Questões de Concurso Público SEAD-RN 2016 para Professor de Educação Física

Foram encontradas 33 questões

Q611697 Pedagogia
Para que se conquiste a inclusão social, a educação escolar NÃO deve fundamentar‐se em:
Alternativas
Q611699 Pedagogia
Com relação à promoção, aceleração de estudos e classificação marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

(     ) No ensino médio a figura da promoção e da classificação pode ser adotada em qualquer ano, série, exceto no primeiro ano.

(     ) A LDB estabeleceu que a escola poderá reclassificar os estudantes somente quando se tratar de transferências entre estabelecimentos situados no território brasileiro.

(     ) Nenhum estabelecimento de educação básica, sob nenhum pretexto, pode recusar a matrícula do estudante que a procura.

(     ) A possibilidade de aceleração de estudos destina‐se a estudantes com algum atraso escolar, aqueles que, por alguma razão, encontram‐se em descompasso de idade.

A sequência está correta em
Alternativas
Q611701 Pedagogia
A respeito das múltiplas infâncias e adolescências, analise as afirmativas a seguir.

I. Os alunos do ensino fundamental regular são crianças e adolescentes de faixas etárias cujo desenvolvimento está marcado por interesses próprios, relacionando aos seus aspectos físico, emocional, social e cognitivo, em constante interação.

II. Durante a etapa da escolarização obrigatória que os alunos entram na puberdade e se tornam adolescentes. Esse é, pois, um período em que se deve intensificar a aprendizagem das normas da conduta social.

III.Nos anos iniciais do ensino fundamental, a criança desenvolve a capacidade de representação, indispensável para a aprendizagem da leitura, dos conceitos matemáticos básicos e para a compreensão da realidade que a cerca, conhecimentos que se postulam para esse período da escolarização.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)
Alternativas
Q611704 Pedagogia
O conhecimento humano, dependendo das diferentes referências, é explicado diversamente em sua gênese e desenvolvimento, o que condiciona conceitos diversos de homem, mundo, cultura, sociedade, educação etc. Dentro de um mesmo referencial, é possível haver abordagens diversas, tendo em comum apenas os diferentes primados: ora do objeto, ora do sujeito, ora da interação de ambos. O conjunto das pedagogias, segundo Libâneo, divide‐se em dois grupos: a pedagogia liberal e a pedagogia progressista. Acerca das tendências pedagógicas, analise.

I. A pedagogia liberal sustenta a ideia de que a escola tem por função preparar os indivíduos para o desempenho de papéis sociais, de acordo com as aptidões individuais, por isso os indivíduos precisam aprender a se adaptar aos valores e às normas vigentes na sociedade de classes através do desenvolvimento da cultura individual.

II. A pedagogia progressista tem‐se manifestado em três tendências: a libertadora, mais conhecida como pedagogia de Paulo Freire; a libertária, que reúne os defensores da autogestão pedagógica; a crítico‐social dos conteúdos que, diferentemente das anteriores, acentua a primazia dos conteúdos no seu confronto com as realidades sociais.

III. A educação brasileira, pelo menos nos últimos cinquenta anos, tem sido marcada pelas tendências progressistas nas suas formas ora conservadora, ora renovada. E se dividem em quatro abordagens: a tradicional, a renovada progressivista, a renovada não diretiva e a tecnicista.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)
Alternativas
Q674647 Pedagogia
Alunos com necessidades educativas especiais caracterizam‐se pela apresentação de maiores dificuldades no aprendizado, em relação aos demais alunos. Para superar estes desafios, é necessário romper com a padronização das aulas e técnicas ajustando os procedimentos metodológicos com vistas à inclusão efetiva nas aulas de educação física. Só assim será possível remover as barreiras educacionais, sociais e arquitetônicas predominantes nas escolas. Para cada tipo de necessidade educativa especial foi apresentado a seguir uma ação concreta para intervenção nas aulas de educação física. Nesse sentido, analise as relações entre procedimento metodológico nas aulas de educação física e a patologia, marque V para as verdadeiras e F para as falsas.
(     ) Alunos surdos: no momento da execução das tarefas, organize‐os em duplas para que um auxilie o outro no entendimento das atividades. Também utilize materiais para delimitar, de forma concreta, o espaço que será ocupado no jogo, bem como substituir os recursos auditivos por pistas visuais.   (     ) Alunos cegos: o comando não verbal é o primeiro passo para um bom entendimento entre o professor‐aluno e aluno‐professor. Sendo assim, as atividades devem ser explicadas de forma clara e objetiva. O docente não deve mudar de lugar ou local para que os alunos não percam a direção de onde se origina a informação.   (     ) Alunos com deficiência mental: exemplifique e demonstre a atividade de forma sequencial apenas uma vez para que os discentes despertem a iniciativa por realizar a tarefa. Contemple atividades motoras de baixa complexidade e oportunize formas diversificadas de vivências, pois muitos destes alunos poderão apresentar comprometimento motor em função da distorção idade cronológica e idade mental.   (     ) Alunos com deficiência física: oferecer atividades que estimulem a velocidade, a consciência corporal, inclusive no nível da cinesfera. Fazer uso de brincadeiras que não exijam mudança de direção e orientações espaciais extremas. Atividades relacionadas à motricidade fina têm resultados melhores que as atividades de coordenação motora ampla.  
A sequência está correta em  
Alternativas
Q674655 Pedagogia
“A educação física no ensino médio tem características próprias, que devem considerar a fase vivenciada pelos alunos, as novas propostas de educação e, sobretudo, a nova feição que se deseja para a disciplina na fase final da formação básica dos jovens.” (Trecho retirado do Documento: PCN+ENSINO MÉDIO: Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais 2002.) NÃO se configura como um objetivo a ser desenvolvido nas aulas de educação física no ensino médio:
Alternativas
Q674656 Pedagogia
“Não se pode negligenciar o movimento, considerando‐o apenas como medida, mas, sim, reconhecer a importância do movimento e as características que ele adquire com o passar do tempo.” (Go Tani, 1988.) Com base na sequência de desenvolvimento, Harrow (1983) elaborou uma taxionomia para o domínio motor. Sendo assim, relacione adequadamente as habilidades às suas respectivas características. 1. Habilidades básicas. 2. Habilidades perceptivas. 3. Habilidades específicas. ( ) Atividades motoras voluntárias mais complexas e com objetivos específicos, como a cortada no voleibol ou a cesta no basquetebol. ( ) Atividades voluntárias que permitem a locomoção e a manipulação em diferentes situações, caracterizadas por uma meta geral, servindo de base para futuras tarefas como: arremessar, saltar e chutar. ( ) Atividades motoras que envolvem a compreensão do executante, através das quais os estímulos visual, auditivo, tátil e cinestésico recebidos são interpretados pelos centros cerebrais superiores que emitem uma decisão como resposta. A sequência está correta em
Alternativas
Q674659 Pedagogia
Na concepção piagetiana, o desenvolvimento é visto como um processo descontínuo ao longo do tempo. A análise dos estágios de desenvolvimento nada mais é do que o estudo da formação de estruturas operacionais mentais. Na formação das estruturas operacionais, Piaget apresentou quatro principais estágios de desenvolvimento (Piaget, 1962). Imaginando atuar com escolares do ensino médio nas aulas de educação física, qual dos estágios propostos pelo autor deverá servir de base para a seleção e organização de conteúdos e estabelecimento de objetivos para esta faixa etária?
Alternativas
Q674661 Pedagogia
Sobre as tendências históricas que permearam a construção da identidade da educação física no Brasil, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas. (     ) A educação física popular não se responsabilizou somente pela saúde individual das pessoas. Em verdade, ela agiu como protagonista num projeto de “assepsia social”, tendo a ginástica, o desporto e os jogos recreativos como conteúdos para afastarem as práticas capazes de provocar a deterioração da saúde e da moral, o que “comprometeria a vida coletiva”. (     ) A educação física militar esteve seriamente preocupada com a saúde individual e com a saúde pública. Todavia, o objetivo fundamental foi a obtenção de uma juventude capaz de suportar o combate, a guerra e a luta. Para tal concepção, a educação física deveria ser suficientemente rígida para “elevar a Nação” à condição de “servidora e defensora da pátria”. (     ) A educação física pedagogicista esteve preocupada com a juventude que frequentava as escolas. A ginástica, a dança e os desportos foram entendidos como meios de educação do alunado sendo considerados instrumentos capazes de levar a juventude a aceitar as regras de convívio democrático e de preparar as novas gerações para o altruísmo, o culto e as riquezas nacionais. (     ) A educação física competitivista esteve a serviço de uma hierarquização e elitização social. Seu objetivo fundamental foi com a caracterização educativa da competição e da superação individual como valores fundamentais e desejados para uma sociedade moderna. Esta concepção esteve voltada para o culto do          atleta‐herói; aquele que a despeito de todas as dificuldades chagava ao podium. A sequência está correta em
Alternativas
Q674662 Pedagogia
Atualmente, coexistem na área da educação física várias concepções, todas tendo em comum a tentativa de romper com o modelo mecanicista, fruto de uma etapa recente da área. Segundo Suraya Darido (2003), as abordagens pedagógicas da educação física buscaram em áreas afins (antropologia, sociologia, psicologia, biologia etc.) a fundamentação necessária para a estruturação de seus estudos e análises. Tomando como referência os estudos de Darido, marque a alternativa que apresenta simultaneamente apenas abordagens pedagógicas da educação física que tiveram seus estudos fundamentados pela área base: psicologia.
Alternativas
Q674663 Pedagogia
“Na escola temos mais contato com os jogos competitivos do que com os jogos cooperativos, e a própria escola valoriza só os vencedores, pois não ensina o aluno a amar o aprendizado e sim a tirar notas cada vez mais altas. A educação física por sua vez não ensina as pessoas a amarem o jogo, e sim a vencer.” (Soler, 2002.) É inegável a função e a importância dos jogos cooperativos em detrimento da competição exacerbada que assola as aulas de educação física atualmente. Entretanto, usar uma metodologia baseada nos pressupostos da pedagogia dos jogos cooperativos não é para ser feito de qualquer maneira. Não basta aplicar dinâmicas e atividades onde não haja um ganhador. Ela apresenta uma estruturação clara e bem definida. A Pedagogia dos Jogos Cooperativos utiliza, segundo Brotto (1999), o “ciclo de ensinagem” que se baseia nas seguintes dimensões de ensino‐aprendizagem:
Alternativas
Q674664 Pedagogia
“É uma cena bem comum ver professores de educação física que atuam no ensino médio avaliando apenas o aspecto motor ou físico. Em alguns momentos, até se percebe uma preocupação com o domínio afetivo, todavia pouco se percebe uma avaliação do domínio cognitivo dos alunos. E, raríssimas vezes, há constatação de uma avaliação destes três domínios: psicomotor, afetivo e cognitivo simultaneamente.” (Barbosa, 2010.) Sobre a avaliação nas aulas de educação física, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas. ( ) A avaliação diagnóstica é aquela realizada no início de um ano letivo, ou curso, tendo por objetivo dar aos professores informações sobre o nível de habilidade que o aluno possui. A partir dos dados coletados por essa avaliação, o professor de educação física poderá adaptar seu planejamento à realidade da maioria de seus alunos. ( ) A avaliação formativa é realizada sempre ao final de cada bimestre ou ciclo, oportunizando ao professor de educação física detectar as falhas existentes no processo ensino‐aprendizagem, tendo em vista possíveis mudanças na maneira de ministrar suas aulas de acordo com a evolução do corpo discente. ( ) A avaliação somativa tem por objetivo verificar o resultado do processo ensino‐aprendizagem durante todo o curso ou ano letivo. Geralmente se deve associar a essa avaliação final um conceito ou uma nota, onde o professor de educação física aprova a “passagem deste aluno” para uma nova etapa ou fase. ( ) O que distingue a avaliação somativa da avaliação formativa é o nível de abrangência. A primeira é mais genérica, abrangendo um conteúdo maior, e a segunda é mais setorizada, avaliando pequenas partes do conteúdo ministrado. A sequência está correta em

Alternativas
Q674666 Pedagogia
“Nas fases da aprendizagem do movimento, principalmente as iniciais, embora os alunos sejam capazes de perceber que algo está sendo executado erroneamente, muitas vezes eles não são capazes de identificar o erro. Neste contexto, cabe ao professor fornecer as informações específicas necessárias. Estas informações fornecidas pelo docente para facilitar a avaliação do movimento executado recebe o nome de feedback.” (Go Tani et al, 1988.)
Sobre este assunto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) O feedback intrínseco também pode ser chamado de inerente, referindo‐se às informações dadas pelos professores durante ou após a execução do movimento. ( ) O feedback extrínseco ou exterior se refere às informações adicionais ou complementares apresentadas pelo executante simultaneamente à prática do movimento. ( ) Com o prosseguimento do processo de aprendizagem do movimento, os alunos desenvolvem dentro de si uma referência com as quais podem comparar as suas performances e, portanto, não necessitam mais de feedback. ( ) Para determinar exatamente que tipo de feedback intrínseco é necessário para auxiliar na aprendizagem do movimento, o professor deve diagnosticar a performance do aluno. Em outras palavras, é preciso fazer uma análise da habilidade e, com base nas informações então obtidas, sugerir alterações. A sequência está correta em
Alternativas
Q674667 Pedagogia
“A filosofia do esporte refere‐se à análise conceptual e à interrogação das práticas esportivas e áreas a elas relacionadas (jogos, exercícios físicos, dança, educação física, biociências etc). A questão mais geral encontrada neste ramo da filosofia concerne à natureza e aos propósitos do esporte e áreas congêneres.” (McNAMEE, 2004; ICSSPE Vade Mecum, 2000.)
O Fair Play, que não possui tradução exata para o português, sendo comumente referido como jogo limpo (também sendo usadas as expressões correto, honesto, legal) ou espírito esportivo, corresponde a um preceito normativo genérico de bom comportamento individual e coletivo, e respeito às regras das competições esportivas. Um professor de educação física, que pretende discutir sobre o Fair Play em suas aulas, estará contribuindo também para o desenvolvimento do seguinte tema transversal sugerido pelos PCN’s do ensino fundamental:
Alternativas
Q674668 Pedagogia

“Mesmo não sendo estabelecida distinção formal entre meninos e meninas, as pesquisas apontam que, na escola, há reprodução e fortalecimento de modelos simbólicos e traços de gênero.”

(Pereira e Souza, 2011.)

É fundamental se pensar em práticas pedagógicas inclusivas nas aulas de educação física, em especial no que diz respeito às questões de sexualidade e gênero, ou seja, aulas para meninos e aulas para meninas. NÃO se caracteriza como um procedimento didático‐pedagógico correto para se trabalhar as questões de gênero nas aulas de educação física:

Alternativas
Q674669 Pedagogia
“Ao se trabalhar normas, valores, crenças e conteúdos não declarados nos programas de ensino e currículos da educação física, os professores usam um tipo de currículo que atua como opositor às metas declaradas oficialmente. O currículo ______________ encerra duas ideias principais: o que os alunos aprendem com a experiência social da escola e a imprevisibilidade da ação pedagógica.” Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior
Alternativas
Q674670 Pedagogia
Le Bouch (2001) afirma que os alunos ao final do ensino médio deverão gerir sua própria vida ativa, tanto no cotidiano quanto no trabalho ou no lazer. A busca pela autonomia motora e o conhecimento de seu funcionamento é o meio prático para isso. Os últimos anos de escolaridade deveriam completar essas aquisições, de um lado pela própria prática e, por outro, pelo aprofundamento teórico de questões como: a fisiologia e a neurofisiologia. Pensando numa pedagogia corporal a ser desenvolvida no ensino médio, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q747941 Pedagogia

Analise as afirmativas correlatas.

I. “Por tradição, o processo de ensino e aprendizagem na escola tem sido organizado em séries, mas essa organização tem sido criticada.”

PORQUE

II. “Se fundamenta na ideia de que os tempos e espaços de aprendizagem devem ser diferentes para todos, e isso considera as diferenças no ritmo de aprendizagem dos alunos de uma mesma turma.”

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Q747942 Pedagogia
As políticas educacionais neoliberais dão sinais de suas intenções ao darem ênfase à, EXCETO:
Alternativas
Q747943 Pedagogia
“Da perspectiva neoliberal, a educação está submetida a uma visão de mundo nitidamente economicista.” Acerca do exposto, NÃO é consequência do neoliberalismo na educação:
Alternativas
Respostas
1: B
2: C
3: D
4: D
5: A
6: A
7: C
8: B
9: B
10: C
11: C
12: B
13: C
14: A
15: B
16: A
17: C
18: B
19: A
20: B