Questões de Concurso Público Prefeitura de Itapemirim - ES 2019 para Engenheiro Agrônomo

Foram encontradas 15 questões

Q1645496 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Em fitopatologia existe uma definição sobre um tipo de dano causado por patógenos que se refere aos danos na capacidade futura de produção causada pelas doenças. Sendo este gênero de dano muito comum quando o patógeno é veiculado pelo solo ou disseminado por órgãos de propagação vegetativa de seu hospedeiro. Incluindo-se neste caso patógenos que debilitam seu hospedeiro. Este gênero de dano é o:
Alternativas
Q1645497 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Em fitopatologia existe uma definição em um sentido amplo que é qualquer efeito causado direta ou indiretamente, por um organismo (doador) sobre outro (receptor), através da liberação no ambiente de produtos químicos elaborados pelo doador. De acordo com este conceito o efeito poderá ser benéfico ou prejudicial, podendo ser exercido por uma planta sobre outra, por um microrganismo sobre outros por um microrganismo sobre urna planta ou, vice-versa. Num sentido restrito, ela é vista, talvez de forma mais correta, como efeito prejudicial, direto ou indireto, de urna planta sobre outra. O efeito é direto caso o produto químico permaneça inalterado após a liberação pela planta doadora; o efeito é indireto caso o produto químico seja alterado na sua composição ou atuação antes de afetar a planta receptora. Essas substâncias são de natureza química bastante diversa. Este efeito é denominado:
Alternativas
Q1645498 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Os fungos constituem um grupo numeroso de organismos, bastante diversificado filogeneticamente e de grande importância ecológica e econômica. Apesar de heterogêneo, este grupo reúne algumas características básicas que permitem separá-lo de outros seres vivos, formando um reino à parte. Existe uma característica que separa os fungos das plantas que, ao contrário destes, possuem clorofila. Todos os fungos, sejam eles sapróbios ou parasitas, requerem carbono orgânico na sua nutrição, como os animais. Essa característica é:
Alternativas
Q1645499 Engenharia Agronômica (Agronomia)
A limitação do crescimento de uma população bacteriana normalmente se dá pela exaustão de nutrientes disponíveis e pelo .acúmulo de substâncias tóxicas no meio. Essas mudanças decorrem do próprio crescimento das bactérias, o que vale dizer que seu desenvolvimento é autolimitado. Assim, o crescimento exponencial das culturas ocorre durante um período curto, cessando depois o crescimento, e sobrevindo a morte. De modo geral, quatro fases compõem uma curva típica de crescimento de bactéria. Existe uma fase onde, para que uma cultura esteja na fase exponencial, é necessário que atinja uma taxa de crescimento constante. Vários fatores governam esta taxa de crescimento, entre os quais pode-se citar a concentração e a natureza dos nutrientes, a temperatura, o pH, a pressão osmótica, a pressão hidrostática e a radiação. Durante toda a fase exponencial, o aumento do número total de células está diretamente relacionado ao aumento do número de células viáveis, uma vez que, nesta fase, todas as células produzidas são viáveis. No cultivo de bactérias em meio liquido, a fase exponencial dura um período relativamente curto, devido às atividades do próprio microrganismo, ora produzindo substâncias tóxicas, ora exaurindo os nutrientes do meio. Desta maneira o ambiente torna-se menos favorável com o passar do tempo e a taxa de crescimento diminui, podendo cessar o crescimento, dando início à fase seguinte estacionária. Esta fase é a:
Alternativas
Q1645500 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Conforme Instrução Normativa nº 45, de 22 de agosto de 2018, Praga Quarentenária Presente é uma praga de importância econômica potencial para uma área em perigo, presente no país, porém está:
Alternativas
Q1645501 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Existem alguns testes empregados na diagnose de viroses e caracterização do vírus. Existe uma técnica que se constitui numa ferramenta de estudo dos vírus, sendo de grande utilidade na identificação dos mesmos. Por meio desta técnica é possível separar vírus diferentes e relacionar vírus semelhantes ou variantes de um mesmo vírus. A técnica tem por base a reação antígeno-anticorpo, sendo que o vírus atua como um antígeno quando inoculado num animal (coelho, rato) e a substância formada em reação ao vírus funciona corno anticorpo. Uma vez obtida uma substância do tipo anticorpo, esta poderá ser armazenada e testada contra qualquer vírus, permitindo relacionar este vírus com o vírus original que provocou a síntese do anticorpo.Aespecificidade existente entre um antígeno e o anticorpo correspondente é a responsável pela precisão da técnica. Esta técnica é denominada:
Alternativas
Q1645502 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Para o armazenamento de produtos alimentícios existe a recomendação de adotar boas práticas de armazenagem (recomendações). No caso de armazenamento em paletes deve-se mantê-los com a matéria-prima ou embalagens, com afastamento das paredes para evitar umidade e facilitar a limpeza, amostragem e movimentações, controle de pragas e ações em caso de incêndio. Este afastamento mínimo recomendado é de:
Alternativas
Q1645503 Engenharia Agronômica (Agronomia)
A temperatura é o fator ambiental mais importante na conservação das hortaliças e frutas, pois afeta diretamente a respiração, a transpiração e outros aspectos fisiológicos das plantas. Sabe-se que a cada aumento na temperatura ambiente, ocorre um aumento na velocidade de deterioração desses produtos e a consequente redução do tempo de “vida de prateleira” ou de conservação. A cada aumento de 10°C na temperatura ambiente provoca um aumento na velocidade de deterioração de:
Alternativas
Q1645504 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Existe um tipo de armazenamento em que a atmosfera ambiental é geralmente alterada pelo uso de filmes plásticos, permitindo que a concentração de CO2 proveniente do próprio produto aumente, e a concentração de O2 diminua, à medida que o mesmo é utilizado pelo processo respiratório. Neste tipo de armazenamento, as concentrações de O2 e CO2 e variam com o tempo, temperatura, tipo de filme e com a taxa respiratória do produto. Este tipo de armazenamento é a atmosfera:
Alternativas
Q1645505 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Produtos vegetais com excelente aparência nem sempre apresentam características intrínsecas desejáveis. Dessa forma, os produtos precisam ser avaliados no campo, durante o crescimento, na maturidade para a colheita e após a colheita, para melhor conhecimento do valor real e de sua capacidade de manutenção ou deterioração da qualidade, com base em padrões pré-estabelecidos. Os atributos de qualidade de frutos e hortaliças devem ser considerados em conjunto, pois são pouco representativos da qualidade como um todo, se considerados isoladamente. Considerando as exigências do consumidor diversos atributos de qualidade podem ser considerados para compra. Existe um atributo de qualidade que leva em consideração as dimensões, o peso e o volume. Este atributo é a (o):
Alternativas
Q1645506 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Aproximadamente 95% das espécies conhecidas pertencem aos invertebrados. Para facilitar o estudo dessa enorme quantidade de animais, o ReinoAnimal é dividido em vários grupos, de acordo com as características dos animais, denominados Filos. Dentre esses Filos, três são de importância agrícola. O Filo Arthropoda corresponde a, aproximadamente, 80% do Reino Animal. Esse filo está dividido em várias classes, as quais têm importância agrícola. Existe uma classe que apresenta o corpo cilíndrico com vários segmentos, cada um com 2 pares de pernas, conhecidos por piolhos-de-cobra; esses podem destruir plantas recém-germinadas e algumas espécies são predadoras. Esta classe é a:
Alternativas
Q1645507 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Existe no tegumento do inseto uma parte que é composta por inclusões epidérmicas responsáveis principalmente pelo senso tátil e audição, e são numerosos no corpo do inseto. Fundamentalmente consta de uma seta, que é o processo cuticular externo da célula deste tecido. Esta parte do tegumento do inseto é chamada:
Alternativas
Q1645508 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Do metabolismo do inseto resulta não só do protoplasma vivo, mas também de outras substâncias químicas úteis e necessárias às funções orgânicas. Algumas dessas substâncias são chamadas secreções, e as células ou associações de células que as produzem são denominadas glândulas. Existe um tipo de glândula que em geral estão associadas com as peças bucais, e são comumente divididas em glândulas mandibulares, maxilares e labiais. Esta glândula é a:
Alternativas
Q1645509 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Existe uma forma de reprodução em insetos imaturos que possuem ovários funcionais, cujos óvulos desenvolvem-se partenogeneticamente; assim, a reprodução é realizada por um organismo que mantém o aspecto imaturo. Em muitos casos ela também está associada à viviparidade. Esta forma de reprodução é a (o):
Alternativas
Q1645510 Engenharia Agronômica (Agronomia)
A amostra é parte, porção, fragmento ou unidade de produto natural ou fabricado, sem valor comercial e destinada a indicar a sua natureza, qualidade e tipo do produto. Amostragem de grãos é a prática que consiste em obter uma porção representativa de um lote de grãos, objetivando o conhecimento de sua qualidade. A finalidade da amostragem é obter uma amostra de tamanho adequado para os testes, na qual estejam presentes os mesmos componentes do lote a ser classificado e em proporções semelhantes. Existe um tipo de amostra que é uma pequena porção do produto retirada de diferentes pontos do lote, por meio de amostrador. Esta é a amostra:
Alternativas
Respostas
1: D
2: A
3: E
4: B
5: C
6: C
7: E
8: D
9: A
10: B
11: C
12: D
13: A
14: B
15: E