Questões de Concurso Público Prefeitura de Areal - RJ 2019 para Medico Plantonista - Cínica Médica

Foram encontradas 20 questões

Q1622100 Medicina
O hipoparatireoidismo, caracterizado pela diminuição da liberação de PTH pelas paratireoides, manifesta-se por meio dos sinais e sintomas da hipocalcemia. Considerando suas manifestações clínicas, marque a alternativa INCORRETA:
Alternativas
Q1622101 Medicina
Assinale a alternativa correspondente à infecção causada por protozoário que se apresenta em duas formas: cisto e trofozoíto. Esse parasito pode atuar como comensal ou provocar a invasão de tecidos, originando as formas intestinal e extra-intestinal da doença. O quadro clínico varia de uma forma branda, caracterizada por desconforto abdominal leve ou moderado, com sangue e/ou muco nas dejeções, até uma diarreia aguda e fulminante, de caráter sanguinolento ou, acompanhada de febre e calafrios. Podem ou não ocorrer períodos de remissão. Em casos graves, as formas trofozoíticas se disseminam pela corrente sanguínea, provocando abcesso no fígado (com maior frequência), nos pulmões ou cérebro. Quando não diagnosticadas a tempo, podem levar o paciente a óbito:
Alternativas
Q1622102 Medicina
A Criptococose é uma infecção fúngica que apresenta duas formas: cutânea e sistêmica. A forma cutânea aparece em 10% a 15% dos casos (na maioria das vezes, precede a doença sistêmica) e é caracterizada por manifestações de lesões acneiformes, rash cutâneo, ulcerações ou massas subcutâneas que simulam tumores. A forma sistêmica, frequentemente, aparece como uma meningite subaguda ou crônica, caracterizada por febre, fraqueza, dor no peito, rigidez de nuca, dor de cabeça, náusea e vômito, sudorese noturna, confusão mental e alterações de visão. Pode haver comprometimento ocular, pulmonar, ósseo e, às vezes, da próstata. Assinale a alternativa correta sobre o seu período de transmissibilidade:
Alternativas
Q1622103 Medicina
Sobre a hemorragia digestiva, é INCORRETO afirmar que:
Alternativas
Q1622104 Medicina
Assinale a alternativa INCORRETA sobre litíase biliar:
Alternativas
Q1622105 Medicina
Analise as afirmativas a seguir sobre esquistossomose, coloque V para verdadeiro e F para falso. Posteriormente assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) Doença associada à pobreza, onde precárias condições de saneamento levam à utilização de águas naturais contaminadas para o exercício da agricultura, trabalho doméstico, lazer e consumo. Foi descrita pela primeira vez em 1852, no Cairo, por Teodore Bilharz. Em homenagem ao seu descobridor, em alguns países a doença é conhecida por bilharziose. ( ) Das seis espécies que atualmente podem provocar doença no homem, o Schistosoma mansoni foi o único que se desenvolveu no Continente Americano. ( ) Conhecida popularmente como xistosa, xistossomose, doença dos caramujos ou barriga d´água é uma doença transmissível e parasitária que tem o homem como seu hospedeiro definitivo. ( ) O período de incubação da doença é de 2 a 6 semanas após a infecção. Em geral depois de cinco semanas o doente começa a excretar ovos viáveis do verme nas fezes, permanecendo assim durante muitos anos. 
Alternativas
Q1622106 Medicina
De acordo com o Código de Ética médica, é CORRETO afirmar que:
Alternativas
Q1622107 Medicina
A febre reumática ainda é uma doença prevalente nos tempos atuais, sobretudo nos países em desenvolvimento. (Sociedade Brasileira de Reumatologia, 2017)
Sobre a febre reumática, julgue as afirmativas abaixo como Verdadeiras (V) ou Falsas (F):
( ) A primeira medida terapêutica é a erradicação do agente infeccioso deflagrador, o Staphylococcus aureus. ( ) A manifestação clínica mais relevante da doença é cardíaca e se caracteriza, na maioria das vezes, por valvulite, em especial das valvas mitral e aórtica, que pode se cronificar e originar sequelas incapacitantes. ( ) Na Artrite da febre reumática as grandes articulações, como joelhos, cotovelos, punhos e tornozelos, são as mais afetadas. O padrão do envolvimento é migratório e totalmente resolutivo, na maior parte das vezes, não deixa sequelas.
A sequência CORRETA é: 
Alternativas
Q1622108 Medicina
Analise as afirmativas abaixo relacionadas às enfermidades respiratórias:
I. Diante da suspeita de Tuberculose, a radiografia de tórax é o método de escolha para investigação e diagnóstico da doença e deve ser solicitada para todo paciente com suspeita clínica de Tuberculose pulmonar.
II. O diagnóstico de asma é fundamentado pela presença de sintomas característicos, sendo confirmada pela demonstração de limitação variável ao fluxo de ar. É uma doença inflamatória crônica, caracterizada por hiporresponsividade das vias aéreas inferiores.
III. O baqueteamento digital está associado a doenças cardiovasculares, digestivas e pulmonares. São várias as enfermidades respiratórias crônicas que podem cursar com baqueteamento (ou hipocratismo) digital: a fibrose pulmonar, bronquiectasias, carcinoma broncogênico e fibrose cística.

O número de afirmativa (as) CORRETA (AS) é:
Alternativas
Q1622109 Medicina
Segundo as orientações do Ministério da Saúde para a avaliação do estado de hidratação do paciente, o “Plano A” de tratamento destina-se a pacientes com diarreia sem sinais de desidratação. O tratamento é domiciliar e deve-se explicar ao paciente ou acompanhante o que fazer no domicílio.
Se o paciente não melhorar em 2 dias ou se apresentar qualquer um dos sinais e sintomas abaixo deve retornar imediatamente ao serviço de saúde, EXCETO no caso de:
Alternativas
Q1622110 Medicina
Sobre a Infecção pelo HIV e Aids, é INCORRETO afirmar que:
Alternativas
Q1622111 Medicina
Alguns fatores associados se somam ao aumento do risco da transmissão vertical do HIV, como:
I. Virais (carga viral, genótipo e fenótipo viral e resistência viral);
II. Maternos (estado clínico e imunológico, presença de IST e outras coinfecções, estado nutricional);
III. Obstétricos (duração de ruptura das membranas amnióticas, via do parto, presença de hemorragia intraparto).

Sobre os itens acima, está CORRETO o que se afirma em:
Alternativas
Q1622112 Medicina
Assinale a alternativa INCORRETA sobre as principais características do vírus da Hepatite A (HAV):
Alternativas
Q1622113 Medicina
Sobre o Código de Ética Médica, é INCORRETO afirmar que:
Alternativas
Q1622114 Medicina
Analise as afirmativas a seguir sobre suscetibilidade, vulnerabilidade e imunidade, coloque V para verdadeiro e F para falso. Posteriormente assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) Hepatite A – são suscetíveis os indivíduos sorologicamente negativos para o anti-HAVIgG. A imunidade é duradoura e específica, e pode ser adquirida pela infecção com o vírus ou pela vacina, sendo essas formas indistinguíveis ao perfil sorológico. ( ) Hepatite B – são suscetíveis os indivíduos com perfil sorológico HBsAg, anti-HBc e anti-HBs não-reagentes, concomitantemente. A imunidade adquirida por infecção prévia resolvida naturalmente é estabelecida pela presença do anti-HBc e anti-HBs reagentes. Eventualmente, o anti-HBc pode ser o único indicador da imunidade natural detectável, pois, com o tempo, os níveis de anti-HBs podem tornar-se indetectáveis. A vacina contra a hepatite B induz à formação do anti-HBs isoladamente. ( ) Hepatite C – todos os indivíduos são susceptíveis a infecção ou reinfecção pelo HCV. O perfil sorológico anti-HCV reagente não confere imunidade contra o vírus. O indivíduo infectado pelo vírus C apresenta sorologia anti-HCV reagente por um período indefinido, porém esse padrão isoladamente não distingue se houve resolução da infecção ou se o indivíduo tornou-se portador crônico; para essa conclusão, é necessário avaliar a presença de material genético viral ou antígeno viral. A presença do HCV-RNA ou do antígeno viral por um período de seis meses após o diagnóstico inicial da infecção é evidência de cronificação da hepatite C. Não existe vacina contra a infecção. ( ) Hepatite E – são suscetíveis todos os indivíduos, independentemente do perfil sorológico. A infecção não confere imunidade e não existe vacina para a hepatite E. 
Alternativas
Q1622115 Medicina
A isquemia crítica de membro no paciente diabético é uma urgência médica, com elevado risco de perda da viabilidade do membro. Os seis sinais clássicos de isquemia aguda de membro são dor, paralisia, parestesia, ausência de pulso, paralisia por frio e palidez. Deve-se suspeitar de isquemia crítica de membro com os seguintes sintomas, EXCETO:
Alternativas
Q1622116 Medicina
O diagnóstico de hipertensão mascarada é confirmado quando:
Alternativas
Q1622117 Medicina
É causa de hipertensão arterial sistêmica secundária, EXCETO:
Alternativas
Q1622118 Medicina
Analise as afirmativas a seguir relacionadas à doença de Parkinson e marque V (verdadeiro) ou F (falso):
( ) Como principais manifestações motoras apresenta: tremor de repouso, bradicinesia, rigidez com roda denteada e anormalidades posturais. (  ) Usualmente, acarreta incapacidade grave após 10 a 15 anos. ( ) Os anticolinérgicos e os antiglutamatérgicos são indicados como intervenção medicamentosa para o controle dos sintomas. (  ) A prevenção primária da doença busca reduzir a taxa de progressão, parar ou mesmo reverter a morte neuronal.
A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q1622119 Medicina
A classificação por estágios da Insuficiência Cardíaca proposta pela American College of Cardiology/American Heart Association ACC/AHA8 enfatiza o desenvolvimento e a progressão da doença. O estágio C é definido como paciente com doença estrutural cardíaca presente/Sintomas prévios ou atuais de Insuficiência Cardíaca. São abordagens possíveis para esse paciente, EXCETO:
Alternativas
Respostas
1: C
2: A
3: C
4: B
5: A
6: A
7: B
8: A
9: B
10: C
11: C
12: A
13: D
14: D
15: A
16: D
17: D
18: C
19: A
20: C