Questões de Concurso Público SEED-PR 2023 para DOCÊNCIA DOS COMPONENTES CURRICULARES DA MATRIZ - QUÍMICA

Foram encontradas 20 questões

Q2201120 Química
O século XX nos trouxe grandes descobertas sobre o conhecimento atômico. Neste período, foram criadas bombas atômicas. Foi também neste século que através da energia nuclear foi gerada a eletricidade e ainda, nesta época, foi estruturado um modelo de átomo que ainda é a base da teoria atômica moderna. Sem dúvida, quanto mais o homem avança no conhecimento do mundo subatômico, mais o avanço tecnológico se torna uma realidade. Historicamente, porém, até chegarmos ao que hoje conhecemos por modelo atômico atual, muitos estudos e pesquisas foram realizados ao longo de séculos. Foi, no entanto, no final do século XIX, que alguns experimentos contribuíram de forma significativa para a evolução do modelo atômico. Diante do exposto, analise as afirmativas abaixo.
I. O físico inglês J. J. Thomson, em 1887, mostrou que as partículas em raio catódico são carregadas negativamente e ele provou esta afirmação mostrando que o raio pode ser desviado se passar entre placas de metais carregados opostamente em um tudo de Crookes. Segundo suas pesquisas, a direção do desvio para a placa carregada positivamente, mostra que as partículas do raio catódico carregam uma carga elétrica negativa.
II. Segundo os pesquisadores dos modelos atômicos, foi no ano de 1908, que Robert Millikan, um físico americano realizou, um clássico experimento, que foi capaz de determinar a magnitude da carga negativa do elétron. Millikan acreditava que os raios x chocavam-se com os elétrons das moléculas do ar que circundavam as gotículas de óleo e que as gotículas poderiam captar estes elétrons. Através de seus experimentos, Milikan foi assim capaz de mostrar que todos os elétrons são idênticos, isto é, todos têm a mesma massa e carga.
III. Embora para a maioria dos cientistas da época o fato do átomo ser constituído por uma parte carregada positivamente e por alguns elétrons, em 1890, isto ainda não era totalmente claro. Em 1898, que J. J. Thomson sugeriu que um átomo poderia ser uma esfera carregada positivamente na qual alguns elétrons estão incrustados. Segundo ele, isto levaria a uma impossível remoção de elétrons dos átomos.
Estão corretas as afirmativas: 
Alternativas
Q2201121 Química
No ano de 450 a. C, dois filósofos gregos, Demócrito de Abdera e Leucipo de Mileno, imaginaram que, se dividíssemos em tamanhos cada vez menores um corpo qualquer, chegariam em um ponto que esta divisão seria impossível de continuar. Naquele período, isto se tratava apenas de um pensamento filosófico sem bases experimentais. Na história da evolução dos modelos atômicos, muitos experimentos foram necessários para chegarmos ao modelo atual. Sobre alguns dos modelos atômicos que foram elaborados ao longo da história da construção da estrutura atômica, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) Sommerfeld propõe que a energia do elétron seria determinada pela distância em que ele se encontra do núcleo e pelo tipo de órbita que descreve.
( ) Hantaro Nagaoka, em 1903, sugeriu um modelo atômico formado por pares de cargas positivas e negativas, aos quais chamou de “dinamidas”. E estes pares de cargas ficariam em blocos flutuantes no espaço.
( ) Em 1904, Philipp Lénard publicou no Japão uma descrição do carbono, bem moderna para época, ele sugeriu que o átomo era constituído de um anel de elétrons ao redor de um centro muito denso.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
Alternativas
Q2201122 Química
Os pegmatitos graníticos contêm feldspato, quartzo e mica, como os componentes principais, e uma variedade de elementos acessórios, como, por exemplo, o lítio e o berílio. O lítio e o berílio são metais pertencentes aos grupos dos metais alcalinos e metais alcalinos terrosos respectivamente. O lítio é considerado um metal leve e também um dos mais eletropositivos dos elementos metálicos e é bem conhecido por sua utilização na fabricação de pilhas e baterias. O berílio, por suas propriedades, apresenta um bom campo de aplicações industriais. De acordo com a Lei Periódica, muitas propriedades físicas e químicas dos elementos variam periodicamente em função de seus números atômicos. Em relação à afinidade eletrônica entre os elementos químicos, assinale a alternativa que apresenta como podemos explicar o grande decréscimo na afinidade eletrônica entre o lítio e o berílio. 
Alternativas
Q2201123 Química
Entre os motivos para entendermos como os compostos se ligam está a capacidade de explicar as propriedades físicas, químicas e mecânicas dos materiais. Estas informações são necessárias para a formulação de novos materiais. Desta forma, as propriedades exibidas por certo materiais podem ser explicadas pelo tipo de ligação química. Analise as afirmativas abaixo sobre as propriedades que podem indicar uma ligação de natureza iônica.
I. Alta temperatura de fusão e ebulição.
II. Boa condutividade elétrica em solução aquosa.
III. Mau condutor de eletricidade no estado sólido.
IV. Com exceção do grafite, não conduzem corrente elétrica, se encontrados puros.
Estão corretas as afirmativas: 
Alternativas
Q2201124 Química
“Existem cerca de 17 elementos inorgânicos requeridos pelos bovinos, dentre eles os macroelementos incluem cálcio, fósforo, magnésio, potássio, sódio, cloro e enxofre e os microelementos, cromo, cobalto, cobre, iodo, ferro, manganês, molibdênio, níquel, selênio e zinco. Outros elementos, como o arsênico, boro, chumbo, silício e vanádio, parecem ser essenciais para outras espécies animais, mas não há evidência, até o presente, de que eles sejam importantes para bovinos”    (https://www.scielo.br)
Em relação aos elementos químicos mencionados anteriormente, analise as afirmativas abaixo. ]
I. Os ametais citados pertencem ao grupo dos calcogênios e ao grupo dos halogênios, possuindo seis e sete elétrons no subnível mais energético respectivamente.
II. Todos os metais citados pertencem ao quarto período da classificação periódica e possuem elétrons distribuídos em quatro camadas eletrônicas.
III. Existem na relação acima dois ametais que apresentam propriedades semelhantes às do oxigênio, pois possuem o mesmo número de elétrons na camada de valência.
IV. Todos os metais citados são elementos de transição e apresentam na camada de valência elétrons distribuídos no subnível d.
Estão corretas as afirmativas: 
Alternativas
Q2201125 Química
Analise as proposições a seguir:
I. Sabemos que as moléculas polares são aquelas que têm regiões ou polos de carga elétricas diferentes. Isto pode ser explicado pela diferença de eletronegatividade entre os ligantes. Costuma-se afirmar que as moléculas assimétricas são polares e que as moléculas simétricas são apolares, quando se refere justamente a de densidade eletrônica.
PORQUE
II. Elementos diferentes têm, geralmente, eletronegatividades diferentes, com isso, haverá regiões de densidades eletrônicas diferentes que não serão compensadas umas pelas outras.
Assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q2201126 Química
A respeito das Pontes de hidrogênio, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) É um tipo particular de ligação entre moléculas que possuem átomos de hidrogênio ligados a átomos de flúor, oxigênio ou nitrogênio.
( ) Nas pontes de hidrogênio, os elementos são muito eletronegativos e possuem pequenos raios atômicos, neste caso, fazendo com que o par de elétrons fique muito atraído pelo elemento mais eletronegativo, gerando dipolos (+) e (-) bastante intensos.
( ) As moléculas H2O ; NH3 ; HF são exemplos de ligações com formação de pontes de hidrogênio.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo
Alternativas
Q2201127 Química
Em relação às ligações químicas e aos compostos orgânicos (funções orgânicas) analise as afirmativas abaixo.
I. As ligações químicas nos compostos orgânicos podem ser do tipo  ou p . A ligação s é formada pela interação de dois orbitais atômicos, segundo o eixo que une os dois átomos, ao passo que na ligação p, a interação dos orbitais atômicos se faz segundo o plano que contém o eixo da ligação.
II  Neste composto orgânico podemos encontrar 2 ligações s e 6 ligações p

Imagem associada para resolução da questão

   
III. Neste composto orgânico podemos encontrar 3 ligações  e 6 ligações p.
Imagem associada para resolução da questão
Estão corretas as afirmativas:
Alternativas
Q2201128 Química
A acidez do solo é considerada um dos graves problemas para a cultura de diversos produtos agrícolas.
“Apesar dos conceitos básicos de acidez e da capacidade de troca de cátions (CTC) serem bastantes conhecidos, tanto nas regiões de clima temperado como nas regiões de clima tropical, ainda existe muita confusão gerada pelo uso inadequado destes conceitos na solução de problemas ligados à fertilidade do solo”. (CAMARGOS, 2005)
Diante do exposto, analise as afirmativas abaixo.
I. Acidez ativa é dada pela concentração de H+ livre na solução do solo, que é liberada pelas substâncias que compõem a acidez potencial e é medida pelo valor de pH, em escala que, para a maioria dos solos do Brasil, varia de 4,0 a 7,5.
II. A acidez ativa é muito fácil de ser corrigida, pois em 1 ha com pH = 4,0, com 25% de água, precisa apenas de 2,5 kg de CaCO3 para ser corrigido. Porém, à medida que se neutraliza o H+ em solução, as substâncias que compõem a acidez potencial passam a liberar mais H+ que tende a manter, ao final de reações no solo, altos índices de acidez ativa.
Assinale a alternativa correta. 
Alternativas
Q2201129 Química
De acordo com a Resolução CNNPA nº 38/77, fermento químico é o produto formado de substância ou mistura de substâncias químicas que, pela influência do calor e/ou umidade, produz desprendimento gasoso capaz de expandir massas elaboradas com farinhas, amidos ou féculas, aumentando-lhes o volume e a porosidade. (ANVISA, 1977).
O Regulamento Técnico SVS/MS nº 540/1997 considera o fermento químico como um aditivo, e como tal, necessita obrigatoriamente ser registrado na ANVISA de acordo com as orientações da Resolução nº 23 (ANVISA, 2000).
Basicamente, os fermentos químicos são constituídos de uma mistura de pirofosfato ácido de sódio, bicarbonato de sódio e fécula de mandioca. Além do conhecido bicarbonato de sódio, assinale a alternativa que apresente alguns ácidos que podem fazer parte da composição.
Alternativas
Q2201130 Química
Ao misturarmos o volume de um copo de álcool anidro com o volume correspondente a quatro copos de gasolina, portanto, a mistura em porcentagem aproximada, em volume de álcool será ______. Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna. 
Alternativas
Q2201131 Química
Ocorre uma reação química quando se junta ácido clorídrico concentrado a carbonato de cálcio que dá origem a uma solução aquosa de cloreto de cálcio e à libertação de um gás (dióxido de carbono). A reação entre o ácido clorídrico concentrado e o carbonato de cálcio pode ser traduzida pela seguinte equação química:
2HCl (aq) + CaCO3 (s) → CaCl2 (aq) + H2O (l) + CO2 (g)
Pensando nas condições normais de temperatura e pressão (CNTP), vamos calcular a massa de água, em gramas, e o volume de gás carbônico, que pode se formar a partir de 80g de carbonato de cálcio. Dados as massas atômicas de Ca= 40; C = 12; O=16. Assinale a alternativa que apresenta os valores encontrados.
Alternativas
Q2201132 Química
A reação I e II representam reações de oxirredução que ocorrem em pilhas alcalinas.
I. 2 MnO2(s) + H2O(ℓ) + 2 e⁻ → Mn2O3(s) + 2 OH⁻(aq)
II. Zn(s) + 2 OH- (aq) → ZnO(s) + H2O(ℓ) + 2 e⁻
As pilhas alcalinas começaram a ser produzidas no Brasil em 1978. A diferença básica entre essa pilha e a de Zn-C é que a primeira emprega célula eletroquímica com materiais ativos de maior grau de pureza. As pilhas alcalinas são mais resistentes a altas temperaturas, oferecem maior segurança contra vazamentos e duram de quatro a dez vezes mais que as Zn-C dependendo do uso. (https://www.scielo.br acesso em 16/04/2023)
Entre as vantagens dessa nova pilha está o fato de não ocorrer a formação de gases durante o processo redox, eliminando-se, portanto, os riscos de explosões. Sabendo-se que o potencial padrão de redução, E°, do zinco e do manganês, nos processos I e II, é -1,25 V e + 0,29 V, respectivamente, calcule a voltagem produzida pela pilha.
Alternativas
Q2201133 Química
“O metano dura bem menos na atmosfera que o CO2, mas sua capacidade de reter calor é 21 vezes maior; a do N2O é 310 vezes maior que a do CO2. O metano produzido no fundo dos oceanos pela decomposição de material orgânico, principalmente nas crateras, que chega à superfície marinha deve contribuir com algo entre 1% e 5% das emissões globais desse gás para a atmosfera, de acordo com uma estimativa do Instituto Max Planck de Microbiologia Marinha e do Centro de Ciências Ambientais Marinhas (Marum) da Universidade de Bremen, ambos da Alemanha, publicada em 2013 na Nature Geoscience”. (FIORAVANT1, 2018).

Considerando a formação do metano, a partir da reação:
Imagem associada para resolução da questão

Assinale a alternativa que apresenta qual seria a quantidade em quilocalorias, em valor absoluto, envolvido na formação de 1 mol de metano dadas as seguintes variações de entalpia de combustão: Imagem associada para resolução da questão

Assinale a alternativa correta.


Alternativas
Q2201134 Química
Em um experimento para examinar a combustão de vários combustíveis, 10,1g de benzeno, C6H6 (massa molar 78,12g.mol-1), foi misturado com 20,5g de metil benzeno (tolueno), C6H5CH3 (massa molar 92,13 g.mol-1). Assinale a alternativa que apresenta as frações molares do benzeno e do tolueno, respectivamente.
Alternativas
Q2201135 Química
A respeito do complexo ativado, analise as afirmativas abaixo.
I. Os químicos admitem que, ao se chocarem, as moléculas transformam parte de sua energia cinética em potencial, adquirindo, o conjunto resultante do choque, alta energia potencial. Este conjunto forma um composto intermediário, chamado complexo ativado.
II. O complexo ativado representa um estado instável que se chama estado de transição. Esse estado de transição comum à reação direta e à inversa.
III. Ao romper-se, o complexo pode tanto ocasionar a formação dos produtos como a recuperação dos reagentes. Em outras palavras, só conseguem formar o complexo ativado as moléculas com energia cinética mínima necessária que se choquem adequadamente.
Estão corretas as afirmativas: 
Alternativas
Q2201136 Química
Assinale a alternativa que apresenta os números de oxidação do manganês e do zinco nas diferentes formas em que se fazem presentes tanto na reação
I. 2 MnO(s) + H₂O(ℓ) + 2 e⁻ → Mn₂O₃(s) + 2 OH⁻(aq)
II. Zn(s) + 2 OH- (aq) → ZnO(s) + H₂O(ℓ) + 2 e⁻ 
Alternativas
Q2201137 Química
Toda reação de combustão (queima) é uma reação que ocorre com liberação de calor conhecida como uma reação exotérmica e ocorre entre uma substância (combustível) e um gás (comburente), tal qual o oxigênio que auxilia no processo de liberação de calor. A queima do propano, como as demais queimas, forma como produto gás carbônica e água. Imaginemos que nessa reação da combustão do propano, tenha produzindo 26,4g de gás carbônico em 10 minutos. Determine a velocidade da reação em número de moles de propano por minuto, bem como equacione corretamente essa reação.
(Dados: C=12; H=1; O=16)
Assinale a alternativa que corresponde a reação de combustão do propano e a velocidade desta reação. 
Alternativas
Q2201138 Química
Quando estudamos sobre a cinética química (velocidade das reações) o estudo do mecanismo de reação é imprescindível, visto que os químicos descobriram que uma reação química geralmente não se realiza em uma única etapa. Desta forma, podemos dizer que as várias etapas que podem ocorrer em uma reação denomina-se mecanismo de reação. Sobre isto, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) A lei de velocidade é a equação matemática que exprime como as concentrações interferem na velocidade de uma reação a uma determinada temperatura.
( ) Só é possível determinarmos a ordem de uma reação somando os expoentes a que se devem elevar as concentrações dos reagentes exclusivamente para se obter a lei de velocidade de reação.
( ) Molecularidade é o número de moléculas que se chocam em cada etapa da reação.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
Alternativas
Q2201139 Química
A tabela a seguir corresponde aos valores encontrados para Kc em determinada temperatura, para o equilíbrio químico da ração de formação do monóxido de nitrogênio. Nesta reação, sabemos que 1 mol de gás nitrogênio no estado gasoso, reage com 1 mol de gás oxigênio no estado gasoso, formando 2 mols de monóxido de nitrogênio gasoso.
Imagem associada para resolução da questão


Diante dos valores acima, assinale a alternativa que apresenta maior concentração de monóxido de nitrogênio. 





Alternativas
Respostas
1: D
2: A
3: D
4: D
5: C
6: B
7: C
8: E
9: A
10: A
11: B
12: B
13: E
14: B
15: E
16: A
17: D
18: D
19: B
20: E