Questões de Concurso Público Prefeitura de Areal - RJ 2019 para Medico Plantonista - Cínica Médica
Foram encontradas 20 questões
( ) Doença associada à pobreza, onde precárias condições de saneamento levam à utilização de águas naturais contaminadas para o exercício da agricultura, trabalho doméstico, lazer e consumo. Foi descrita pela primeira vez em 1852, no Cairo, por Teodore Bilharz. Em homenagem ao seu descobridor, em alguns países a doença é conhecida por bilharziose. ( ) Das seis espécies que atualmente podem provocar doença no homem, o Schistosoma mansoni foi o único que se desenvolveu no Continente Americano. ( ) Conhecida popularmente como xistosa, xistossomose, doença dos caramujos ou barriga d´água é uma doença transmissível e parasitária que tem o homem como seu hospedeiro definitivo. ( ) O período de incubação da doença é de 2 a 6 semanas após a infecção. Em geral depois de cinco semanas o doente começa a excretar ovos viáveis do verme nas fezes, permanecendo assim durante muitos anos.
Sobre a febre reumática, julgue as afirmativas abaixo como Verdadeiras (V) ou Falsas (F):
( ) A primeira medida terapêutica é a erradicação do agente infeccioso deflagrador, o Staphylococcus aureus. ( ) A manifestação clínica mais relevante da doença é cardíaca e se caracteriza, na maioria das vezes, por valvulite, em especial das valvas mitral e aórtica, que pode se cronificar e originar sequelas incapacitantes. ( ) Na Artrite da febre reumática as grandes articulações, como joelhos, cotovelos, punhos e tornozelos, são as mais afetadas. O padrão do envolvimento é migratório e totalmente resolutivo, na maior parte das vezes, não deixa sequelas.
A sequência CORRETA é:
I. Diante da suspeita de Tuberculose, a radiografia de tórax é o método de escolha para investigação e diagnóstico da doença e deve ser solicitada para todo paciente com suspeita clínica de Tuberculose pulmonar.
II. O diagnóstico de asma é fundamentado pela presença de sintomas característicos, sendo confirmada pela demonstração de limitação variável ao fluxo de ar. É uma doença inflamatória crônica, caracterizada por hiporresponsividade das vias aéreas inferiores.
III. O baqueteamento digital está associado a doenças cardiovasculares, digestivas e pulmonares. São várias as enfermidades respiratórias crônicas que podem cursar com baqueteamento (ou hipocratismo) digital: a fibrose pulmonar, bronquiectasias, carcinoma broncogênico e fibrose cística.
O número de afirmativa (as) CORRETA (AS) é:
Se o paciente não melhorar em 2 dias ou se apresentar qualquer um dos sinais e sintomas abaixo deve retornar imediatamente ao serviço de saúde, EXCETO no caso de:
I. Virais (carga viral, genótipo e fenótipo viral e resistência viral);
II. Maternos (estado clínico e imunológico, presença de IST e outras coinfecções, estado nutricional);
III. Obstétricos (duração de ruptura das membranas amnióticas, via do parto, presença de hemorragia intraparto).
Sobre os itens acima, está CORRETO o que se afirma em:
( ) Hepatite A – são suscetíveis os indivíduos sorologicamente negativos para o anti-HAVIgG. A imunidade é duradoura e específica, e pode ser adquirida pela infecção com o vírus ou pela vacina, sendo essas formas indistinguíveis ao perfil sorológico. ( ) Hepatite B – são suscetíveis os indivíduos com perfil sorológico HBsAg, anti-HBc e anti-HBs não-reagentes, concomitantemente. A imunidade adquirida por infecção prévia resolvida naturalmente é estabelecida pela presença do anti-HBc e anti-HBs reagentes. Eventualmente, o anti-HBc pode ser o único indicador da imunidade natural detectável, pois, com o tempo, os níveis de anti-HBs podem tornar-se indetectáveis. A vacina contra a hepatite B induz à formação do anti-HBs isoladamente. ( ) Hepatite C – todos os indivíduos são susceptíveis a infecção ou reinfecção pelo HCV. O perfil sorológico anti-HCV reagente não confere imunidade contra o vírus. O indivíduo infectado pelo vírus C apresenta sorologia anti-HCV reagente por um período indefinido, porém esse padrão isoladamente não distingue se houve resolução da infecção ou se o indivíduo tornou-se portador crônico; para essa conclusão, é necessário avaliar a presença de material genético viral ou antígeno viral. A presença do HCV-RNA ou do antígeno viral por um período de seis meses após o diagnóstico inicial da infecção é evidência de cronificação da hepatite C. Não existe vacina contra a infecção. ( ) Hepatite E – são suscetíveis todos os indivíduos, independentemente do perfil sorológico. A infecção não confere imunidade e não existe vacina para a hepatite E.
( ) Como principais manifestações motoras apresenta: tremor de repouso, bradicinesia, rigidez com roda denteada e anormalidades posturais. ( ) Usualmente, acarreta incapacidade grave após 10 a 15 anos. ( ) Os anticolinérgicos e os antiglutamatérgicos são indicados como intervenção medicamentosa para o controle dos sintomas. ( ) A prevenção primária da doença busca reduzir a taxa de progressão, parar ou mesmo reverter a morte neuronal.
A sequência CORRETA, de cima para baixo, é: