Questões de Concurso Público Prefeitura de Palhoça - SC 2019 para Técnico em Enfermagem
Foram encontradas 30 questões
A pequena sala de móveis rústicos sufocava de calor. Da cozinha chegava a algazarra dos pássaros — o curió desdobrando gorjeios longos, dolentes. Padre Couto levantou-se da cadeira de palha trançada, arrepanhou a batina surrada que deixava ver embaixo as calças de brim ordinário, e andou até a janela; suspendeu a vidraça de guilhotina e, por um momento, perdeu a vista pela horta que descia até o riacho. Os legumes reverberavam ao sol, sem sombras. Dava gosto a chacrinha do padre Couto. (RESENDE, Otto Lara. Filho de padre. Em: Boca do inferno: contos. São Paulo: Cia das Letras, 2014. p.19)
Assinale a alternativa que contém a correta grafia das palavras:
I. Em vez de sair a rua, Luiz voltou à casa. II. Teremos que esperar até as 10 da noite, obedecendo as ordens de mamãe. III. Tiveram que ir a pé, os ônibus já estavam na garagem e só voltariam a rodar a partir das 5h. IV. Nos referimos àqueles que não sabem o que querem.
Assinale a alternativa que correta, em relação ao uso correto da crase:
(GEISLER, Luisa. Folha de caderno com linhas azuis. Em: De espaços abandonados. Rio de Janeiro: Alfaguara, 2018. p. 12)
Leia as assertivas a seguir:
I. Objetos e ideias podem adquirir outro sentido para as pessoas envolvidas, dependendo do olhar que se atribua a eles. II. Uma forma diferente de pensar ou de olhar um objeto pode transformá-lo em algo importante. III. Apesar das coisas adquirirem significados diferentes sob outro ponto de vista, coisas continuam sendo apenas coisas. IV. As coisas não adquirem outros significados, mesmo com olhares diferentes e sob outros pontos de vista.
De acordo com o texto, assinale a assertiva correta:
I. Se João pudesse, iria conosco ao cinema. II. Desde o ano passado esperávamos por este jogo! III. Ele jamais se perturbara sequer com a presença de Clarice. IV. Espero que os andaimes estejam bem presos. V. Calem-se! Já basta!
Os verbos sublinhados estão, respectivamente no:
(Adaptado de TELLES, Lígia Fagundes. Um coração ardente. Em:
Um coração ardente: contos. São Paulo: Cia. das Letras, 2012. p.13)
“- Você sabe que horas são? O relógio está parado. - Claro que está parado, nunca vi relógio andando por aí.”
O efeito de humor do diálogo é possível pelo uso de parado, que é um:
I. Essa Lei dispõe sobre a proteção integral à criança e ao adolescente. II. Considera-se criança até 12 anos de idade incompletos e adolescente aquela entre 12 e 18 anos de idade. III. A criança e o adolescente gozam de todos os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, sem prejuízo da proteção integral de que trata esta Lei, assegurando-se todas as oportunidades e facilidades, a fim de lhes facultar o desenvolvimento físico, mental, moral, espiritual e social, em condições de liberdade e de dignidade. IV. É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do Poder Público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária.
A alternativa correta é:
I. A via enteral compreende a região do sistema digestório, especialmente as injeções e infusões. II. A via parenteral compreende região diferente do sistema digestório, especialmente as injeções e infusões. III. A administração de fármaco na pele pode ser denominada como tópica. IV. A injeção intramuscular é uma via parenteral.
A alternativa correta é:
Quanto às IST, verifique as assertivas abaixo.
I. Aids é causada pela infecção do organismo humano pelo HIV (Vírus da Imunodeficiência Adquirida). O HIV compromete o funcionamento do sistema imunológico humano, impedindo-o de executar adequadamente sua função de proteger o organismo contra as agressões externas, tais como: bactérias, outros vírus, parasitas e células cancerígenas. II. HPV: é uma lesão na região genital, causada pelo Papilomavirus Humano (HPV). A doença é também conhecida como crista de galo, figueira ou cavalo de crista. III. Herpes: manifesta-se através de pequenas bolhas localizadas principalmente na parte externa da vagina e na ponta do pênis. Essas bolhas podem arder e causam coceira intensa. Ao se coçar, a pessoa pode romper a bolha, causando uma ferida. IV. Sífilis: manifesta-se inicialmente como uma pequena ferida nos órgãos sexuais (cancro duro) e com ínguas (caroços) nas virilhas. A ferida e as ínguas não doem, não coçam, não ardem e não apresentam pus. Após um certo tempo, a ferida desaparece sem deixar cicatriz, dando à pessoa a falsa impressão de estar curada. Se a doença não for tratada, continua a avançar no organismo, surgindo manchas em várias partes do corpo (inclusive nas palmas das mãos e solas dos pés), queda de cabelos, cegueira, doença do coração e paralisias.
A alternativa correta: é: