente de atendimento odontológico, é correto afirmar que 
Alternativas
Q2133366 Odontologia
A prescrição de medicamentos analgésicos anti-inflamatórios são de grande importância na prática clínica odontológica, pois, geralmente, atuam como medicação de suporte, aliviando a dor e proporcionando uma melhor qualidade na recuperação do paciente. Assinale a alternativa que contém somente analgésicos anti-inflamatórios (AINES) não seletivos.
Alternativas
Respostas
1: B
2: D
3: E
4: A
5: E
6: C
7: A
8: B
9: A
10: D
11: E
12: A
13: B
14: C
15: D