Questões de Concurso Público Prefeitura de Uberaba - MG 2023 para Coordenador Pedagógico II

Foram encontradas 3 questões

Q2567940 Pedagogia
"O termo conteúdos atitudinais engloba uma série de conteúdos que por sua vez podemos agrupar em valores, atitudes e normas. Cada um destes grupos tem uma natureza suficientemente diferenciada que necessitará, em dado momento, de uma aproximação específica."
ZABALA, A. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: ArtMed, 1998, p. 46
Quanto à aprendizagem dos conteúdos atitudinais, numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I.

Imagem associada para resolução da questão
1. atitudes 2. valores 3. normas
Imagem associada para resolução da questão

( ) são os princípios ou as ideias éticas que permitem às pessoas emitir um juízo sobre as condutas e seu sentido. São exemplos: a solidariedade, o respeito aos outros, a responsabilidade, a liberdade, entre outros. ( ) são tendências ou predisposições relativamente estáveis das pessoas para atuar de uma certa maneira. São a forma como cada pessoa realiza sua conduta de acordo com valores determinados. São exemplos: cooperar com o grupo, ajudar os colegas, respeitar o meio ambiente, participar de tarefas escolas, entre outros. ( ) são padrões ou regras de comportamento que devemos seguir em determinadas situações que obrigam a todos os membros de um grupo social. São pactuadas buscando a realização de certos valores compartilhados por uma coletividade e indicam o que pode se fazer e o que não pode se fazer neste grupo.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA
Alternativas
Q2567951 Pedagogia
O desempenho da função de coordenação pedagógica no município pressupõe algumas atribuições fundamentais, as quais estão atreladas à coparticipação na equipe de gestão escolar. Nessa direção, leia e analise as seguintes afirmativas sobre as competências que devem ser desempenhadas pela coordenação pedagógica nas escolas do município:
I- Participar, de forma isolada e autoritária junto ao corpo docente da escola, bem como no que se refere às atividades de planejamento escolar e da elaboração, organização, avaliação e execução do Projeto Político-Pedagógico da escola. II- Acompanhar o docente na organização de suas atividades diárias de planejamento, execução e avaliação, favorecendo a melhoria do processo ensino-aprendizagem e da qualidade de ensino proposto para a escola pública. III- Coordenar, de forma participativa, o processo de formação continuada em serviço a partir das necessidades da unidade escolar assegurando a sintonia com a prática pedagógica e com as demandas da comunidade educativa. IV- Delegar aos docentes a organização do processo de avaliação interna e externa da aprendizagem dos estudantes, bem como a análise dos resultados de forma a alcançar a efetividade no processo ensino aprendizagem, redirecionando as ações, conforme diagnóstico e análise decorrentes das necessidades dos professores. V- Participar de forma ética, responsável e coletiva com a equipe dirigente dos processos de avaliação de desempenho. VI- Orientar, em parceria com a equipe gestora, os pais dos educandos para uma efetiva parceria na construção do processo educativo-pedagógico. VII- Acompanhar e zelar pelas metas propostas no Projeto Político Pedagógico.
Após leitura e análise, assinale a alternativa que apresenta todas as afirmativas CORRETAS
Alternativas
Q2567958 Pedagogia
Na obra “Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa”, Paulo Freire (1997) sugere caminhos para a construção de processos de ensino e aprendizagem pautados no respeito, no reconhecimento e valorização das pessoas em suas multiplicidades, na ética, na pesquisa, na problematização e superação de desigualdades, entre outros. Leia os seguintes trechos sobre alguns saberes necessários à prática educativa:
1. “Gosto de ser homem, de ser gente, porque não está dado como certo, inequívoco, irrevogável que sou ou serei decente, que testemunharei sempre gestos puros, que sou e que serei justo, que respeitarei os outros, que não mentirei escondendo o seu valor porque a inveja de sua presença no mundo me incomoda e me enraivece. Gosto de ser homem, de ser gente, porque sei que a minha passagem pelo mundo não é predeterminada, preestabelecida. ” (FREIRE, 1997, p. 28) 2. “Um dos saberes primeiros, indispensáveis a quem, chegando a favelas ou a realidades marcadas pela traição a nosso direito de ser, pretende que sua presença se vá tornando convivência, que seu estar no contexto vá virando estar como ele, é o saber do futuro como problema e não como inexorabilidade. É o saber da História como possibilidade e não como determinação. O mundo não é. O mundo está sendo.” (FREIRE, 1997, p. 39) 3. “Como professor preciso me mover com clareza na minha prática. Preciso conhecer as diferentes dimensões que caracterizam a essência da prática, o que me pode tornar mais seguro no meu próprio desempenho.” (FREIRE, 1997, p. 35)
Os saberes abordados nos trechos acima se referem, respectivamente:  
Alternativas
Respostas
1: D
2: X
3: C