Questões de Concurso Público IF-RS 2016 para Professor - Zootecnia/Medicina Veterinária

Foram encontradas 40 questões

Q2715952 Direito Administrativo

Com base na Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990, assinale abaixo a alternativa CORRETA sobre o Processo Administrativo Disciplinar:

Alternativas
Q2715953 Direito Constitucional

Com base no Estatuto da Criança e do Adolescente – Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990, analise as afirmativas abaixo, assinalando, a seguir, a alternativa que contém a sequência CORRETA de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo:


( ) É dever do Estado assegurar à criança e ao adolescente ensino fundamental, obrigatório e gratuito, inclusive para os que a ele não tiveram acesso na idade própria, bem como o atendimento educacional especializado aos portadores de deficiência, preferencialmente na rede regular de ensino.

( ) O acesso ao ensino obrigatório e gratuito é direito público objetivo.

( ) O não oferecimento do ensino obrigatório pelo poder público ou sua oferta irregular importa responsabilidade da autoridade competente.

( ) Dentre as atribuições do Conselho Tutelar está encaminhar ao Ministério Público notícia de fato que constitua infração administrativa ou penal contra os direitos da criança ou adolescente e requisitar, quando necessário, certidões de nascimento e de óbito de criança ou adolescente.

( ) Para a candidatura a membro do Conselho Tutelar serão exigidos reconhecida idoneidade moral, idade superior a 18 (dezoito) anos e residir no Município.

Alternativas
Q2715954 Legislação Federal

Considere as assertivas abaixo acerca da Lei nº 12.772, de 28 de dezembro de 2012:


I. É possível a mudança de regime de trabalho aos docentes em estágio probatório.

II. A progressão na Carreira de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico observará, cumulativamente, o cumprimento do interstício de 24 (vinte e quatro) meses de efetivo exercício em cada nível e aprovação em avaliação de desempenho individual.

III. Conforme regulamentação interna de cada IFE, o RSC (Reconhecimento de Saberes e Competências) poderá ser utilizado para fins de equiparação de titulação para cumprimento de requisitos para a promoção na Carreira.

IV. O regime de 40 (quarenta) horas com dedicação exclusiva implica o impedimento do exercício de qualquer atividade remunerada, pública ou privada.

V. Ressalvadas as exceções previstas na lei, os professores ocupantes de cargo efetivo do Plano de Carreiras e Cargos de Magistério Federal serão submetidos ao regime de trabalho de 40 (quarenta) horas semanais, em tempo integral, com dedicação exclusiva às atividades de ensino, pesquisa, extensão e gestão institucional, ou tempo parcial de 20 (vinte) horas semanais de trabalho.


Assinale a alternativa em que todas as afirmativas são INCORRETAS:

Alternativas
Q2715955 Direito Administrativo

Com base na Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990, analise as seguintes afirmativas sobre nomeação, posse e exercício:


I. O servidor ocupante de cargo em comissão ou de natureza especial poderá ser nomeado para ter exercício, interinamente, em outro cargo de confiança, sem prejuízo das atribuições do que atualmente ocupa, hipótese em que deverá optar pela remuneração de um deles durante o período da interinidade.

II. Somente haverá posse nos casos de provimento de cargo por nomeação.

III. É de quinze dias o prazo para o servidor empossado em cargo público entrar em exercício, contados da data da nomeação.

IV. O início do exercício de função de confiança coincidirá com a data de publicação do ato de designação, salvo quando o servidor estiver em licença ou afastado por qualquer outro motivo legal.

V. A nomeação em cargo público dependerá de prévia inspeção médica oficial.


Assinale a alternativa em que todas as afirmativas são CORRETAS:

Alternativas
Q2715956 Legislação Federal

O corpo discente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – IFRS é constituído por alunos matriculados nos diversos cursos e programas oferecidos pela instituição, classificados nos seguintes regimes:


( ) regular – alunos matriculados nos cursos técnicos de nível médio, nos cursos de graduação e pós-graduação.

( ) temporário – alunos matriculados especificamente em disciplinas isoladas em cursos de graduação e pós-graduação.

( ) especial – alunos matriculados em cursos de extensão e educação continuada.


Analise as afirmativas, identificando com “V” as VERDADEIRAS e com “F” as FALSAS, assinalando a seguir a alternativa CORRETA, na sequência de cima para baixo:

Alternativas
Q2715957 Legislação Federal

Com base nas disposições constantes na Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008, assinale a alternativa CORRETA:

Alternativas
Q2715958 Pedagogia

Assinale a alternativa que contenha a sequência CORRETA, de cima para baixo, dos parênteses, segundo a Organização Didática (OD) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – IFRS:


1. Poderão ser oferecidos somente na modalidade presencial;

2. Poderão ser oferecidos somente na modalidade de educação a distância;

3. Poderão ser oferecidos na modalidade presencial ou de educação a distância.


( ) Cursos Técnicos Integrados de nível médio;

( ) Cursos Técnicos Integrados à Educação Profissional na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) de nível médio;

( ) Cursos Técnicos de nível médio subsequente;

( ) Cursos Técnicos de nível médio na modalidade de concomitância externa.


Alternativas
Q2715959 Ética na Administração Pública

Sobre as Regras Deontológicas contidas no Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal, instituído por meio do Decreto nº 1.171, de 22 de junho de 1994, assinale a alternativa INCORRETA:

Alternativas
Q2715960 Administração Pública

Os servidores ocupantes de cargos da Carreira de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, aprovados no estágio probatório do respectivo cargo, que atenderem os seguintes requisitos de titulação, farão jus a processo de aceleração da promoção:


I. de qualquer nível da Classe D I para o nível 1 da classe D II, pela apresentação de título de especialista.

II. de qualquer nível da Classe D I para o nível 1 da classe D II, pela apresentação do diploma de graduação somado ao Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC) – I.

III. de qualquer nível das Classes D I e D II para o nível 1 da classe D III, pela apresentação de título de mestre ou doutor.

IV. de qualquer nível das Classes D I e D II para o nível 1 da classe D III, pela apresentação de certificado de pós-graduação lato sensu somado ao Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC) – II.

V. de qualquer nível das Classes D I e D II para o nível 1 da classe D III, pela apresentação de título de mestre somado ao Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC) – III.


Assinale a alternativa em que todas as afirmativas estão INCORRETAS:

Alternativas
Q2715961 Legislação Federal

Segundo o Projeto Pedagógico Institucional (PPI) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – IFRS, são princípios da sua ação inclusiva:


I. A igualdade de oportunidades e de condições de acesso, inclusão e permanência.

II. O desenvolvimento de competências para a laborabilidade.

III. A defesa da interculturalidade.

IV. A garantia da educação pública, gratuita e de qualidade para todos.

V. A flexibilidade, interdisciplinaridade e contextualização.


Assinale a alternativa em que todas as afirmativas estão INCORRETAS:

Alternativas
Q2730931 Veterinária

A ensilagem é um método de conservação baseado na ação de micro-organismos anaeróbicos sobre os carboidratos solúveis presentes nas plantas. Dessa forma, analise as afirmativas a respeito da ensilagem de plantas forrageiras, identificando com “V” as VERDADEIRAS e com “F” as FALSAS, assinalando a seguir a alternativa CORRETA, na sequência de cima para baixo:



( ) Durante o processo de fermentação do material ensilado são produzidos ácidos orgânicos, principalmente o lático e, com menor expressão, o acético e propiônico, que acidificam o meio e conservam o material ensilado.

( ) As silagens diferem quanto à qualidade da fermentação e ao valor nutritivo. Milho e sorgo, por exemplo, são forrageiras ricas em carboidratos solúveis e, portanto, de fácil e rápida fermentação.

( ) Silagens de capim apresentam teores mais restritos de carboidratos solúveis, são de fermentação mais difícil e lenta, resultando num produto final menos rico em energia, pois não possuem grãos.

( ) O momento ideal de ensilar o sorgo é quando o teor de matéria seca estiver entre 30% e 33%.

( ) O momento ideal de ensilar o milho é quando o teor de matéria seca estiver entre 35% e 39%.

Alternativas
Q2730932 Veterinária

A lã tem utilização das mais variadas formas, desde abrigos até adornos de alto requinte, possuindo propriedades naturais e aptidões particulares que a intitula como a rainha das fibras. A respeito das características da lã, analise as afirmativas abaixo:


I. A medulação é uma características desejável, pois valoriza a lã, melhorando o processo de tingimento da mesma.

II. Higroscopicidade é a propriedade da lã de absorver água da atmosfera, sendo que a quantidade de água absorvida pela lã influi sobre o diâmetro e modifica suas propriedades físicas.

III. O sexo influi sobre o diâmetro das fibras de lã, e as lãs das ovelhas, que são a maior parte da produção, normalmente apresentam menor diâmetro de fibras devido ao menor peso de velo e peso corporal das fêmeas em relação ao macho.

IV. Ordenando as raças de lã com maior expressão no Brasil, especialmente no Rio Grande do Sul, onde está a quase totalidade da produção de lã, temos as raças Merino, Ideal, Corriedale, Romney Marsh e Crioula, que apresentam lãs com diâmetros de 13 a 25; 21 a 26; 25 a 32; 28 a 37; e 20 a 60 micra, respectivamente.


Assinale a alternativa em que todas a(s) afirmativa(s) está(ão) INCORRETA(S):

Alternativas
Q2730933 Veterinária

Abaixo são apresentados alguns alimentos utilizados na confecção de rações para os animais de produção. Identifique e marque a alternativa que apresenta TODOS os alimentos classificados como ALIMENTOS PROTEICOS:

Alternativas
Q2730935 Veterinária

Atualmente são conhecidos mais de 120 tipos de ionóforos resultantes da fermentação de vários tipos de actinomicetos, produzidos principalmente por bactérias do gênero Streptomyces, mas somente a monensina, lasalocida, salinomicida e laidlomicidapropionato são aprovados para uso em dietas de ruminantes. Dessa forma, analise as afirmativas a respeito dos ionóforos, identificando com “V” as VERDADEIRAS e com “F” as FALSAS, assinalando a seguir a alternativa CORRETA, na sequência de cima para baixo:


( ) A ação dos ionóforos no rúmen ocorre por meio de mudanças na população microbiana, selecionando as bactérias Gram-negativas, produtoras de ácido succínico ou que fermentam ácido lático, e inibindo as Gram-positivas, produtoras de ácido acético, ácido butírico, ácido láctico e hidrogênio.

( ) Os ionóforos aumentam a eficiência do metabolismo de energia das bactérias ruminais e/ou do animal, alterando a proporção dos ácidos graxos de cadeia curta produzidos no rúmen e diminuindo a produção de metano.

( ) Os ionóforos contribuem na diminuição das desordens resultantes da fermentação anormal no rúmen, como acidose e timpanismo.

( ) Os ionóforos melhoram o metabolismo do nitrogênio pelas bactérias ruminais e/ou do animal, diminuindo a absorção de amônia e aumentando a quantidade de proteína de origem alimentar que chega ao intestino delgado.

Alternativas
Q2730936 Não definido

A produção animal, baseada no uso de pastagens, consiste seguramente em uma das alternativas mais competitivas e rentáveis de exploração do fator produtivo terra. No entanto, para que os benefícios potenciais dessa alternativa de alimentação dos ruminantes sejam realizados, é fundamental a compreensão de fatos e conceitos relacionados com o ambiente das pastagens e a interface planta-animal. Portanto, a respeito do consumo de forragem pelos ruminantes, analise as afirmativas abaixo:


I. O tempo de pastejo é a variável mais importante na determinação do consumo de animais em pastejo e a mais influenciada pela estrutura do dossel forrageiro.

II. Os ruminantes distribuem seu tempo entre as atividades de pastejo, ruminação e ócio, sendo observado três a cinco picos de pastejo no decorrer do dia, os mais intensos ocorrendo no início da manhã e no final da tarde.

III. Em pastagens cujo valor nutritivo e disponibilidade não são limitantes, quanto maior a altura e maior a massa de forragem do dossel forrageiro, maior é o número de movimentos de apreensão e menor os de mastigação realizados pelos ruminantes.

IV. A ingestão de forragem por bocado é muito sensível a variações estruturais, particularmente em altura do dossel forrageiro.


Assinale a alternativa em que todas as afirmativas estão INCORRETAS:

Alternativas
Q2730938 Não definido

O desmame é o momento de separação do bezerro da vaca, sendo de grande importância para ambos. Além disso, é uma ferramenta de manejo que conta o produtor para alcançar uma alta eficiência reprodutiva em seu rebanho de cria, sendo que existem vários tipos de desmame que o produtor pode fazer uso. Em relação aos diferentes tipos de desmame são feitas as seguintes afirmativas abaixo:


I. O desmame convencional é considerado o desmame realizado entre os décimo e décimo segundo mês de idade do bezerro.

II. O desmame intermediário é realizado quando o bezerro apresenta de seis a oito meses de idade.

III. O desmame precoce é realizado quando o bezerro apresenta de 90 a 120 dias de idade.

IV. O desmame temporário ou aleitamento interrompido é realizado através da separação do bezerro da vaca por 48 a 72 horas, ou também, através da colocação de tabuleta nasal por 2 a 13 dias, ficando o bezerro junto com a vaca.


Assinale a alternativa em que todas a(s) afirmativa(s) está(ão) CORRETA(S):

Alternativas
Q2730943 Não definido

A sanidade é um dos fatores essenciais para a produção animal e está relacionada à saúde do rebanho. Sofre influência direta da nutrição e é extremamente importante para a obtenção de elevados ganhos na produtividade e lucratividade. A respeito dos agentes causadores de doenças, assinale a alternativa que apresenta a ÚNICA enfermidade causada por vírus.

Alternativas
Q2730945 Veterinária

O cálculo da quantidade de silagem a ser feita a cada ano em uma propriedade baseia-se no número de animais a serem alimentados, na quantidade média que cada animal irá consumir, nas perdas que ocorrem e no número de dias que os animais receberão silagem. Dessa forma, considere o exemplo a seguir:


Um produtor de leite possui um rebanho de 40 vacas em lactação, em sistema de confinamento, as quais apresentam um peso médio vivo de 600 kg cada. As vacas recebem de alimentação, diariamente, 3,0% do peso vivo, em base de matéria seca, de concentrados e silagem, sendo que, a participação da silagem representa 50%. Esse produtor possui um silo trincheira com silagem de milho, o qual apresenta as seguintes dimensões: 4,5 metros de base inferior, 5,5 metros de base superior, 2 metros de altura e 32 metros de comprimento. É de conhecimento que a densidade da silagem no silo é de 625 kg de matéria verde/m³, que as perdas de silagem representam 10% do total do silo e conforme análise bromatológica, a silagem apresenta 36% de matéria seca. Com base nos dados apresentados, calcule quantos dias a silagem que o produtor possui armazenada no silo atenderá o consumo de silagem das vacas leiteiras e assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Q2730946 Não definido

Na produção de bovinos de corte, o primeiro acasalamento constitui o começo da etapa reprodutiva da fêmea. Nesse contexto, a recria da fêmea constitui uma importante etapa do ciclo produtivo, pois haverá, conforme a idade ao primeiro acasalamento, modificações estruturais do rebanho e econômicas do sistema de produção. Dessa forma, analise as afirmativas abaixo sobre a idade ao primeiro acasalamento.


I. Para a novilha acasalada aos 14 – 15 meses de idade, o baixo ganho de peso durante o primeiro inverno após o desmame significa que será necessário alto ganho de peso durante a primavera, previamente ao início do acasalamento.

II. Para a novilha acasalada aos dois anos de idade, o peso ao início do acasalamento entre 280 kg e 300 kg para raças britânicas e suas cruzas permite obter altos índices de prenhez imediatamente ao início do período de acasalamento.

III. O acasalamento aos três anos de idade ocorre em sistemas extensivos, onde as novilhas são manejadas em campo nativo e pastagens temperadas, com ajuste de carga animal, sendo adotadas estratégias de alimentação para o período de déficit forrageiro.


Assinale a alternativa em que todas a(s) afirmativa(s) está(ão) CORRETA(S):

Alternativas
Q2730948 Veterinária

A alimentação do cavalo de esporte ou competição deve ser adaptada conforme suas exigências. A dieta deve ser equilibrada, suprindo as necessidades do cavalo sem deficiências nem excessos, e para um melhor aproveitamento e desempenho atlético é fundamental seguir alguns procedimentos de manejo alimentar no dia de competição. Dessa forma, analise as afirmativas a respeito do manejo alimentar de cavalos atletas em dias de competição, identificando com “V” as VERDADEIRAS e com “F” as FALSAS assinalando a seguir a alternativa CORRETA, na sequência de cima para baixo:


( ) Se a competição for de curta distância, como corrida, rédeas ou salto, deve-se manter o animal com água e volumoso à vontade. A forragem aumenta o consumo hídrico, de eletrólitos e nutrientes, aumentando a disponibilidade durante exercícios, auxiliando no desempenho animal.

( ) Não oferecer alimento à base de grãos nas 2 a 3 horas que antecedem uma competição. Essa alimentação eleva a concentração de insulina sanguínea, diminuindo a utilização de gorduras. Esse alto valor de insulina sanguínea levará à hipoglicemia no início da competição, quando o animal deverá ter maior disponibilidade energética, diminuindo a resistência e velocidade, com consequente queda no desempenho.

( ) Se a competição for de longa distância, como concurso completo de equitação ou enduro, deve-se manter o animal somente com água à vontade. A diminuição da disponibilidade de volumoso nesse momento diminui o preenchimento intestinal, diminuindo a quantidade de peso que o animal sustenta, auxiliando no desempenho.

Alternativas
Respostas
1: C
2: E
3: A
4: B
5: C
6: D
7: A
8: E
9: D
10: B
11: E
12: A
13: E
14: B
15: E
16: C
17: A
18: C
19: D
20: B