Questões de Concurso Público Prefeitura de Mari - PB 2022 para Professor B - História (Zona Rural)
Foram encontradas 19 questões
“O estamento político – de que aqui se cogita, abandonado o estamento profissional, por alheio ao assunto – constitui sempre uma comunidade, embora amorfa: os seus membros pensam e agem conscientes de pertencer a um mesmo grupo, a um círculo elevado, qualificado para o exercício do poder. A situação estamental, a marca do indivíduo que aspira aos privilégios do grupo, se fixa no prestígio da camada, na honra social que ela infunde sobre toda a sociedade.”
Fonte: FAORO, Raymundo. Os donos do poder: formação do patronato político brasileiro. Biblioteca Azul. 2012, p. 61.
A formação do Estado brasileiro de forma oficial deve ser compreendida na evolução da formação do próprio Estado Português, no seio de Revolução Portuguesa no século XIV. De acordo com esse contexto pré-moderno, é correto afirmar que
Correlacione corretamente as colunas a seguir:
A sequência correta, no sentido de cima para baixo, é
A sequência correta, no sentido de cima para baixo, é
“Um princípio básico de exclusão distinguia determinadas categorias sociais, pelo menos até uma carta-lei de 1773. Era o princípio de pureza de sangue. Impuros eram os cristãosnovos, os negros, mesmo quando livres, os índios em certa medida e as várias espécies de mestiços. Eles não podiam ocupar cargos de governo, receber títulos de nobreza, participar de irmandades de prestígio etc. A carta-lei de 1773 acabou com a distinção entre cristãos antigos e novos, o que não quer dizer que daí para frente o preconceito tenha se extinguido.”
Fonte: FAUSTO, Boris. História do Brasil. 2015, p.58.
Das questões associadas à pureza de sangue, essas concepções marcam
Tomando por referência noções sobre esse assunto, analise as afirmações a seguir e atribua V, caso verdadeira, ou F, caso falsa:
A sequência correta, no sentido de cima para baixo, é
“Paullu Inca, o tio de Sayri Tupac, faleceu em 1550 em Cuzco. Enterraram-no no antigo templo do sol, que se transformara no antigo convento de São Domingos. O vice-Rei Antonio de Mendoza desapareceu também, no ano seguinte, e seus despojos foram colocados na catedral de Lima, ao lado dos de Francisco Pizarro.”
Fonte: BERNAND & GRUZINSKI, História do Novo Mundo 2. Edusp, 2006, p. 42.
Sobre a História da América na metade do século XVI, assinale a alternativa correta.
Sobre a História da África, analise as afirmações a seguir e atribua V, caso verdadeira, ou F, caso falsa:
A sequência correta, no sentido de cima para baixo, é
“Para que V.Sa. saibam quem é Antônio Conselheiro, basta dizer que é acompanhado por centenas de pessoas, que ouvem-no e cumprem suas ordens de preferência às do vigário da paróquia. O fanatismo não tem mais limites e assim é que, sem medo de erro, e firmado em fatos, posso afirmar que adoram-no, como se fosse um Deus vivo. Nos dias de sermões, terços e ladainhas, o ajuntamento sobe a mil pessoas.”
Fonte: CUNHA, Euclides. Os Sertões. Martin Claret, 2016, p. 185.
De acordo com as figuras relacionadas no trecho, esse momento histórico refere-se a
“O descobrimento do Brasil explica-se muito mais facilmente pela viagem de Vasco da Gama, pelas instruções que redigiu e pelo meio social. Como observa Peschel, Vasco da Gama, em sua primeira viagem para a Índia, passara por algum tempo ao longo das costas do Brasil, sem as reconhecer, pois, saindo do Cabo Verde a 3 de agosto de 1497, no dia 22 achava-se a 800 léguas da costa africana, isto é, a 45º ao ocidente do Sul da África. Se então não descobriu o Brasil, deve-se talvez a circunstâncias insignificantes, a menos que não o seja à resolução firme em que estava o grande nauta de não se divertir em outras empresas antes de dar conta da missão de que fora incumbido.”
Fonte: ABREU, Capistrano. O descobrimento do Brasil. Martins Fontes, 1999, p. 32.
Sobre a narrativa de Capistrano de Abreu (1999), o contexto sociohistórico de instalação portuguesa no futuro território brasileiro é
“É natural que grandes populações sertanejas, de par com as que se constituíam no médio São Francisco, se formassem ali com a dosagem preponderante do sangue tapuia. E lá ficassem ablegadas, envolvendo em círculo apertado durante três séculos até à nossa idade, num abandono completo, de todo alheio aos nossos destinos, guardando intactas as tradições do passado.”
Fonte: CUNHA, Euclides. Os Sertões. Martin Claret, 2016, p. 127.
Das constatações tidas por E. Cunha durante suas incursões pelo sertão nordestino, a participação das matrizes tapuia
A sequência correta, no sentido de cima para baixo, é
“Entretanto, o mais antigo testemunho de verdadeira conquista egípcia na Núbia é um documento de extrema importância, atualmente exposto no Jardim das Antiguidades do Museu Nacional do Sudão, em Cartum. Trata-se de uma cena gravada em placa de arenito, que se encontrava originariamente no cume de um pequeno outeiro conhecido como Djebel Sheikh Suliman, cerca de 11 km ao sul da cidade de Uadi Halfa, na margem esquerda do Nilo. Essa placa remonta ao reinado de Djer, o terceiro da I dinastia, como foi dito acima. A cena registra uma batalha no Nilo, travada pelo rei Djer contra os núbios.”
Fonte: MOKHTAR, Gamal. História Geral da África II: África Antiga. UNESCO, p. 240.
O período histórico africano a que se refere o trecho contempla os séculos
“O elemento demoníaco na acumulação capitalista, a busca ininterrupta e a busca de mais, além dos cálculos da racionalidade ou do propósito, a necessidade ou os extremos do luxo, tudo isso os encantava. Alguns de seus heróis mais característicos, Fausto e Don Juan, compartilhavam essa insaciável ganância com os bucaneiros do mundo dos negócios dos romances de Balzac.”
Fonte: HOBSBAWN, Eric. A Era das Revoluções. Paz e Terra, 2013, p. 281.
As articulações propostas por Hobsbawn, ao referenciar-se sobre a condição da humanidade moderna, implica considerar que
Tomando por referência o conceito cunhado pelo autor, analise as afirmações a seguir e atribua V, caso verdadeira, ou F, caso falsa:
A sequência correta, no sentido de cima para baixo, é
A sequência correta, no sentido de cima para baixo, é
Sobre a História da África, analise as afirmações a seguir e atribua V, caso verdadeira, ou F, caso falsa:
A sequência correta, no sentido de cima para baixo, é
“Na escala da evolução cultural, os povos Tupi davam os primeiros passos da revolução agrícola, superando assim a condição paleolítica, tal como ocorrera pela primeira vez, há 10 mil anos, com os povos do Velho Mundo. É de assinalar que eles o faziam por um caminho próprio, juntamente com outros povos da floresta tropical que haviam domesticado diversas plantas, retirando-as da condição selvagem para a de mantimento de seus roçados.”
Fonte: RIBEIRO, Darcy. O Povo Brasileiro. Global Editora, p. 26.
Comparando as duas matrizes originárias do Brasil précolombiano, a matriz tupi e a banto, assinale a alternativa correta de acordo com os conhecimentos agrícolas das duas civilizações.
“Outros elementos de atração do positivismo eram a separação da Igreja e do Estado e a clara preferência da doutrina pela formação técnica, pela ciência e pelo desenvolvimento industrial. Em resumo, o positivismo, com sua ênfase na ação do Estado e na neutralização dos políticos tradicionais, continha uma fórmula de modernização conservadora do país, que era muito atraente para os militares.”
Fonte: FAUSTO, Boris. História do Brasil. Edusp, 2015, p. 199.
O momento que marca a transição e a incorporação do positivismo no Brasil é
“Na base da pirâmide, o povo, na forma do dogma liberal, transmite o sangue e a vida, a energia e a legitimidade ao poder político. Dom Pedro I não esperou pela deliberação da Assembleia Constituinte para aceitar o cetro de imperador: sua qualidade deriva do ato do Ipiranga. Entre o rei e o povo não houve um pacto, discutido e concedido, mas a adesão ao líder e chefe, com o carisma sobreposto ao vínculo tradicional, legado pela dinastia de Bragança.”
Fonte: FAORO, Raymundo. Os donos do poder: formação do patronato político brasileiro. Biblioteca Azul. 2012, p. 61.
Sobre a História do Estado brasileiro, há desde as origens do país uma profunda relação de desconexão entre a sociedade civil e as cortes no século XIX. Esse problema resume-se em