Questões de Concurso Público Prefeitura de Ouro Preto do Oeste - RO 2024 para Médico Veterinário
Foram encontradas 14 questões
Cabe ainda lembrar, que o êxito do tratamento de um paciente está, na maioria das vezes, relacionado à qualidade da prescrição que se faz para o mesmo. Assim, precisa o clínico estar atento a certas implicações que envolvem este instrumento.
Observe o exemplo de receita veterinária abaixo e identifique o que caracteriza a parte de inscrição deste documento.
Fonte: https://www.vetarq.com.br/2016/09/como-fazer-uma-prescricao-veterinaria acesso em 29 de maio de 2024.
A - Curativos B - Profiláticos C - Sintomáticos D - Dietéticos; E - Diagnósticos
( ) Visam a correção de um problema nutricional como causa primária ou secundária de uma doença. Ex.: Suplementos vitamínico-minerais ( ) Auxiliam a realização de um procedimento diagnóstico. Ex.: Contrastes radiológicos. ( ) Previnem o aparecimento da doença. Ex.: Eimeriostáticos (como aditivos de ração) e vacinas; ( ) Combatem apenas os sintomas produzidos pela enfermidade. Ex.: Antitérmicos, analgésicos e antinflamatórios; ( ) Têm como objetivo eliminar o agente causal da doença. Ex.: Antibióticos, antiparasitários e outros;
I. Conforme previsto na Portaria SVS/MS nº 344/98 que aprova o Regulamento Técnico sobre substâncias e medicamentos sujeitos a controle especial, médicoveterinário é o profissional prescritor de substâncias e medicamentos sob controle da referida norma, independente da prescrição ser ou não para uso veterinário; II. A parte de identificação do usuário deve conter o nome e endereço completo do paciente, e no caso de uso veterinário, nome e endereço completo do proprietário e identificação do animal mediante colocação de espécie, raça e porte, conforme dados preconizados pela Portaria SVS/MS 344/98 em seu anexo XI – modelo de talonário - "B" para uso veterinário e que se estende a todos os demais receituários, tendo em vista que em todos é obrigatória a identificação do animal; III. Caso haja prescrição de substâncias e medicamentos anabolizantes pertencentes à lista C5 da Portaria SVS/MS nº 344/98 por profissional médico-veterinário, dados de CPF do prescritor e CID – Classificação Internacional de Doenças não são dados que constarão no receituário, uma vez que tais dados são necessários e obrigatórios, conforme disposto na Lei 9.965/00 somente para prescrições de medicamentos que serão utilizados por humano e não por animal; IV. Conforme previsto na Resolução do Conselho Federal de Farmácia nº 357/01, que aprova o regulamento técnico das Boas Práticas de Farmácia, é atribuição do profissional farmacêutico avaliar o receituário com base nos aspectos terapêuticos (farmacêuticos e farmacológicos) e também legais.
Estão corretas:
Sobre essa doença, assinale a alternativa correta.
Marque a opção que apresenta os sinais clínicos dessa doença.
Existem duas espécies de tênias: a Taenia solium, encontrada na carne de __________ e a Taenia saginata, encontrada na carne de ________.
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas e que apresenta uma medida profilática para essa verminose.
Sobre isso, de que maneira os corticoides em excesso podem interferir na resistência orgânica do hospedeiro?
No âmbito dos procedimentos pós-cirúrgicos recomendados, marque a opção que caracteriza o estímulo à recuperação.
I. A abordagem cirúrgica mais comumente utilizada na celiotomia é a incisão na linha média ventral, através da linha Alba. Ocasionalmente, pode-se utilizar a região do flanco para expor determinados órgãos como a adrenal, rins, ovários ou útero. II. O tipo de trauma no abdome determina, em alguns casos, quais os prováveis órgãos lesionados e o tipo de lesão instalada. Trauma penetrante normalmente provoca lesões no fígado e baço, enquanto, o trauma rombo, predispõe as lesões do fígado e intestinos. III. Radiografias abdominais devem ser requisitadas sempre que houver suspeita de trauma abdominal. IV. A estabilização do paciente torna-se necessária antes de partir para a utilização dos métodos de diagnóstico como as radiografias e o exame do líquido peritoneal.
Estão corretas:
Indique a opção que caracteriza uma hérnia crural.
( ) Os principais clínicos desse quadro são: reto prolapsado, com exposição da mucosa, além de contrações abdominais constantes. ( ) O tratamento não cirúrgico é baseado na correção do prolapso retal, o qual dependerá da viabilidade do tecido exposto e do tamanho do prolapso. Um pequeno prolapso de aparência viável (sem úlceras, nem áreas de necrose) pode ser reduzido manualmente. A aplicação tópica de uma solução hipersaturada de açúcar por 20 a 30 minutos e a lubrificação do tecido irão auxiliar na diminuição do edema e facilitarão a redução do prolapso. ( ) Quando um prolapso não pode ser reduzido manualmente ou quando a viabilidade intestinal da porção prolapsada encontra-se comprometida, a ressecção total e a anastomose estão indicadas. Este procedimento é realizado sob anestesia geral para pequenos animais ou sob tranquilização e analgesia epidural para os grandes animais. ( ) Quando o prolapso retal é recidivante e o tecido retal encontra-se ainda viável, uma celiotomia é realizada, e o prolapso é manualmente reduzido com uma cuidadosa tração no cólon. Uma colopexia (cólon descendente) é realizada na parede abdominal, após a redução do prolapso, para evitar recorrência (categute 2.0 ou 3.0, pontos isolados simples). ( ) No pós-operatório é indicada a administração de pomadas anestésicas retalmente para evitar tenesmo.
Quanto aos cuidados relacionados ao ordenhador, indique a opção correta.
A qual doença se refere essa descrição?
Indique a alternativa que descreve um quadro clínico de displasia renal.