Questões de Concurso Público EBSERH 2016 para Médico - Reumatologia Pediátrica (HUAP-UFF)

Foram encontradas 25 questões

Q813283 Medicina
Assinale a alternativa CORRETA. A fibromialgia é definida pela presença de dor muscoloesquelética crônica e difusa de causa inflamatória, caracterizada pela presença de pontos dolorosos detectados por dolorímetro ou por meio de dígito-pressão em locais anatômicos específicos. Embora os critérios diagnósticos estejam bem definidos, sua etiologia não é totalmente conhecida. Os critérios para o diagnóstico de fibromialgia do Colégio Americano de Reumatologia são:
Alternativas
Q813284 Medicina
Assinale a alternativa CORRETA. A definição dos subtipos de Artrite Idiopática Juvenil está baseada em critérios de inclusão e exclusão, baseando-se em manifestações clínicas articulares, extra-articulares e laboratoriais. Os critérios de exclusão entre os subtipos de artrite idiopática juvenil, segundo a International League or Associations for Rheumatology, que devem ser afastados para o diagnóstico de artrite psoriásica são:
Alternativas
Q813285 Medicina
Assinale a alternativa CORRETA. A espondilite anquilosante é uma doença incluída num grupo designado por Espondiloartrites. Em relação à Espondilite Anquilosante Juvenil pode-se afirmar que:
Alternativas
Q813286 Medicina
Assinale a alternativa CORRETA. Os critérios para diagnóstico da Febre Reumática foram recentemente revisados pela American Heart Association que passou a adotar critérios diferenciados conforme populações classificadas em baixo, médio ou alto risco. Para as populações de baixo risco, considera-se provas de atividades inflamatórias elevadas valores de PCR (Proteína C Reativa) > 3 mg/dL e/ou: 
Alternativas
Q813287 Medicina
Entre as alternativas abaixo, assinale a que NAO inclui critérios da Academia Americana de Reumatologia que norteiam o diagnóstico do Lupus Eritematoso Sistêmico Juvenil.
Alternativas
Q813288 Medicina
Assinale a alternativa CORRETA. A Síndrome de Reiter denomina-se artrite reativa porque a inflamação articular parece ser uma reação a uma infecção originada numa zona do corpo diferente das articulações e caracteriza-se pela tríade clássica de:
Alternativas
Q813289 Medicina
Assinale a alternativa CORRETA. A oligoartrite é o subtipo mais comum da Artrite Idiopática Juvenil (AIJ), representando 40 a 50% dos casos. Caracteriza-se pela presença de artrite crônica em uma a quatro articulações nos primeiros seis meses da doença e a sua única manifestação extra-articular é a:
Alternativas
Q813290 Medicina
Assinale a alternativa CORRETA. A esclerose sistêmica juvenil é uma doença na qual as características da pele chamam muito a atenção, mas é o envolvimento de órgãos sistêmicos que determinam a gravidade da doença. O envolvimento visceral mais frequente é:
Alternativas
Q813291 Medicina
Em relação à Esclerose Sistêmica Juvenil, leia as afirmativas a seguir e assinale a alternativa CORRETA. I. As crianças têm melhor prognóstico do que os adultos já que a sobrevida em 5 anos é maior do que 90% e em adultos é de 75%. II. A prednisona associada à ciclofosfamida em pulsos endovenosos são as preferidas para o tratamento da miocardite e na fase inicial da alveolite fibrosante, III. A alteração mais frequente do sistema nervoso é a neuropatia do trigêmio. IV. Diferente do que é observado em adultos, a esclerose sistêmica difusa é a mais frequente (90%) e acomete o tronco, as regiões distai e proximal dos membros e a esclerose sistêmica limitada caracteriza-se pelo envolvimento distai dos membros sem envolver o tronco e é rara em crianças. Estão corretas as afirmativas:
Alternativas
Q813292 Medicina
Assinale a alternativa CORRETA. A Dermatomiosite Juvenil é a miopatia inflamatória idiopática mais comum em crianças e se caracteriza por fraqueza muscular proximal e lesões cutâneas patognomônicas. As pápulas avermelhadas, lisas ou escamosas, que posteriormente evoluem para pequenas zonas despigmentadas e atrofiadas, localizadas sobre as superfícies extensoras das metacarpafalangianas e interfalangianas é denominado:
Alternativas
Q813293 Medicina
Assinale a alternativa CORRETA. A artropatia gotosa é rara na infância e pode ser secundária a doenças renais crônicas, glicogenose, doença de Gaucher, doenças linfomieloproliferativas e hemólise crônica. A gota primária pode ser causada pela:
Alternativas
Q813294 Medicina
Assinale a alternativa CORRETA. No Lupus Eritematoso Sistêmico, o complemento é um excelente parâmetro para monitoração da atividade de doença e resposta terapêutica. Em geral, C3 permanentemente baixo está associado a:
Alternativas
Q813295 Medicina
Assinale a alternativa CORRETA. A Artrite Idiopática Juvenil de Início Olioarticular é o grupo que traz maiores dificuldades no diagnóstico diferencial. São características da Artrite Idiopática Juvenil de Início Olioarticular:
Alternativas
Q813296 Medicina
Assinale a alternativa CORRETA. A artrite séptica é uma doença grave e que, se não for adequadamente tratada, pode evoluir com complicações sérias como:
Alternativas
Q813297 Medicina
Assinale a alternativa CORRETA. A causa mais comum de osteomalácia é a deficiência de vitamina D, que pode ser secundária a uma alteração em qualquer um dos passos do seu metabolismo ou ação. Laboratorialmente, devem ser solicitados e avaliados os níveis de 25-hidroxivitamina D. É indicativo de deficiência de vitamina D, níveis de 25-Hidroxivitamina D inferiores a:
Alternativas
Q813298 Medicina
Assinale a alternativa que completa correta e respectivamente as lacunas. Segundo a classificação da European League Against Rheumatism/Paediatric Rheumatology European Society (EULAR/PRES), para o diagnóstico da Púrpura de Henoch-Schonlein é necessária a presença de um critério mandatório (púrpura palpável ou petéquias predominando em membros inferiores) e um ou mais dos quatro critérios seguintes: Artrite ou artralgia; ______________;_____________;_______________.
Alternativas
Q813299 Medicina
Leia as afirmativas a seguir e assinale a alternativa CORRETA. I. Títulos altos de fator antinuclear (FAN) são uma das manifestações mais constantes no Lupus Eritematoso Sistêmico (LES) e um FAN negativo torna o diagnóstico de LES pouco provável. II. A positividade de fator antinuclear (FAN) nem sempre está associada à doença. Baixos títulos podem estar presentes em até 15% da população normal saudável. III. Fator antinuclear (FAN) é mais frequente na dermatomiosite do que na poliomiosite. IV. Várias condições reumatológicas ou não, caracterizadas por estimulação antigênica crônica, como as infecções, podem cursar com positividade para o fator reumatóide. Estão CORRETAS as afirmativas:
Alternativas
Q813300 Medicina
Assinale a alternativa CORRETA. A duração da profilaxia secundária em pacientes com diagnóstico de Febre Reumática com cardite prévia, insuficiência mitral leve residual ou resolução da lesão valvar deverá ser realizada:
Alternativas
Q813301 Medicina
Assinale a alternativa CORRETA. Embora a eficácia do uso de corticosteróides para o tratamento da cardite nos pacientes com Febre Reumática não tenha sido comprovada, os corticosteróides são utilizados nos casos de cardite:
Alternativas
Q813302 Medicina
Assinale a alternativa correta. De acordo com os critérios de classificação de Arterite de Takayasu em crianças, propostos pela European League Against Rheumatism/Paediatric Rheumatology European Society (EULAR/PRES), o critério mandatório para o diagnóstico de arterite de Takayasu é:
Alternativas
Respostas
1: C
2: E
3: A
4: E
5: A
6: B
7: D
8: B
9: E
10: A
11: C
12: D
13: D
14: B
15: A
16: C
17: E
18: C
19: A
20: B